Metroplan busca saídas para transporte intermunicipal em Dois Irmãos (RS)

Publicado em: 31 de julho de 2020

Foto: Comunicação Metroplan

Empresa Wendling Transporte Coletivo deixará de atender a 29 horários na Região Metropolitana de Porto Alegre a partir de 10 de agosto

ALEXANDRE PELEGI      

A direção da Fundação Estadual de Planejamento Metropolitano e Regional – Metroplan, órgão responsável fiscalização e gestão do Sistema Estadual de Transporte Metropolitano Coletivo de Passageiros do Rio Grande do Sul, está atuando para solucionar o problema criado com a desistência da empresa Wendling Transporte Coletivo de operar o transporte intermunicipal na cidade de Dois Irmãos.

A empresa comunicou à Metroplan que até dia 10 de agosto fará a entrega da concessão.

A Wendling, empresa que surgiu em Dois Irmãos em 1938, alega que o motivo da desistência se deve à redução de passageiros nos últimos anos, agravada pelo período de pandemia do novo coronavírus.

Nesta segunda-feira, 27, a Metroplan realizou duas videoconferências sobre o assunto.

No período da manhã a videoconferência foi realizada com a Associação dos Transportadores Intermunicipais Metropolitanos de Passageiros (ATM) e Sindicato das Empresas de Transportes Rodoviários no Estado do Rio Grande do Sul (SETERGS).

A intenção da Fundação será convidar outra operadora da região para assumir, em regime emergencial, os 29 horários que a empresa atende.

Os serviços devem acontecer até a conclusão do processo licitatório do transporte coletivo da Região Metropolitana de Porto Alegre.

Na segunda videoconferência, realizada na parte da tarde, a Metroplan ouviu a direção do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), alternativa para atender a demanda com os ônibus que realizam viagens de longo curso e que atendem a região.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta