São Bernardo do Campo entrega primeira etapa do Corredor Rudge Ramos -Vergueiro
Publicado em: 7 de agosto de 2020
Viário está com operação assistida entre a Praça São João Batista até divisa com São Paulo
JESSICA MARQUES
A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, entregou nesta quinta-feira, 06 de agosto de 2020, a primeira etapa do chamado “corredor exclusivo de ônibus Rudge Ramos-Vergueiro”.
O trecho de 2 quilômetros de extensão foi liberado para o tráfego de 13 linhas municipais. A operação dos veículos será entre a Praça São João Batista e a Avenida Doutor Rudge Ramos, na divisa com a Capital.
Com a entrega do viário, a expectativa é a de que cerca de 70 mil passageiros, que utilizam o sistema, passem pelo corredor exclusivo.
O trecho liberado nesta semana será trajeto obrigatório para 13 linhas municipais. Confira abaixo a relação das linhas que irão circular pela faixa exclusiva do Corredor Rudge Ramos-Vergueiro:
01 – São Pedro/ Taboão via Rudge Ramos
04 – Baeta Neves/ Rudge Ramos
12 – São Pedro/ Santo Antônio via Rudge Ramos
14 – Orquídeas/ Rudge Ramos via Robert Kennedy
14R – Terminal Alvarenga/ Rudge Ramos via Robert Kennedy
15 – Detroit/ Rudge Ramos via Caminho do Mar
15A – Detroit/ Rudge Ramos via Robert Kennedy-Vergueiro
16 – Alvarenga/ Rudge Ramos via Castelo Branco
29 – Tupã/ Rudge Ramos via Balsa-Vergueiro
30 – Balsa/ Rudge Ramos via Caminho do Mar
38 – Terra Nova/ Taboão via Rudge Ramos
51 – São Pedro/ Rudge Ramos
53- Selecta/ Rudge Ramos via UFABC – Jardim Hollywood
OPERAÇÃO ASSISTIDA
Nesta etapa inicial, o Corredor Rudge Ramos-Vergueiro está com a chamada Operação Assistida. Ou seja, o tráfego de ônibus no viário será exclusivo de segunda a sexta-feira, das 6h às 9h, e no fim da tarde, das 17h às 20h.
“Fora destes horários e aos sábados, domingos e feriados, a circulação de veículos comuns será permitida. A fiscalização contará com apoio de agentes do Departamento de Trânsito e da Secretaria de Transportes e Vias Públicas”, explicou a Prefeitura, em nota.
INVESTIMENTO
A Prefeitura informou que o novo viário, que integra o plano de modernização do sistema viário do município, recebeu nesta etapa um investimento de R$ 12,5 milhões.
O aporte da administração municipal foi feito por meio da Secretaria de Transportes e Vias Públicas, para instalação de oito novas paradas de ônibus, localizadas no canteiro central, com parada à esquerda dos veículos, além de novas sinalizações horizontal e vertical e implantação de sistema semafórico.
“O corredor exclusivo de ônibus, instalado numa das principais ligações da região central de São Bernardo, ganhou ainda novo pavimento e recuperação do sistema de drenagem. Para isso, foram utilizadas 3 toneladas de asfalto para substituição 15 mil metros quadrados de via”, informou a Prefeitura.
SEGUNDA ETAPA
A segunda etapa do corredor do Rudge Ramos-Vergueiro prevê ainda outros 4,7 quilômetros de faixa exclusiva de ônibus, em trajeto que percorrerá a Avenida Senador Vergueiro até o Paço Municipal de São Bernardo, totalizando mais 22 paradas.
Jessica Marques para o Diário do Transporte
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Como rsd cara consegue enganar a muitos em época de eleições,ele exsvasia os cofres pensando que a população não vê,mas nas urnas vamos dar o troco pra ele.maldido prefeito,o q que mas hipócrita q já vi.
quando será entregue a segunda etapa?
Gostaria de saber porque o nosso prefeito não incluiu ciclovias interligando av.doutor Rudge ramos, vergueiro e Kennedy ,e tem mais ,na vila Vivalde foram asfaltadas 47 ruas incluindo rua Tiête,e a avenida Wistonchurchil que esta uma vergonha ele não asfaltou
Só quero saber pq o prefeito não faz algo decente para interligar São Bernardo ao Sacomã… isso sim seria um milhão de vezes mais útil….
Obras inúteis, com certeza causando mais transtorno que benefícios. Que o diga os comerciantes da região que tiveram seus estabelecimentos com acesso prejudicado, além de de ruas transversais tiveram seus acessos fechados sumariamente!
Parabéns Prefeito por todo o trabalho que esta fazendo, contonue a melhorar a nossa cidade e não se preocupe em agradar ninguém.
Isto é bom porém é preciso dar um bom treinamento para os motorista em abril numa bregada brusca cai no ônibus bati a cabeça precisei fazer três operações e fiquei com hidrocefalia comprometendo toda minha vida.
A faixa exclusiva fica do lado esquerdo? Porque todos os ônibus trafegam e param do lado direito. Está super confuso porque a sinalização indica o lado esquerdo, mas os ônibus circulam apenas do lado direito .
Só falta a prefeitura instalar radares pra virar indústria de multas e arrecadar dinheiro pra mais obras que prejudicam os usuários.
Esta obra pra melhorar o transporte público faz a população sentir bobão, enganado, desrespeitado, onde se viu faixa de ônibus sem ônibus e os carros terem que dividir uma faixa com TODOS os ônibus?!?!
Veja o comentário da Daniela do dia 4/set!!!!!
Concordo com ela, tem obras da prefeitura que fazem os usuários ficarem ofendidos com tanta desordem…