Ônibus de linha que liga São Paulo a Guarulhos é flagrado sujo em meio à pandemia de Covid-19

Publicado em: 14 de setembro de 2020

Poeira acumulada na janela do ônibus. Foto: Diário do Transporte.

Vila Galvão, que opera itinerário, será notificada e pode ser autuada

WILLIAN MOREIRA

A empresa que compõe o Consórcio Internorte, Vila Galvão, será autuada e notificada devido à ausência de limpeza em seus ônibus. A reportagem do Diário do Transporte flagrou um coletivo em péssimas condições de higiene.

No sábado, 12 de setembro de 2020, nossa equipe embarcou em ônibus da Linha 105 – Metrô Tucuruvi (São Paulo) – Jardim Moreira (Guarulhos), número 30.587, e se separou com um veículo sujo e empoeirado.

Os balaústres e janelas estavam cheios de marcas de dedos, mostrando a falta de limpeza em meio à pandemia de Covid-19.

Além das marcas em janelas, barras de apoio e bordas dos vidros, nas portas também haviam sinais claros da falta de limpeza, além das botoeiras que dão o sinal para descida.

EMTU

Em nota enviada ao Diário do Transporte, a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), que gerencia as linhas intermunicipais, informou que determina a limpeza de todos veículos do transporte intermunicipal ao saírem das garagens.

Além disso, a EMTU informou que determina também que nos terminais sejam realizadas limpezas diárias, sem comprometer o horário de partida.

Outra medida é que o uso de máscaras por todos é obrigatório para evitar a disseminação do novo coronavírus.

Por essa razão a Vila Galvão será notificada e autuada para manter a higienização dos ônibus e autuada caso houver irregularidades após fiscalização. Procurada, a empresa não retornou o contato até a publicação desta reportagem.

Confira a nota da EMTU, na íntegra:

“Todos os ônibus de linhas intermunicipais devem ser higienizados antes de sair da garagem. Ao longo do dia, a limpeza é realizada nos pontos terminais se não interferir nos horários de cumprimento de partida.

Também para prevenir a contaminação pelo novo coronavírus o uso de máscara no transporte público é obrigatório e a fiscalização da EMTU realiza ações diárias para fazer cumprir a determinação do governo estadual.

Sobre os ônibus da linha 105 a EMTU notificará o Consórcio Internorte a manter a higienização adequada dos veículos e será autuada se verificadas irregularidades.”

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. francisco araújo disse:

    Bem kkkk , isso é apenas um flagra , só um inocente acha que há limpeza a toda viagem nos onibus de Guarulhos que vão a São Paulo , as linhas do Tucuruvi a Guarulhos via Cabuçu são os ônibus mais pouco limpos da cidade , quem utiliza sabe o que eu digo kkk, então isso para quem é usuário não é novidade para nós Guarulhenses .

  2. Renato de jesus ferreira disse:

    Sou ex-funcionário e sempre foi assim até antes da pandemia sempre sujo os ônibus dessa empresa, toda vez eu tinha que limpar meu ônibus de trabalho, eu levava todo dia produtos de limpeza porque era uma sujeira trabalhar nesses ônibus. Eles só limpa os ônibus quando tem fiscalização ou um dos funcionários chamam o sindicato.

  3. Fernando Gomes disse:

    A linha 337 e 532 os ônibus e uma sujeira só

  4. Telma disse:

    Em Guarulhos não tem higienização de ônibus, pego ônibus no terminal VILA Galvão e os ônibus chegam e saem novamente sem nenhum tipo de higienização!

  5. Gloria disse:

    Boa noite nao e so os onibus de Guarulhos todos os onibus de Ferraz de Vasconcelos nunca foram lavados os vidros dao nojo

  6. Patrícia disse:

    Isso e verdade estive sábado no terminal e pude comprovar o que a leitora está falando.

  7. Fabio Rubino disse:

    É piada…não existe higiene em NENHUM ônibus de Guarulhos, estão caindo aos pedaços, motoristas lunáticos e inconsequentes guiam como loucos, ai de quem sentar nos últimos bancos….decola, não param em lombadas e são muito mal educados !!

  8. Regina disse:

    Se nos ônibus municipais desta empresa os condutores fazem alteração no itinerário quando querem não se preocupando com punição (que não existe), tanto os condutores, quanto os responsáveis pela empresa não estão nem aí para quem está no ponto um tempão esperando (não há 100% da frota rodando) quem dirá limpeza de ônibus. E garanto que aquele que cuida e higieniza acaba sendo ridicularizado toda vez que está fazendo isto. No Brasil, todo mundo quer ser patrão, mas esquece que para isto tem que se preparar e nada como fazer isto onde trabalha. Conservar, cuidar, imagina que se a empresa fosse destes, se iria ser desleixada assim. Só se quer falir.

