Transporte Intermunicipal da Serra Gaúcha tem aumento a partir de 1º de outubro

Publicado em: 8 de setembro de 2020

Foto: Paula Brunetto / Rádio Caxias

Agergs homologou nesta tarde o reajuste tarifário, o que deveria ter sido realizado a partir de junho

ALEXANDRE PELEGI

Foi homologado na tarde desta terça-feira, 08 de setembro de 2020, o reajuste tarifário do Transporte Intermunicipal de Passageiros da Região Metropolitana da Serra Gaúcha – RMSG.

A decisão da AGERGS – Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegada do Rio Grande do Sul foi tomada em sessão pública do Conselho Superior, após análise dos estudos realizados pela Diretoria de Tarifas – DT.

O reajustamento tarifário do transporte intermunicipal da RMSG ficou em 3,1053%, acrescentando o percentual de 1,0351% a título de defasagem temporal (de junho a setembro) levando o reajuste tarifário para 4,1404%.

O reajuste será aplicado, excepcionalmente neste ano, a partir de 1º de outubro de 2020.

O reajuste tarifário deveria ser implementado em 1º de junho/2020, o que não ocorreu devido à pandemia de Covid-19.

Em decorrência dos problemas econômicos que atingiram o estado e o país, a AGERGS propôs aos Operadores, Poder Concedente e Secretarias de Estado o adiamento do reajuste, inicialmente em 90 dias, o que seria em 1º de setembro.

Para evitar a ocorrência de um impacto negativo na retomada da procura e oferta do serviço, a Agência deliberou que o novo reajuste seria implementado a contar de 1º de outubro, sem o acréscimo de nova defasagem temporal. Ao mesmo tempo, os operadores, em conjunto com a METROPLAN, passariam a implementar tabelas tarifárias promocionais com descontos aos usuários, a partir também de 1º de outubro.

Em comunicado, a AGERGS informa que sua atuação visou a qualificação, estabilidade, continuidade e sustentabilidade dos serviços públicos regulados, “principalmente neste momento em que toda a sociedade está sofrendo os efeitos que esta pandemia está provocando”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta