Paranapiacaba recebe sede do Fundo Social e restauro de edificações históricas

Publicado em: 12 de agosto de 2020

Local oferece cursos gratuitos aos moradores. Fotos: Alex Cavanha / Divulgação.

Prefeitura de Santo André está com licitação aberta para restaurar campo de futebol

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de Santo André, no ABC Paulista, inaugurou nesta quarta-feira, 12 de agosto de 2020, uma sede do Fundo Social em Paranapiacaba. Agora, a população da vila histórica ferroviária terá acesso a cursos gratuitos no local que abrigava a antiga Padaria do Mendes.

Entre as atividades, a sede do Fundo Social receberá os cursos da Escola de Ouro Andreense e workshops. De acordo com a Prefeitura, as aulas terão início em um momento que for seguro, por conta da pandemia de Covid-19.

“Os cursos da Escola de Ouro Andreense que serão oferecidos no local visam profissionalizar o turismo, fomentar a economia, além de garantir renda e autonomia para os moradores da Vila”, detalhou a Prefeitura, em nota.

OBRAS CONCLUÍDAS

Recentemente, a Cabine de Sinais e a Cabine de Comandos da vila de Paranapiacaba foram restauradas e recuperadas. Ambos os locais serão pontos turísticos para os visitantes.

Para o restauro das duas cabines foi investido cerca de R$ 1,8 milhão pela MRS Logística, em uma ação que foi fruto de parceria entre a Prefeitura de Santo André, a MRS e o Ministério Público.

As obras foram realizadas pela empresa especializada Companhia de Restauro XXI, que usou técnicas com o objetivo de que as edificações retornassem às suas condições históricas originais.

“A Cabine de Comandos e a Cabine de Sinais foram implantadas após a duplicação da via férrea, em 1896, para abrigar um novo sistema de alta precisão para a época. Todas possuíam no seu interior alavancas de travamento dos trens e vários outros equipamentos, como telefone e telégrafo”, detalhou a Prefeitura.

LICITAÇÃO PARA OBRAS NO CAMPO

Além disso, a Prefeitura informou que o Campo de Futebol de Paranapiacaba também será restaurado. O local foi inaugurado em 1894 e é considerado o primeiro campo com medidas oficiais do País.

O processo licitatório para contratação de empresa que realizará as obras está em andamento e as propostas do certame serão abertas dia 10 de setembro. O projeto prevê o restauro das arquibancadas e do campo de futebol, construção de novos vestiários, sanitários públicos e taludes.

AVCB

Durante a visita à Vila histórica, o prefeito Paulo Serra anunciou ainda que 11 pontos turísticos de Paranapiacaba agora possuem AVCB. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros é um documento que atesta que o local está dentro das normas de segurança previstas na legislação e no Plano de Prevenção e Combate a Incêndios.

Os pontos são: Antiga Biblioteca, Forjaria, Casa Fox, Antiga Padaria, Antigo Mercado, CDARQ (Centro de Documentação em Arquitetura e Urbanismo), Centro de Visitantes, CIT (Centro de Informações Turísticas), Museu Castelo, sede da prefeitura e refeitório e os Galpões de Eventos.

ACADEMIA

Nesta quarta também foi feita a entrega de uma academia de ginástica ao ar livre na parte baixa da Vila. O local conta com 14 equipamentos, em uma área de 170 metros quadrados, próximo ao campo de futebol.

‘PONTE’ SEGUE SEM DEFINIÇÃO

Apesar das entregas realizadas nesta quarta-feira, o restauro da “ponte”, como é conhecida popularmente a passarela de Paranapiacaba, ainda está indefinido.

A passarela que liga a Parte Baixa à Parte Alta de Paranapiacaba está com a estrutura frágil. Para evitar submeter a passagem a muito peso, o acesso ao local foi parcialmente bloqueado pela Prefeitura de Santo André, sem data para obras de recuperação da estrutura.

Relembre: Passarela de Paranapiacaba é parcialmente interditada por estrutura não suportar peso

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta