Empresas de Volta Redonda e Pinheiral, no Rio, renovam frota com 20 ônibus Volvo

Publicado em: 14 de setembro de 2020

Ônibus Volvo, Viação Pinheiral. Foto: Divulgação Volvo

Viação Pinheiral e Viação Agulhas Negras compraram veículos todos financiados pelo banco da marca

ALEXANDRE PELEGI

A Viação Pinheiral, de Pinheiral, e a Viação Agulhas Negras, de Volta Redonda, cidades do sul do estado Rio de Janeiro, acabam de adquirir 20 novos ônibus chassis Volvo para renovar suas frotas.

Os veículos do modelo B270F, encarroçados pela Mascarello, já estão em operação, e todos foram financiados pelo banco da marca.

A Viação Pinheiral, que opera linhas urbanas e intermunicipais em Barra do Piraí, Pinheiral e Volta Redonda, adquiriu 15 chassis.

Já os demais 5 chassis foram para a Agulhas Negras, empresa que opera em Barra Mansa e Volta Redonda.

Os novos veículos têm ar-condicionado, Wi-Fi, câmeras de gerenciamento e monitoramento. Além disso, já vêm com um sistema moderno de bilhetagem por biometria facial e telemetria por satélite.

Paulo Arabian, diretor comercial de ônibus da Volvo no Brasil, explica que a suspensão pneumática e o forte motor dos chassis B270F trazem alto conforto e desempenho aos veículos, com baixo consumo de combustível.

São chassis robustos, que não quebram, o que assegura um excelente custo operacional. O motor de 6 cilindros permite uma ótima aplicabilidade para nossas linhas. O pós-venda também é importante na nossa equação. Temos uma longa parceria com a Treviso”, afirma Gustavo Teixeira Paiva, dono das duas empresas.

A Treviso é a concessionária Volvo nos estados de MG e RJ

A Viação Pinheiral e a Agulhas Negras juntas têm 90 ônibus, 70% deles Volvo, com idade média de 3,5 anos. As duas empresas operam 21 rotas nas quatro cidades e transportam em torno de 1 milhão de passageiros por mês. São mais de 260 funcionários, 135 deles motoristas.

Segundo Gustavo Teixeira Paiva, as duas empresas respondem por cerca de 20% das rotas e passageiros da região em que atuam. Com a crise sanitária, o movimento caiu 70%. “Estamos em recuperação e hoje já transportamos 50% do volume pré-pandemia”, conta Gustavo Paiva.


Viação Agulhas Negras, de Volta Redonda. Foto: Volvo / Divulgação


FINANCIADO PELA VOLVO FINANCIAL SERVICES

A renovação da frota da Viação Pinheiral e da Viação Agulhas Negras foi inteiramente financiada pela Volvo Financial Services, divisão responsável pelo banco da marca. Gustavo Paiva explica que para decidir aquisição tem que ter crédito pré-aprovado, “algo que o Banco Volvo nos garante sempre”.

Gustavo é cliente do Banco Volvo desde 2012, período em que já comprou mais de 100 ônibus da marca, 95% deles financiados pelo banco da montadora. “Atualmente financiamos cerca de 80% dos chassis da marca vendidos no Brasil”, afirma Valter Viapiana, diretor comercial da Volvo Financial Services.

Gustavo Teixeira Paiva, proprietário das Viações Pinheiral e Agulhas Negras. Foto: Divulgação Volvo


CHASSI B270F

O Volvo B270F concilia robustez, excelente disponibilidade, alta capacidade de carga, ótimo consumo de combustível e baixo custo de manutenção.

Produzido com aços especiais, dentro do padrão Volvo, é o mais leve de sua categoria, o que assegura capacidade para transportar mais passageiros.

O motor diesel de 7,2 litros, 270cv e seis cilindros, tem torque elevado e excelente desempenho em operações que exigem ar-condicionado.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta