Prefeitura de Mauá muda empresa em licitação de terminais de ônibus e classifica proposta R$ 3,5 milhões mais cara

Ônibus do sistema de Mauá, na Grande São Paulo

Comissão de licitação acatou recurso de construtora contra concorrentes que apontou inconsistências nas propostas

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Mauá, no ABC Paulista, mudou o resultado da licitação para reforma e construção de três terminais de ônibus na cidade: Jadrim Itapark, Jardim  Itapeva e Jardim Zaira.

A decisão foi publicada em Diário Oficial do último sábado, 22 de agosto de 2020.

Segundo a publicação, a gestão Átila Jacomussi aceitou o recurso de uma das empresas que disputou a licitação, a Paulista Obras e Pavimentação, que apontou inconsistências nas propostas das demais empresas participantes: Obra Nobre Construtora e Incorporadora; Saga Engenharia LTDA e Esteto Engenharia e Comércio LTDA

Além de desclassificar as outras empresas, a prefeitura declarou a Paulista Obras e Pavimentação como vencedora, a companhia que cobrou os valores mais altos para os serviços.

Assim, na prática, a construção e reformas destes lotes de terminais vais ficar mais cara.

Como tinha mostrado o Diário do Transporte, em 23 de julho de 2020, a prefeitura tinha habilitado a empresa Saga Engenharia Ltda, que faria os serviços por R$ 13,7 milhões (R$ 13.708.748,53), sendo R$ 6,72 milhões (R$ 6.725.790,63) para o terminal Itapark; R$ 3,92 milhões (R$ 3.926.317,56) para o terminal Itapeva e R$ 3,05 milhões (R$ 3.056.640,34) para o terminal Zaíra.

Já a Paulista foi a empresa que apresentou as propostas com os valores mais elevados: R$ 8,73 milhões (R$ 8.739.042,41) para o terminal Itapark, R$ 4,78 milhões (R$ 4.780.894,82) para o terminal Itapeva e R$ 3,71 milhões (R$ 3.719.654,94) para o terminal Zaíra, totalizando R$ 17,23 milhões (R$ 17.239.592,17).

A diferença é de R$ 3,5 milhões (R$ 3.530.843,64)

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/23/reformas-e-implantacao-de-terminais-de-onibus-de-maua-sp-devem-custar-r-137-milhoes/

Como também tinha mostrado o Diário do Transporte, as propostas comerciais para os terminais de ônibus foram as seguintes:

ITAPARK:

– Saga Engenharia Ltda: R$ 6,72 milhões (R$ 6.725.790,63)

– Obra Nobre Construtora e Incorporadora: R$ 7,02 milhões (R$ 7.023.237,23)

– Esteto Engenharia e Com. Ltda: R$ 7,71 milhões (R$ 7.711.892,71)

– Paulista Obras e Pavimentação Ltda:  R$ 8,73 milhões (R$ 8.739.042,41).

– Teto Construtora S/A. foi desclassificada pela comissão julgadora

ITAPEVA:

– Saga Engenharia Ltda: R$ 3,92 milhões (R$ 3.926.317,56)

– Obra Nobre Construtora e Incorporadora: R$ 4,09 milhões (R$ 4.095.991,31

– Esteto Engenharia e Com. Ltda: R$ 4,3 milhões (R$ 4.307.923,20)

– Paulista Obras e Pavimentação Ltda:  R$ 4,78 milhões (R$ 4.780.894,82).

TERMINAL ZAÍRA:

– Saga Engenharia Ltda: R$ 3,05 milhões (R$ 3.056.640,34).

– Obra Nobre Construtora e Incorporadora: R$ 3,17 milhões (R$ 3.176.593,68)

– Esteto Engenharia e Com. Ltda: R$ 3,35 milhões (R$ 3.352.952,44)

– Paulista Obras e Pavimentação Ltda:  R$ 3,71 milhões (R$ 3.719.654.94)

PMU DE MAUÁ

(Alexandre Pelegi)

O Plano de Mobilidade de Urbana (PMU) da cidade, aprovado pela Lei 5.250 de agosto de 2017, propõe a remodelação do Terminal Zaíra; a construção do Terminal Itapark e a remodelação do Terminal Itapeva.

Segundo o PMU, o Terminal Itapark será implantado na Av. Itapark junto à interseção com a Av. Barão de Mauá. “Considerando o projeto da nova rede de transporte coletivo, este terminal contará com 16 linhas, sendo 13 linhas de ponto final e 3 linhas de passagem. A extensão de plataforma útil necessária é de 272 m, sendo 72 m destinado às linhas de passagem”, afirma o documento.

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O Terminal Zaíra, localizado no final da Av. Castelo Branco, começou a ser demolido pela prefeitura em 30 de setembro de 2017. Segundo publicação no Facebook da prefeitura, a ação fez parte “da política de remodelação do sistema viário e de transporte do bairro, o maior da cidade. Essa é também uma reivindicação antiga da população mauaense que foi atendida”.

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O terminal Itapeva está localizado no final da Av. Barão de Mauá, no bairro com o mesmo nome do terminal.

Já o Terminal Central está localizado no Centro de Mauá, ao lado do Terminal Mauá e da Estação do trem da Linha 10 da CPTM. O Terminal Central é o destino de 90% das linhas do município.

Em março de 2018, como mostrou o Diário do Transporte, o prefeito de Mauá comemorou a liberação do primeiro repasse de verbas do PAC Mobilidade, no valor de R$ 16,8 milhões, recursos provenientes do Orçamento Geral da União. Relembre: Prefeito de Mauá assina ordem de serviço para construção de terminais e anuncia 30 novos ônibus

Os recursos, no total de R$ 33 milhões, estavam vinculados às obras para os terminais dos jardins Itapark e Zaíra, à reforma da estação do Itapeva e à implantação de corredor de ônibus no Jardim Itapark.

No mesmo dia, 24 de março de 2018, o prefeito assinou a ordem de serviço da primeira etapa do PAC Mobilidade, divulgando que o primeiro projeto a ser executado seria o do Terminal Itapark.

Segundo o prefeito Átila Jacomussi afirmou em coletiva naquele dia, este foi o primeiro PAC Mobilidade aprovado e assinado pelo então ministro das cidades Alexandre Baldy em toda a Região Metropolitana de SP.

PROCESSO VEM DESDE 2014

A Prefeitura de Mauá realizou em 2014 um processo de pré-qualificação voltado a definir quais empresas poderiam participar da licitação para obras de implantação dos Terminais de Ônibus do Zaíra, Itapeva e Itapark.

Em junho de 2015, a prefeitura publicou, no Diário Oficial do município, o edital de licitação para a construção dos Terminais. Segundo publicação da prefeitura na época, apenas as 21 empresas pré-qualificadas no processo realizado em 2014 poderiam participar da licitação, cuja abertura dos envelopes das propostas estava prevista para 22 de julho.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

 

Comentários

Comentários

  1. Junior disse:

    Fomos enganados novamente…. Super faturamento na cara larga… Politica maldita.
    Lixo!!

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