CPTM entrega Estação Francisco Morato com tour virtual

Início do funcionamento será a partir desta terça-feira, 1°

JESSICA MARQUES/WILLIAN MOREIRA

A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) e Governo do Estado de São Paulo entregaram nesta segunda-feira, 31 de agosto de 2020, a estação Francisco Morato, na linha 7-Rubi. O início do funcionamento será a partir desta terça-feira, 1º de setembro.

A solenidade foi transmitida pela internet para evitar aglomerações, por conta da pandemia de Covid-19. O governador João Doria participou da inauguração também de forma virtual. O tour foi feito por vídeo, com as imediações da estação apresentadas pelo presidente da CPTM, Pedro Moro, e o secretário interino de Transportes Metropolitanos, Paulo Galli.

Confira a transmissão, na íntegra:

Desejo antigo dos moradores, a estação local foi construída no lugar da antiga. O processo levou ao todo quase dez anos para se concluído, em meio a entraves na licitação antes mesmo de a obra começar e uma estação provisória que se tornou permanente por vários anos.

O novo local possui 6 mil metros quadrados, acessibilidade com rampas, escadas rolantes e elevadores, plataformas largas e um “túnel” por baixo dos trilhos onde os passageiros circulam para acessar as áreas de embarque aos trens.

A projeção é de atender 60 mil usuários por dia. O horário de funcionamento da estação nova será das 4h à meia noite, todos os dias.

Jessica Marques, jornalista especializado em transportes e Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Ismael Junior disse:

    Que a estação nova é mais moderna e possui uma boa infraestrutura, isso é inegável. Mas tô começando a achar que a estação anterior, mesmo sendo improvisada, era mais funcional. Isso porque quando um trem chegava à estação e o outro trem já engatilhado pronto pra sair, ele esperava pois pra quem realiza baldeação era só sair de um trem e já entrar em outro. Agora com essa estação nova, é necessário descer a escadaria, passar pelo túnel, subir a escadaria novamente, e o trem acaba não esperando. Desse jeito o usuário acaba sendo obrigado a esperar o próximo trem. Ou seja: é tempo perdido. Tomara que isso seja revisto já que a atual estação tem 3 plataformas ao contrário da outra que só tinha 2. Ah: e antigamente era até compreensível o trem que vem do Brás ficar esperando alguns minutos antes de encostar na plataforma de Morato pois tinha que esperar desocupar. E agora, mesmo com mais plataformas o trem agora fica mais parado na via do que antes. Creio que ainda vai melhorar…

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading