Transcal, de Cachoerinha (RS), adere ao app ‘TEU! Ônibus’ da Região Metropolitana de Porto Alegre

Publicado em: 3 de agosto de 2020

Transcal está instalando GPS em toda a sua frota, que percorre 75 linhas distribuídas nas categorias Convencional, Executiva e Seletiva. Foto: Rafael Lopes de Freitas

Em nova versão, aplicativo gratuito do consórcio TEU! permite roteirizar trajetórias até o destino, incluindo caminho até parada mais próxima

ALEXANDRE PELEGI

Os usuários de ônibus da Região Metropolitana de Porto Alegre ganham uma novidade a partir de agora.

A Transcal, de Cachoeirinha, cidade da Grande Porto Alegre, passa a integrar o app TEU! Ônibus, utilizado nas linhas de ônibus da Região Metropolitana da capital gaúcha e aceito nos bloqueios da Trensurb.

A ferramenta recebeu uma atualização importante, que permite a partir de agora que os usuários possam fazer a roteirização dos seus trajetos até o seu destino. Na nova funcionalidade, estão incluídos os trechos que devem ser feitos a pé até a parada mais próxima, indicada no aplicativo.

O uso do GPS pelos veículos permite também o acompanhamento da movimentação dos ônibus na tela do celular para saber em quanto tempo ele chegará na parada. O mapa também indica as linhas que devem ser tomadas para se alcançar o destino e ainda o tempo de deslocamento.

A Transcal está instalando o sistema de GPS em toda a sua frota, que percorre 75 linhas distribuídas nas categorias Convencional, Executiva e Seletiva, e realiza mais de 700 viagens diárias.

Alexandre Biazus, diretor da Transcal, explica que o aplicativo ajuda a oferecer um serviço mais assertivo e confortável ao passageiro. “Vivemos um período no qual o transporte coletivo enfrenta novos desafios, ao mesmo tempo em que se faz ainda mais fundamental para a mobilidade urbana, e por isso acreditamos que ferramentas modernas como essa são essenciais”, afirma Biazus.

Pesquisas sobre as linhas por cidade e horário e seleção dos veículos que possuem acessibilidade também são possibilidades que o app entrega para o usuário.

A ferramenta foi criada em 2018 e conta atualmente com mais de 12 mil usuários ativos.

A iniciativa do aplicativo é da ATM (Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros), através do seu Comitê de Inovação e do Consórcio Gestor da Bilhetagem Metropolitana TEU!.

José Antônio Ohlweiler, presidente da ATM, afirma que além de mais conforto e segurança para passageiros, o aplicativo concede às empresas de transporte um incremento no gerenciamento de frota, resultando em mais economia e segurança. “O aplicativo representa avanço tecnológico, acesso a informações diretas sobre os serviços concedidos e sobre a cidade; acompanhamento real dos veículos e melhor gestão sobre as viagens ofertadas, o que impacta positivamente no planejamento”, completa.

App TEU! Ônibus

Com a inclusão da frota da Transcal, o app TEU! Ônibus ganha ainda mais relevância para a população da Região Metropolitana que utiliza o transporte público.

A ferramenta está sendo usada por empresas como SOUL, Viação Alvorada, Sogal e pelos consórcios Cteu e CMT, cujos serviços abrangem as cidades de Porto Alegre, Alvorada, Viamão, Gravataí, Cachoeirinha, Canoas, Sapucaia do Sul e Esteio.

A ferramenta é abastecida com informações vindas de mais de 800 veículos equipados com GPS, que por sua vez percorrem 565 linhas e realizam quase 6 mil viagens diariamente.

O app TEU! Ônibus está disponível para os sistemas IOS e Android e pode ser baixado gratuitamente.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta