Ferraz de Vasconcelos abre consulta pública para concessão do transporte

Publicado em: 16 de maio de 2020

O transporte é atendido pela Radial Transportes, que opera há mais de 40 anos sem concorrência pública. Foto: Marcus Prado

A partir de 18 de maio, e por 45 dias, prefeitura acolherá sugestões ao Edital de licitação

ALEXANDRE PELEGI

Ferraz de Vasconcelos, na Região Metropolitana de São Paulo e com população estimada em 190 mil habitantes (IBGE), abriu consulta pública para a concessão onerosa do transporte público do município pelo prazo de 15 anos.

De acordo com a publicação no Diário Oficial do Estado deste sábado, 16 de maio de 2020, as minutas do edital, contrato e seus anexos estarão disponíveis a partir de segunda-feira, 18 de maio, pelo prazo de 45 dias, na página da Internet: http://www.ferrazdevasconcelos.sp.gov.br.

O período de consulta pública, afirma a prefeitura, “permitirá que interessados solicitem informações, esclarecimentos ofereçam comentários e sugestões, visando os aprimoramentos e ofereçam comentários e sugestões”.

O transporte no município é atendido pela empresa Radial Transportes, que opera o sistema há mais de 40 anos sem concorrência pública. A empresa atende a 16 linhas, transportando aproximadamente 15 mil passageiros por dia.

Em 2018, a Procuradoria do Município ressaltou que a Radial está na cidade desde 1976, sem nunca ter sido feita uma concorrência pública, o que contraria a determinação da Constituição Federal para o transporte público.

Em abril daquele ano, a prefeitura de Ferraz iniciou os trâmites para abrir a licitação. A Câmara de Vereadores havia autorizado a abertura da concorrência pública em 2017.

Em 2016, o Ministério Público entrou com uma Ação Civil Pública que questionava a prorrogação do contrato com a Radial Transportes. Os investigados, segundo informações do processo, foram Jorge Abissamra e José Izidro Neto, ambos ex-prefeitos, e a empresa Radial, junto a seus sócios Edison Fujiura e Roberto Umada.

No ano seguinte, a Procuradoria do Município propôs um aditamento para incluir o atual prefeito, José Carlos Fernandes Chacon, no documento. Antes disso, a Procuradoria já investigava o caso em sindicância.

Conforme informações do Ministério Público, há também um processo movido pela Procuradoria do Município que investiga apenas o atual prefeito. A ação ocorreu por conta da demora para a licitação e para o fim da sindicância aberta para apurar o caso.


Ferraz_consulta


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Edison disse:

    Não apoio q está empresa radial ganhe está licitação pois e uma empresa q não respeita o passageiro uma passagem caríssima com intuito de economizar coloca motorista chamado de motorista B sem experiência como motorista nunca cumpre seus horários q são tabelas seu atendimento ao usuário por telefone nunca te atendem com educação sempre com mal vontade está radial foi uma empresa de respeito a mais de 30 anos atrás qdo respeitava o usuário tinha uma seleção rigorosa na contratação de motoristas cobradores e hoje com a menção de econômizar contrato motorista inexperiente sem condições nenhuma de transportar passageiro pois nenhum tem nem se quer um treinamento então colocar uma empresa q não respeita horários passageiros valor de passagem e está radial aqui em Ferraz já virou um monopólio por isso tem q ser dado oportunidade a outras empresas q respeitem o usuário pois e o usuário q mantém estas empresas sem usuário sem empresas então pensem nisto hora de mudar este monopólio radial

  2. Adriana disse:

    Por ser a única empresa em Ferraz faz o que quer, os idosos que em todo Estado tem direto a passagem gratuito a partir de 60 anos, aqui pra ganhar mais, somente com 65. Sem contar os motoristas que são grosseiros.

  3. Edson disse:

    Não adianta fazermos comentários se não são respondidos e outra já e certo q outra empresa não entrará no município pois já virou monopólio desta empresa radial o q também e vantajoso para prefeitura q a radial continue nesse monopólio e mais rentável a prefeitura

  4. Yuri disse:

    Por que os ônibus de Ferraz são tão antigos?

  5. Marcelo Gomes disse:

    É preciso acabar com Monopólio do transporte público em Ferraz de Vasconcelos… O serviço prestado pela RADIAL é de pessìma qualidade, quando digo pessíma estou sendo generoso….

Deixe uma resposta