  9. Sandra Cordeiro disse:

    Além de tudo que foi comentado ,ônibus lotado, sempre foi assim e continuará sendo . Isso é porque a condução mais e a nossa de Guarulhos. Vergonha

  10. Sandra Cordeiro disse:

    Além de tudo que foi comentado ,ônibus lotado, sempre foi assim e continuará sendo . Isso é porque a condução mais cara e a nossa de Guarulhos. Vergonha

  11. SUELI APOLINARIO MARQUES disse:

    Moro na vila Galvão então pego todos que passam na Vicente melro, todos são sujos não deve ter nem limpeza semanal quanto mais diária!
    Vergonha desses dono de empresa que diz aue faz limpeza! Nunca vi esses ônibus limpo,nem antes da pandemia e nem na pandemia tudo mentira, sem falar que é o transporte mais caro de São Paulo! Mas eles só pensam nos lucros deveria ter mais fiscalização!

  12. Vilma Apolinário Gomes de Lima disse:

    Os ônibus da guarulhos são imundos a linha 232 e suja e ônibus velho caindo os pedaço um descaso com a gente que paga para andar nos ônibus sujos

  13. Adilson disse:

    …isso foi aoenas uma ponta dos problemas!Qualquer horario no terminal armenia, veiculos chegam e saem como se não estivessemos em pandemia…se cada passageiro não fizer sua propria higiene com alcool, nada vai mudar…Brasil sendo Brasil! A terra onde tudo pode e a fiscalização de qualquer coisa é utopia!!Agora o valor das passagens só aumenta né!!!Qdo acabar a pandemia veremos se pinta um ar condicionado ou um wi fi que funcione!!País da vergonha e corrupção!!!

  14. SIMONE C disse:

    Isso é verdade, a linhas 251, que vai sentido Cabuçu, é uma imundice…

  15. Ronaldo disse:

    Essa empresa já e normal. Nem cumpre os horários das saídas. Carro sem manutenções. Só v verificar a linha 591que começou a operar da antiga atual. E outras se não fico sem espaço pra falar agora. Emtu fica esperta. Não só notificar os funcionários

  16. Luana disse:

    Kkkkk mesmo!!! Não há nenhuma limpeza nós ônibus de Guarulhos. Em São Paulo, só alguns. Ok, a empresa será autuada, depois? O que vai acontecer? Guardar a autuação na gaveta e vida que segue!

  17. BRUNO THEOPHILO GUNDIM BEZERRA disse:

    A Vila Galvão nunca manteve a higienização de ônibus nem antes e nem durante a pandemia. Não há horários certos pra passar,os ônibus sempre imundos ( principalmente os municipais) que além de imundos estão caindo aos pedaços literalmente. Uma vergonha maior é da prefeitura que não fiscaliza e da EMTU que nunca se preocupou com.isso. Os piores serviços de ônibus e as linhas mais ineficientes são as de Guarulhos.

  18. Albertina Caetana da Silva disse:

    Os ônibus está sempre sujos nunca foram limpos. As empresas nao querem ter gastos com limpesas nos onibus.
    E a demora dos ônibus.
    Diminuição da frota. Ficamos mais de uma hora esperando ônibus l.
    Absurdo.

  19. Berg Alves disse:

    Só pode ser piada e mais fácil encontrar um lobo guara do que um ônibus limpo estou agora no 408 indo para o soberana e está muito sujo

  20. Leandro disse:

    Inspecionem a linha 578 Vila Moreira – Metrô Armênia.
    A condição é igual ou pior do coletivo relatado na reportagem …
    Descaso, visto que, pagamos impostos altíssimos.
    Se deslocar de Guarulhos até o metrô (Armênia, Brás, Carrão, Penha, Tietê, Tucuruvi) sempre foi um grande desafio.

  21. Edson disse:

    Olha é todas linhas em Guarulhos, ônibus sujos e desde a pandemia não vemos limparem os ônibus nós terminais, mesmo na pandemia, e o secretário de transporte, não vê a muito anos como está largado estes ônibus em Guarulhos, com a passagem mais cara do país há 6 anos. Merecia um transporte melhor com ar condicionado.

  22. Rita de Cassia disse:

    Chega a ser hilário o dedo sujo de “poeira”…bem ônibus têm…isso porque ainda não entraram nos ônibus que atendem às linhas municipais 261, 262 e 282 …da nojo!!

