Blumenau (SC) recebe autorização para reduzir frota de ônibus municipais

Publicado em: 11 de agosto de 2020

Concessionária e município entraram com pedido como medida para não levar serviço ao colapso

WILLIAN MOREIRA

A Agir (Agência Intermunicipal de Regulação do Médio Vale do Itajaí) concedeu nesta terça-feira, 11 de agosto de 2020, uma autorização para a concessionária BluMob, que opera o transporte coletivo na cidade de Blumenau, em Santa Catarina, a reduzir a frota de ônibus.

Conforme publicado no Diário Oficial, o município e a BluMob entraram com um pedido para diminuir a quantidade de coletivos em operação, devido à crise financeira gerada pela pandemia do novo coronavírus, que impactou diretamente nas receitas, uma vez que os custos para manter o transporte seguiram inalterados.

Diminuir a quantidade de veículos na visão dos requerentes, é permitir a continuidade do atendimento, sem provocar um colapso que implicaria na suspensão da operação.

Segundo Heinrich Luiz Pasold, diretor da Agência, evitar a suspensão do transporte é o principal objetivo buscando alternativas de equilíbrio entre os envolvidos, sendo a redução da frota, a opção menos prejudicial a população atualmente.

“A escolha de uma decisão, quando variáveis não existentes se apresentam, devem buscar o seu fundamento no equilíbrio entre as partes, com a escolha de uma decisão que se apresenta, diante das atuais circunstâncias, como a menos gravosa e/ou prejudicial para as partes”, cita parte do parecer.

A decisão também determina à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) elaborar um estudo apontando os impactos do atendimento com uma quantidade menor de ônibus e se a redução é viável.

Confira a publicação, na íntegra:

WhatsApp Image 2020-08-11 at 21.45.08WhatsApp Image 2020-08-11 at 21.45.09

PREFEITURA DEVE COMPENSAR A CONCESSIONÁRIA

No final de julho, como foi mostrado pelo Diário do Transporte, a Agir determinou o pagamento de R$ 6 milhões a cada mês por parte da Prefeitura de Blumenau para a BluMob, como forma de compensação pelas perdas no período da crise e garantir o transporte coletivo.

Relembre:https://diariodotransporte.com.br/2020/07/28/prefeitura-de-blumenau-sc-devera-compensar-blumob-em-r-6-milhoes-por-mes-durante-pandemia/

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta