Vila de Paranapiacaba, em Santo André, será reaberta para visitação a partir de segunda, 20

Acesso à vila turística está restrito desde 18 de abril de 2020. Foto: Angelo Baima / PSA.

Prefeito solicita, porém, que turistas usem máscara e pratiquem isolamento social

JESSICA MARQUES

A histórica vila ferroviária de Paranapiacaba, em Santo André, no ABC Paulista, será reaberta para visitação a partir de segunda-feira, 20 de julho de 2020.

A reabertura foi publicada em decreto neste sábado, 18 de julho de 2020, no Diário Oficial. Contudo, foram estipuladas algumas regras para prevenção da Covid-19.

De acordo com o documento, o acesso será permitido apenas pela parte alta. O bloqueio do acesso pela parte baixa será mantido para turistas, com a via liberada apenas para moradores.

Além disso, os pontos turísticos ainda ficarão fechados para visitação. Na terça, 21, poderá ser reaberto o Parque Natural de Nascentes de Paranapiacaba, das 9h às 13h, de terça a domingo. Contudo, a visitação deverá ser feita apenas com agendamento prévio por meio do telefone (11) 4439-1323, limitado a um grupo de uma a oito pessoas.

A Trilha da Pontinha ainda não poderá ser feita, segundo o decreto. Outros pontos detalhados são distanciamento mínimo de 1,5 metro entre as pessoas, uso obrigatório de máscara, proibição de eventos ou atividades que possam gerar aglomeração.

Confira o documento, na íntegra:

Decreto nº 17.444 (Reabertura Vila de Paranapiacaba) (1)-1

Decreto nº 17.444 (Reabertura Vila de Paranapiacaba) (1)-2

Decreto nº 17.444 (Reabertura Vila de Paranapiacaba) (1)-3

ACESSO RESTRITO

A Prefeitura de Santo André restringiu o acesso a Paranapiacaba em 18 de abril de 2020. Assim, apenas moradores e pessoas que desempenham funções relacionadas ao serviço público ou a atividades essenciais puderam entrar na vila. Agora, a restrição fica em vigor até segunda, 20.

A medida foi tomada após reclamações de moradores, por conta da pandemia do novo coronavírus. Segundo a Prefeitura, Paranapiacaba dispõe apenas de uma UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e de uma unidade do SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência).

Relembre: Após reclamações de moradores, Santo André restringe acesso a Paranapiacaba

Na época, conforme publicado nas redes sociais por pessoas que residem na vila, mesmo com a quarentena decretada no estado de São Paulo por conta da pandemia de Covid-19, turistas visitavam Paranapiacaba normalmente.

No estado, a quarentena teve início no dia 24 de março, abrangendo municípios. Desde então, moradores solicitam uma ação mais eficaz para impedir a entrada de turistas no local.

Anteriormente, ações pontuais foram feitas pela administração municipal para conscientizar turistas, mas a vila continuou sendo frequentada. O acesso está restrito por decreto, publicado em Diário Oficial.

RESTAURO

Também por meio das redes sociais, o prefeito informou que foram entregues restaurados diversos pontos turísticos. Entre eles estão o Almoxarifado, Garagem das Locomotivas, Torre do Relógio, Museu do Castelo, Casa do Engenheiro e a Padaria Mendes, que abrigará uma sede do Fundo Social.

Além disso, Serra também citou intervenções de zeladoria, como pavimentação de ruas, sinalização, drenagem, entre outras. Agora, os moradores da Parte Alta receberão uma área de lazer e esporte com mini quadra e academia ao ar livre.

“São mais imóveis que a gente entrega a partir de segunda-feira, que a Vila estará reaberta”, afirmou o prefeito, sem definir uma data específica.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Fátima conceição Silva disse:

    Boa tarde. Gostaria de saber se o expresso turístico dos passeios de trens estão funcionando normalmente.

Deixe uma resposta