Transporte Santo Antônio adota tecnologia desenvolvida pela Marcopolo para desinfecção de ônibus contra Covid-19
Publicado em: 11 de agosto de 2020

Empresa está fazendo aplicação do procedimento nos ônibus da frota que circula em Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul (RS)
ALEXANDRE PELEGI
A empresa de ônibus Transporte Santo Antônio, sediada em Bento Gonçalves, no Rio Grande do Sul, fechou contrato de parceria com a Marcopolo para utilizar o sistema FIP Onboard®, desenvolvido pela Marcopolo Next, plataforma de inovação da fabricante.
Desde 27 de julho, a empresa que atua nos seguimentos de fretamento e transporte urbano. está fazendo aplicação do procedimento nos ônibus da frota que circula em Bento Gonçalves, Garibaldi e Monte Belo do Sul, na serra gaúcha.
Todos os veículos desinfectados são identificados com um selo, que documenta a data da desinfecção e validade.
O procedimento é aplicado a todos os veículos da empresa utilizados no transporte urbano das três cidades gaúchas, que é realizado novamente a cada 72 horas. A medida não gerou qualquer custo extra para os passageiros.
“Dessa forma, estamos garantindo aos usuários plena segurança e tranquilidade durante o uso do transporte coletivo, exercitando de forma prática aquele que é um dos principais compromissos de nossa atuação: zelar pelo bem-estar e qualidade de vida das pessoas e das comunidades onde estamos inseridos”, comenta a diretora da Transporte Santo Antônio, Susana Giordani.
Os demais ônibus e vans da empresa, destinados ao transporte intermunicipal, de estudantes e de grupos privados estão recebendo a sanitização – são cerca de 100 carros, no total.
A medida é um dos investimentos feitos para reabilitar a confiança dos usuários do transporte coletivo, recuperando o fluxo de passageiros que sofreu reduções drásticas desde o início da pandemia.
O sistema Fip Onboard, desenvolvido pela Marcopolo e utilizado de forma colaborativa pela Transporte Santo Antônio sanitiza superfícies e espaços através de nanopartículas de uma solução biocida.
Ela é aplicada com a tecnologia ‘Fog in Place’, gerando uma nevoa que cobre 100% da área a ser desinfectada. As nanopartículas transformam-se em um filme protetor, tornando o ambiente seguro após a aplicação. Em poucos minutos, bactérias e vírus são desativados, pois são eliminados ao entrar em contato com a nevoa, garantindo a proteção contra doenças – entre elas a Covid-19. O ciclo de sanitização dura por até 72 horas – após esse período, é necessário repetir o processo.
Como já mostrou o Diário do Transporte, a recém-lançada plataforma Marcopolo BioSafe desenvolveu as soluções inovadoras de biossegurança, que têm contribuído para a retomada do setor de transporte após a pandemia de Covid-19. Relembre: Marcopolo lança plataforma de soluções para prevenção contra Covid-19
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Comentários