  23. Antônio Carlos Antunes disse:

    é um pesadelo por parte do usuário de ônibus seria até melhor se organizar e mãos a obra nós usuários fazermos essa limpeza interna dos coletivos já que os empresários só pensam no lucro é que se ferem os usuários antes que esse vírus contamine e mate mais pessoas que tal está minha idéia .E uma vergonha

  24. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt disse:

    Sujeira nós ônibus da EMTU é normal!! Venham verificar a sujeira e o estado do conservação dos ônibus do grande ABC

  25. maria da conceicao pererira disse:

    Não é só dessa.linha a 266 Inoccop x Armênia e um lixo . Vamos fiscalizar Emtu.

  26. Patrícia Almeida disse:

    Isso acontece em outras linhas TB. Utilizo com frequência as linhas 337 e 532 e os ônibus sempre estão em péssimas condições de higiene

  27. EDINALDO LINO DA SILVA disse:

    Além de sujeira normal do dia, tem a de usuários q metem a testa no vidro…..os ônibus das linhas não tem ar condicionado, tomadas de usb, as escadas (plataformas) para cadeirantes rangem e é uma batedeira só….não tem um com piso baixo….

  28. EDINALDO LINO DA SILVA disse:

    E os carros RTO?
    POR QUEM são fiscalizados?
    Lotam, mas lotam…….as vans então?
    Apinhadas de gente, se dependesse doa condutores das vans, que se dane pandemia ou quem cair doente…..eles ganham por lotação!

  29. Alice Silva disse:

    Como se fosse só essa linha todas as linhas de Guarulhos não tem higienização nos ônibus nunca vi nenhum motorista contador que seja limpar um ônibus. Os motoristas dos microônibus ainda limpa que eu já vi mais os ônibus nunca vi e olha que não é a primeira vez que o povo reclama mais não adianta nada.

  30. Ana disse:

    Se fosse só essa linha que está suja seria bom.
    Não vejo nenhum lugar fazer limpeza após o desembarque. Isso que pego ônibus em um ponto fim de Santo Amaro.

  31. Angela Maria De Souza Luiz disse:

    Sou Guarulhos, por que mora em Guarulhos a 50 anos, até hoje nunca peguei um ônibus que pudesse me orgulhar deles, quando não está sujo não cumpre com os horários

  32. Fatima Regina Alves Macedo disse:

    Novidade todos os onibus são imundos

  33. Bárbara disse:

    Surpresa seria encontrar ônibus realmente limpo. Ônibus sujo é tão comum, não tem onibus limpo, os que são articulados então, vive cheio de teia de aranha e baratas nas molas

  34. Luzia disse:

    me diz qual ônibus daqui de Guarulhos e limpo. Moro no bela vista e são os piores

  35. Odair aparecido pistoni disse:

    Linha do inocoop x armenia é um lixo quem sentar nos ultimos bcos trazeiros, do je8ito que pula e tiver hemorróida ta lascado, me ajuda aí……..

  36. Thamiris Soares disse:

    Isso ano seria nenhuma novidade. Transporte público de Guarulhos um lixo

  37. Jerry Gonçalves Miranda disse:

    Isso aqui não só em Guarulhos mais em toda a metrópole de SP os ônibus são imundos

  38. RENATA DE OLIVEIRA CHAGAS disse:

    O problema não é só a limpeza, a frota está funcionando com poucos onibus como se fosse domingo. Principalmente 003 e 110, tempo de espera longo demais. Já era ruim, agora ficou pior. 175 Armenia piorou muito.

  39. Edna Franca Gomes disse:

    A linha de onibus 234 Cocaia também onibus velhos e sujos e nunca passa no horário

  40. Carlos disse:

    Os caras são inocentes pra caramba! Ainda estão achando que os ônibus estão sendo higienizados? Há para né? Kkkkk
    Os caras limpam no máximo a catraca e só! Os ônibus tem tanta sujeira que vc encontra até barata sentada no banco do passageiro kkkkk
    Isso em todos os ônibus de São Paulo!
    Matéria mais fraca!
    Tem é que colocar o número para o usuário tirar foto e denunciar!

  41. Márcia Sobrinho F. de Brito disse:

    Será que todos os comentários aqui deixados, não são mais que suficientes para uma atitude e fiscalização? Enquanto nos arriscamos diariamente porque precisamos, as passagens sobem e os cuidados só diminuem.

  42. Lucas Marques disse:

    Piada. Só os ônibus do bom clima (104) então em melhores condições. Recomendo a reportagem a se aventurar num ônibus em direção ao cabuçu (532 ou 337) pra vocês verem o que é sujeira de verdade

  43. Danieli disse:

    Não é so essa linha não! A linha Dom Bosco e Guarulhos tbm é bem suja !

