Governo do Paraná adia por tempo indeterminado licitação para ferry boat que faz a travessia Guaratuba-Matinhos

Publicado em: 10 de setembro de 2020

Foto: Jorge Woll/DER

Abertura de propostas estava marcada para 15 de setembro, e fica suspensa “SINE DIE” por motivos administrativos

ALEXANDRE PELEGI

O Governo do Estado do Paraná, por meio do Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR), decidiu suspender por tempo indeterminado (Sine Die) a Concorrência Pública para Exploração da Infraestrutura e da Prestação do Serviço Público de Transporte Coletivo Aquaviário de veículos e passageiros na travessia da Baía de Guaratuba, na Rodovia PR-412.

Conforme publicado no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 11 de setembro de 2020, Aviso assinado por Rui Cezar De Quadros Assad, Presidente da Comissão de Julgamento, comunica às empresas interessadas em participar da concorrência do edital, “cuja data de recebimento de documentos estava marcada para o dia 14/09/2020 e abertura em 15/09/2020 às 14:00 horas”, que o certame foi transferido por motivos administrativos.

Como mostrou o Diário do Transporte em 21 de julho de 2020, o Governo do Estado lançou o Edital de Licitação marcando que os envelopes com as propostas apresentadas pelas empresas interessadas seriam recebidos até 27 de agosto de 2020. A Sessão de abertura seria feita pela a comissão de licitação no dia 28 de agosto, às 14:00 horas. Posteriormente essas datas foram postergadas, e agora suspensas sem previsão.



Atualmente a travessia de veículos e passageiros da Baía de Guaratuba está sob responsabilidade da concessionária Travessia de Guaratuba (F. Andreis).

O contrato venceu em abril do ano passado, e foi prorrogado por mais um ano para que o governo pudesse licitar o serviço.

O DER/PR realizou uma consulta pública no início deste ano para discutir a proposta da concessão e o edital da licitação.

O novo contrato terá prazo de 10 anos, e o valor estimado da contratação é de R$ 134 milhões.

PONTE

Em outubro de 2017, o ex-governador Beto Richa chegou a lançar o edital de licitação para um Estudo de Viabilidade Técnica, Econômica e Ambiental (EVTEA) da Ponte de Guaratuba.

A construção da ponte vai facilitar o deslocamento entre as cidades de Matinhos e Guaratuba, que atualmente é feito pelo ferry-boat.

Em maio de 2018 o governo homologou o resultado da licitação à empresa Engemin Engenharia e Geologia, com prazo de entrega do trabalho em abril de 2019, a um custo de R$ 800 mil.

Em abril de 2020, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER/PR) publicou no Diário Oficial da União o aviso de manifestação de interesse de empresas para contratação dos serviços de elaboração dos estudos ambientais e dos projetos básicos e executivos.

No ato do lançamento, o secretário de Estado de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex, afirmou tratar-se de um projeto histórico para o Estado, que finalmente começava a sair do papel.

A ponte de Guaratuba é um sonho antigo de todos os paranaenses. É um projeto que trará benefícios enormes para a integração de todo nosso litoral e que vai facilitar bastante o deslocamento entre as praias, especialmente na alta temporada, quando mais de 400 mil veículos realizam a travessia com o ferry -boat”, afirmou o secretário.

O chamamento público para manifestação de interesse foi incluído no Programa Estratégico de Infraestrutura e Logística de Transportes do Paraná, que conta com financiamento do Banco Interamericano do Desenvolvimento (BID). “O acordo entre BID e Governo do Estado prevê mais de R$ 940 milhões de investimentos nas mais importantes obras e projetos de infraestrutura no Paraná e, por isso, incluímos esses novos estudos da ponte de Guaratuba como parte do programa”, destaca o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti.

A travessia entre Matinhos e Guaratuba é feita pelo sistema de ferry-boat há mais de 50 anos. Desde 1996, o transporte coletivo aquaviário de veículos neste trecho é feito pela Concessionária Travessia de Guaratuba. A construção da ponte garantirá o deslocamento rodoviário.

Com a finalização dos Estudos de Viabilidade Técnica Econômica e Ambiental (EVTEA), em 2019, foram propostas algumas alternativas para o traçado da ponte.

A extensão estimada é de pouco mais de 800 metros, com início na região da Prainha, no lado Norte da travessia, e término no lado Sul, na Praia de Caieiras, no perímetro urbano de Guaratuba.

No trecho final está prevista ainda a construção de um túnel, com aproximadamente 260 metros de extensão, terminando na área próxima às instalações de manutenção do ferry-boat. (Fonte: Governo do Paraná)

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta