Ferraz de Vasconcelos (SP) prorroga por mais três meses contrato com a Radial Transporte

Empresa Radial opera há cerca de 40 anos

Contratação vai até o dia 24 de outubro. Licitação foi marcada para 04 de setembro

ADAMO BAZANI

A prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, prorrogou por mais três meses o contrato com a empresa Radial Transporte para a prestação exclusiva das linhas municipais.

O extrato de aditamento foi publicado nesta sexta-feira, 24 de julho de 2020.

A validade desta prorrogação é até o dia 24 de outubro.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 21 de julho de 2020, a prefeitura publicou aviso de abertura de licitação para determinar a empresa de ônibus que vai prestar os serviços de transportes municipais.

A data da entrega de propostas foi marcada para o dia 04 de setembro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/21/ferraz-de-vasconcelos-na-grande-sao-paulo-abre-licitacao-para-transporte-coletivo/

Como mostrou o Diário do Transporte, em maio, a prefeitura abriu consulta pública para receber sugestões a fim de elaborar o edital definitivo.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/05/16/ferraz-de-vasconcelos-abre-consulta-publica-para-concessao-do-transporte/

HISTÓRICO

O transporte no município é atendido pela empresa Radial Transportes, que opera o sistema há mais de 40 anos sem concorrência pública. A empresa atende a 16 linhas, transportando aproximadamente 15 mil passageiros por dia.

Segundo estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, Ferraz de Vasconcelos, possui em torno de 194 mil habitantes e uma área de 29.564 km².

Ainda de acordo com o IBGE, o índice de urbanização de vias públicas é de 11,8 % e o salário médio dos trabalhadores é de 2,4 salários mínimos.

Em 2018, a Procuradoria do Município ressaltou que a Radial está na cidade desde 1976, sem nunca ter sido feita uma concorrência pública, o que contraria a determinação da Constituição Federal para o transporte público.

Em abril daquele ano, a prefeitura de Ferraz iniciou os trâmites para abrir a licitação. A Câmara de Vereadores havia autorizado a abertura da concorrência pública em 2017.

Em 2016, o Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública que questionava a prorrogação do contrato com a Radial Transportes. Os investigados, segundo informações do processo, foram Jorge Abissamra e José Izidro Neto, ambos ex-prefeitos, e a empresa Radial, junto a seus sócios Edison Fujiura e Roberto Umada.

No ano seguinte, a Procuradoria do Município propôs um aditamento para incluir o atual prefeito, José Carlos Fernandes Chacon, no documento. Antes disso, a Procuradoria já investigava o caso em sindicância.

Conforme informações do Ministério Público, houve também um processo movido pela Procuradoria do Município que investiga apenas o atual prefeito. A ação ocorreu por conta da demora para a licitação e para o fim da sindicância aberta para apurar o caso.

Como mostrou o Diário do Transporte, em 21 de julho de 2020, a prefeitura publicou aviso de abertura de licitação para determinar a empresa de ônibus que vai prestar os serviços de transportes municipais.

A data da entrega de propostas foi marcada para o dia 04 de setembro.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/07/21/ferraz-de-vasconcelos-na-grande-sao-paulo-abre-licitacao-para-transporte-coletivo/

Em 24 de julho de 2020, a prefeitura extrato da prorrogação por mais três meses do contrato com a empresa Radial Transporte para a prestação exclusiva das linhas municipais.

A validade desta prorrogação foi para o dia 24 de outubro.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Deveria encerrar o contrato essa Radial está cada dia pior a linha que pego parque dos sonhos e horrível por negligência deles

  2. Paulo disse:

    Acredito que a Radial não seja uma mal empresa. O problema está nas pessoas que fazem parte dela. Pego a linha Estação de Ferraz-Terminal Kemel, fico mais de meia hora no ponto esperando e quando o ônibus passa é um colado no outro sem nenhuma necessidade. Isto é falta de fiscalização ou falta de organização por parte dos funcionários responsáveis. Moro a pouco mais de 5 anos em Ferraz e isso sempre aconteceu.

    Um recado para a empresa:

    Planeje, instrua, aplique e analise.

    Planeje horários e números de carros.
    Instrua seus funcionários para tal objetivo
    Coloque o projeto em prática
    E analise se tudo esta saindo como planejado.

    Abrs..

  3. Hugo da Silva Nogueira disse:

    Gente a empresa Radial transporte ela teve que diminuir o quadro de funcionários por isso está tendo a demora pra passar o próximo ônibus e não adianta querer tirar a empresa só pq ela tá a mais de 40 anos operando e a empresa não vai sair pq ela tem contrato com outros municípios e ela e muito forte no transporte de passageiros na cidade

  4. Yuri martins disse:

    Hugo da Silva vc é um belo de humorista kkkkkkk

  5. Wladimir disse:

    Eu já fui motorista na empresa radial gostava de trabalhar lá tem muito colaboradores que querem ver a empresa crescer mais tem muitos que não

  6. Maria disse:

    Moro em Ferraz há mais de 30 anos, utilizo diariamente os ônibus da empresa, exceção uns atrasos ou outro, não tenho que reclamar, porém, acredito que a concorrência faria a empresa aperfeiçoar seus serviços, serviços prestados não precisam ser retirados mais sim acrescentados, quanto mais transporte ou empresas (concorrência) tiver , melhor para a população.

Deixe uma resposta