  44. Nayane disse:

    Fiz um comentário, uma denuncia no Instagram da EMTU eles não estão nem aí , chega me dá gastrite nervosa a imundice que é esses ônibus , esses ladrões colocam uma passagem absurda pra quem mora em Guarulhos ir trabalhar em sp , e esses ônibus nojentos ,pego todos os dias nunca vi um limpo não dá nem pra encostar na janela eles tem que ser punidos , tanta gente precisando de emprego, contrata pessoas para limpar esses ônibus seus ladrões , juro que se que tivesse condições entrava com uma ação contra eles 😤😠

  45. paulo vitor vitor disse:

    Eu ando nesse transporte público direto nunca foi limpo só anda sujo, foram as cadeira solta, as barra de segurar também tudo solta, e de vez em quando a maquininha de passar o cartão não funciona, essa frota do terminal Cecap de ônibus nenhum presta

  46. Alan disse:

    Se tem barata nos buzao e pq o povo joga sujeira no vão dos bancos..onde tem sujeira tem barata

  47. Stwart Gomes Dos Reis disse:

    Boa noite ! Parece piada se fosse só a sujeira estava ótimo, passa ônibus a cada 45 e 45 minutos, domingos e feriados, vai de Uber kkkkk…
    Brincadeira o que fazem com a gente

  48. Rodrigo disse:

    Venha visitar o terminal armênia… Nunca vi ninguém fazer nada para prevenir. Filas com aglomeração excessivas muita demora na linha de ônibus, por não haver ônibus suficiente. Já fiz duas reclamações para a EMTU e nada foi feito até o momento…

  49. Tatiqna disse:

    Moradora de Guarulhos, uma linha pior que a outra, 319 Metrô Itaquera/Leblon, 252 Metrô Carrão/Jd..Cumbica, ônibus velhos, caindo aos pedaços, sujeira acumulada, super lotação, falta de ônibus na linha, preços absurdos considerando a situação do serviço oferecido, transporte coletivo intermunicipal em Guarulhos é um verdadeiro caos.

  50. Telma disse:

    Não vejo novidade nenhuma 😕 todos ônibus de Guarulhos sao sujos sendo intermunicipal ou municipal …. Em janeiro a janeiro sempre em situação precária…..

  51. André Sousa Barros disse:

    Além de ser umas das conduções mais caras do Brasil, as condições de limpeza dos ônibus de Guarulhos sempre deixaram a desejar, agora que os mesmos possuem ar condicionado eu duvido que sejam limpos os filtros também!!!!

  52. Mateus Silva disse:

    Os ônibus de Guarulhos são sujos em sua maioria, as mangas das blusas que o digam, ficam constantemente encardidas por causa da sujeira nas borrachas de vedação das janelas.

  53. KEVIN ALESSANDRO DA SILVA RAMOS MARTINEZ disse:

    isso não é novidade, dificil e saber quando e que são realmente lavados e são todas as linhas e entodos os horarios, falo pq já peguei todos os intermonicipais da EMTU, e todos sempre estam em estado precario seja a igiene ou até mesmo compromisso com seus clientes pq muitas vezes fiquei na rua por o ultimo onibos não veio, e algumas chegava a ter que pagar uber pra casa com pessoas que viamos todos os dias no mesmo ponto a mesma hora então faziamos vaquinha, e quando ligavamos pra reclamar, nunca nos atendiam, fazendo pouco caso

  54. Leidimar disse:

    Acordem, todos os onibus, lotações são sujos por demais. São Paulo inteiro é raro entrar em um transporte público limpo. Estes dias peguei a perua 745M que Só market – Como Limpo deu nojo quando passei um lencinho de higiene que levei na bolsa, os motoristas não estão lavando e nem higienizando os carros. Está um lixo aí junta a sujeira com a super lotação dentro dos ônibus, as pessoas se contaminam mesmo. Fiscalização 0 nós transportes públicos.

  55. Marta Cardoso disse:

    Este é apenas um simples flagra. Entrem na linha 342 a qualquer hora do dia e me digam se algum dia foi limpa. E se vcs conseguirem sentar próximos a janela cuidado não encostar pois seu braço ou blusa sairá sujo.

  56. Magno Alves da Silva disse:

    Que palhaçada é essa já andei em ônibus sem banca, ônibus com vidro quebrado, ônibus quebrado literalmente, ônibus sujo de água de Rio, eu mesmo preciso ler melhor esse site e ver que outras denúncias antes mesmo da Covid foram publicadas pelo Diário do Transporte. É só eu fazer uma busca simples e encontrar, não podemos ser leitores medíocres e opinar sem antes conhecer o trabalho.

  57. Isso não é novidade eles para nos pontos finais e não entrar ninguém pra limpar os ônibus imundos

Deixe uma resposta