São Bernardo do Campo entrega primeira etapa do Corredor Rudge Ramos -Vergueiro

Trecho liberado nesta semana será trajeto obrigatório para 13 linhas municipais. Foto: Divulgação / Prefeitura de São Bernardo do Campo.

Viário está com operação assistida entre a Praça São João Batista até divisa com São Paulo

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, entregou nesta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, a primeira etapa do chamado “corredor exclusivo de ônibus Rudge Ramos-Vergueiro”.

O trecho de 2 quilômetros de extensão foi liberado para o tráfego de 13 linhas municipais. A operação dos veículos será entre a Praça São João Batista e a Avenida Doutor Rudge Ramos, na divisa com a Capital.

Com a entrega do viário, a expectativa é a de que cerca de 70 mil passageiros, que utilizam o sistema, passem pelo corredor exclusivo.

O trecho liberado nesta semana será trajeto obrigatório para 13 linhas municipais. Confira abaixo a relação das linhas que irão circular pela faixa exclusiva do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro:

01 – São Pedro/ Taboão via Rudge Ramos

04 – Baeta Neves/ Rudge Ramos

12 – São Pedro/ Santo Antônio via Rudge Ramos

14 – Orquídeas/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

14R – Terminal Alvarenga/ Rudge Ramos via Robert Kennedy

15 – Detroit/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

15A – Detroit/ Rudge Ramos via Robert Kennedy-Vergueiro

16 – Alvarenga/ Rudge Ramos via Castelo Branco

29 – Tupã/ Rudge Ramos via Balsa-Vergueiro

30 – Balsa/ Rudge Ramos via Caminho do Mar

38 – Terra Nova/ Taboão via Rudge Ramos

51 – São Pedro/ Rudge Ramos

53- Selecta/ Rudge Ramos via UFABC – Jardim Hollywood

OPERAÇÃO ASSISTIDA

Nesta etapa inicial, o Corredor Rudge Ramos-Vergueiro está com a chamada Operação Assistida. Ou seja, o tráfego de ônibus no viário será exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 17h às 20h.

“Fora destes horários e aos sábados, domingos e feriados, a circulação de veículos comuns será permitida. A fiscalização contará com apoio de agentes do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Transportes e Vias Públicas”, explicou a Prefeitura, em nota.

INVESTIMENTO

A Prefeitura informou que o novo viário, que integra o plano de modernização do sistema viário do município, recebeu nesta etapa um investimento de R$ 12,5 milhões.

O aporte da administração municipal foi feito por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, para instalação de oito novas paradas de ônibus, localizadas no canteiro central, com parada à esquerda dos veículos, além de novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de sistema semafórico.

“O corredor exclusivo de ônibus, instalado numa das principais ligações da região central de São Bernardo, ganhou ainda novo pavimento e recuperação do sistema de drenagem. Para isso, foram utilizadas 3 toneladas de asfalto para substituição 15 mil metros quadrados de via”, informou a Prefeitura.

SEGUNDA ETAPA

A segunda etapa do corredor do Rudge Ramos-Vergueiro prevê ainda outros 4,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus, em trajeto que percorrerá a Avenida Senador Vergueiro até o Paço Municipal de São Bernardo, totalizando mais 22 paradas.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. André compretinho disse:

    Como rsd cara consegue enganar a muitos em época de eleições,ele exsvasia os cofres pensando que a população não vê,mas nas urnas vamos dar o troco pra ele.maldido prefeito,o q que mas hipócrita q já vi.

  2. Breno disse:

    quando será entregue a segunda etapa?

  3. Welber disse:

    Gostaria de saber porque o nosso prefeito não incluiu ciclovias interligando av.doutor Rudge ramos, vergueiro e Kennedy ,e tem mais ,na vila Vivalde foram asfaltadas 47 ruas incluindo rua Tiête,e a avenida Wistonchurchil que esta uma vergonha ele não asfaltou

  4. Paula disse:

    Só quero saber pq o prefeito não faz algo decente para interligar São Bernardo ao Sacomã… isso sim seria um milhão de vezes mais útil….

  5. Carlos disse:

    Obras inúteis, com certeza causando mais transtorno que benefícios. Que o diga os comerciantes da região que tiveram seus estabelecimentos com acesso prejudicado, além de de ruas transversais tiveram seus acessos fechados sumariamente!

  6. Fernando Dias disse:

    Parabéns Prefeito por todo o trabalho que esta fazendo, contonue a melhorar a nossa cidade e não se preocupe em agradar ninguém.

  7. DONIZETE ALFREDO ANASTACIO disse:

    Isto é bom porém é preciso dar um bom treinamento para os motorista em abril numa bregada brusca cai no ônibus bati a cabeça precisei fazer três operações e fiquei com hidrocefalia comprometendo toda minha vida.

  8. Daniela disse:

    A faixa exclusiva fica do lado esquerdo? Porque todos os ônibus trafegam e param do lado direito. Está super confuso porque a sinalização indica o lado esquerdo, mas os ônibus circulam apenas do lado direito .

    1. Anderson disse:

      Só falta a prefeitura instalar radares pra virar indústria de multas e arrecadar dinheiro pra mais obras que prejudicam os usuários.

  9. Anderson disse:

    Esta obra pra melhorar o transporte público faz a população sentir bobão, enganado, desrespeitado, onde se viu faixa de ônibus sem ônibus e os carros terem que dividir uma faixa com TODOS os ônibus?!?!
    Veja o comentário da Daniela do dia 4/set!!!!!
    Concordo com ela, tem obras da prefeitura que fazem os usuários ficarem ofendidos com tanta desordem…

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