Santo Antônio de Jesus, na Bahia, retoma transporte intermunicipal nesta segunda

Publicado em: 17 de agosto de 2020

Ônibus da Cidade do Sol em Santo Antônio de Jesus (BA). Foto: Allan Rezende

Prefeitura publicou decreto neste domingo, 16, regulamentando a flexibilização das atividades comerciais não essenciais

ALEXANDRE PELEGI

Santo Antônio de Jesus, cidade com 100 mil habitantes na Bahia, inicia nesta segunda-feira, 17 de agosto de 2020, a retomada do transporte intermunicipal.

Numa primeira fase a prefeitura autorizará a entrada e a saída de veículos para os municípios que constam no decreto do Governo do Estado da Bahia: Salvador, Feira de Santana, Cruz das Almas, Dom Macedo Costa, Muniz Ferreira, Nazaré e Salinas da Margarida.

Segundo o decreto, o transporte coletivo de passageiros, público e privado, nas modalidades regular, fretamento, complementar, alternativo e de vans, deve adotar as seguintes medidas:

I – Uso obrigatório de máscaras facial em todos os passageiros, condutores e cobradores;

II – Todos os veículos terão que disponibilizar álcool em gel para os passageiros;

III – Não transportar nenhum passageiro com sintomas gripais;

IV – Não permitir nenhum tipo de aglomeração ao redor da estação de transbordo;

V – Todos os veículos deverão ser higienizados antes do embarque dos passageiros, com álcool 70% (setenta por cento) nas superfícies e objetos como maçanetas, cadeiras, corrimãos, e outros itens tocados com frequência.

O decreto do prefeito Rogério Andrade regulamenta ainda a flexibilização das atividades comerciais não essenciais a partir desta segunda-feira.

Estão autorizados a funcionar:, centros comerciais, galerias e semelhante; estabelecimentos comerciais e prestadores de serviços; igrejas e templos religiosos; barbearias, salões de beleza e similares; restaurantes e lanchonetes; bares e lojas de conveniência; bancos; lotéricas e correspondentes bancários; serviços de fisioterapia, estúdios de pilates e similares; estacionamentos e lava-jato.

No sábado, 15, as Secretarias de Serviços Públicos (SESP) e Trânsito e Transporte Urbano (SMTT), realizaram a desinfecção do Terminal Rodoviário Antônio Carlos Magalhães e da Praça Álvaro Martins (Estação de Transbordo).

A SMTT firmou um protocolo de segurança junto aos permissionários do transporte alternativo para garantir que a retomada das atividades esteja de acordo com as recomendações da Organização Mundial de Saúde.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

Deixe uma resposta