Estado de São Paulo divulga datas de reabertura do Poupatempo na Região Metropolitana e no interior

Publicado em: 16 de agosto de 2020

Unidade de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, será reaberta na quarta. Foto: Divulgação.

Atendimentos prestados pelo Detran serão incorporados nas unidades do órgão

JESSICA MARQUES

A partir da próxima quarta-feira, 19 de agosto de 2020, o Poupatempo inicia a reabertura gradual de unidades de atendimento no Estado de São Paulo. Além disso, o órgão vai incorporar os atendimentos prestados pelo Detran.SP.

Todas as cidades que têm postos do Poupatempo passarão a realizar serviços relacionados à CNH, veículos e infrações do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo nas unidades do Poupatempo.

De acordo com informações do Governo do Estado, os agendamentos para quem precisa realizar serviços presenciais serão disponibilizados no portal www.poupatempo.sp.gov.br e no aplicativo (Poupatempo Digital) sempre um dia antes da reabertura dos postos.

Confira abaixo o cronograma com as datas de início dos atendimentos presenciais nas cidades que estão nas fases 2 e 3 (laranja e amarela) do Plano São Paulo:

19/ago
26/ago
2/set
10/set
16/set
23/set
30/set

14/out

* Data prevista. Em negociação com o município

28/out

* Data prevista. Em negociação com o município

Lapa
Santo André
Itaquaquecetuba
Guaratinguetá
Lençóis Paulista
Penápolis
Hortolândia
Barueri
Itaquera
Santo Amaro
Osasco
Piracicaba
Ourinhos
Jales
Andradina
Santa Barbara D’Oeste
Itapevi
São Bernardo do Campo
Cidade Ademar
Taboão da Serra
Franca
Tatuí
Aguaí
Avaré
São Caetano do Sul
Atibaia
Mauá
Guarulhos
Diadema
Americana
Jahu
Salto
Assis
Sumaré
Valinhos
Mogi das Cruzes
Suzano
Carapicuíba
Rio Claro
Itu
Pindamonhangaba
Itapetininga
Franco da Rocha
Embú das Artes
Santos
Caraguatatuba
São José do Rio Preto
Marília
Sao José dos Campos
Votuporanga
Itapeva
Itatinga
Guarujá
Campinas Shopping
Catanduva
Presidente Prudente
Ribeirão Preto
Jacareí
Registro
Porto Ferreira
Bauru
Sorocaba
Fernandópolis
Bragança Paulista
Taubaté
Bebedouro
Dracena
São Sebastião
Araraquara
Barretos
Mogi Guaçu
Limeira
Botucatu
Tupã
São Carlos
Caieiras
Sao João da Boa Vista
Araçatuba
Birigui
Lins
São Vicente
Cotia
Araras
Jundiaí
Praia Grande
Indaiatuba
Sertãozinho

OUTROS ATENDIMENTOS

Ainda segundo o Governo do Estado, do total de 340 postos, 252 retornam ainda na modalidade Ciretrans e oito unidades como Poupatempo. As Ciretrans que ainda permanecem exclusivas para atendimentos relativos a assuntos de trânsito serão transformadas, até a transição plena da remodelação, prevista para estar concluída até 2022.

“Essa primeira etapa de reabertura irá priorizar apenas o que houver exigência presencial, como primeira emissão de CNH e expedição de RG, por exemplo. Atualmente, 70% dos serviços oferecidos pelo Detran.SP e 50% dos que são prestados pelo Poupatempo já estão disponíveis online. Mais de 200 serviços estão sendo digitalizados pelo Poupatempo”, informou o Governo do Estado.

“A reabertura das unidades segue as diretrizes da aderência ao Plano São Paulo, com a flexibilização permitida apenas para cidades que estiverem nas fases amarela e laranja, e com fluxo de pessoas equivalente a 30% da capacidade de cada unidade”, detalhou também.

Inovador, o novo formato de atendimento que integra Poupatempo e Detran.SP será implementado por meio de balcão único, oferecendo 242 serviços digitais, até 2022, em 340 unidades mais compactas. Esta reestruturação operacional possibilitará ao Estado alcançar uma economia de cerca de R$ 100 milhões por ano.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Camila disse:

    Como funciona a contratação de funcionários? Ou manterá os mesmo

  2. Jéssica Carolina dos santos disse:

    Vocês deveriam verificar pois estão treinando outras pessoas e os empregados contratados não sabem se vão ser demitidos ou se ainda tem emprego, os funcionários estão afastados, hoje pediram a carteira de trabalho pra realizar algumas atualizações porém a carteira agora é digital,liga no RH informam não saber de nada,perguntam prós chefes superiores e ninguém sabe de nada mães e pais de família não sabem se ainda tem emprego ou não e nem conseguem procurar outro pois a carteira ainda tá com o registro. Isso é muito desumano, não saber quais planos pode fazer pois estão de mãos atadas aguardando figurões decidirem sobre suas vidas e de suas famílias.

Deixe uma resposta