Prefeito de São Vicente (SP) vai solicitar liberação da passagem de ônibus pela Ponte dos Barreiros

Publicado em: 2 de julho de 2020

Tráfego foi liberado pela Justiça para motos, carros, camionetes, utilitários, SUVs, e micro-ônibus

JESSICA MARQUES

O prefeito de São Vicente, no Litoral Paulista, Pedro Gouvêa, informou que vai solicitar liberação da passagem de ônibus pela Ponte dos Barreiros. Na manhã de quarta-feira, 1º de julho de 2020, a via, oficialmente denominada Ponte Jornal A Tribuna, foi liberada para o tráfego de motos, carros, camionetes, utilitários, SUVs e micro-ônibus.

A decisão foi baseada no laudo técnico do IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas), que aprovou a execução do projeto da primeira fase de recuperação da ponte. Dentre os veículos, apenas caminhões e ônibus convencionais seguem impedidos de atravessar a ponte, conforme o entendimento da Justiça.

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Em nota, porém, o prefeito Pedro Gouvêa informou que solicitará avaliação sobre a possível liberação do tráfego também para ônibus convencionais.

“A reabertura da Ponte dos Barreiros foi possível graças ao esforço de várias pessoas, que nos ajudaram a garantir o direito da população de transitar pela ponte com seus veículos ou em transporte público. Mas ainda temos muito trabalho. Inclusive, vamos tentar inserir ainda nesta primeira fase os ônibus convencionais. Eles atendem ao peso de 16 toneladas permitido no laudo técnico do IPT“, disse o prefeito.

A proposta é contatar Justiça, IPT e engenheiros e apresentar uma proposta que viabilize o trânsito de ônibus convencionais já nesta primeira fase de reabertura. “Vamos tentar reabrir a ponte para este tipo de veículo, que é operado pela EMTU (Empresa Metropolitana de Transporte Urbano)”, completou.

HISTÓRICO

A Ponte Jornal A Tribuna  foi fechada para o tráfego de veículos em 30 de novembro de 2019, por determinação da Justiça, que atendeu à solicitação do Ministério Público.

Em dezembro de 2019, o Governo Federal anunciou que faria o investimento necessário para a recuperação da estrutura. Três meses depois, em março, a Caixa Econômica Federal (CEF) autorizou a liberação dos recursos.

As obras foram divididas em duas fases, sendo a primeira em caráter emergencial, no valor de R$ 5.767.831,91 (já concluída). A segunda, no valor de R$ 51.064.668,68, contempla a recuperação das demais estacas e reforma geral da ponte.

A Terracom, empresa que ficou responsável pela execução do projeto da primeira fase, iniciou as obras em abril. Elas foram concluídas no dia 6 de junho, com a recuperação de 52 estacas que apresentavam maior desgaste, uma longarina (vigas longitudinais ou principais) de um dos tabuleiros e três travessas.

Por sua vez, no dia 16, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, esteve em São Vicente para a assinatura do Termo de Liberação de Recurso, garantindo o pagamento da primeira parcela da verba.

Confira as fases das obras, de acordo com a Prefeitura:

Primeira fase

Na primeira fase, que ficou a cargo da empresa Terracom, foram recuperadas 52 estacas, uma longarina e três travessas. O serviço foi finalizado 15 dias antes do prazo previsto. Isso possibilitou a antecipação da reabertura para o tráfego de veículos leves, mediante aprovação, por meio do laudo técnico, do IPT, e da autorização da Justiça.

De acordo com a Prefeitura, em seu parecer, o IPT considerou válidos os documentos apresentados, por atender às normas técnicas e aos procedimentos adotados para elaboração, sobretudo do projeto executivo com análise e simulações utilizando-se de parâmetros compatíveis com o tipo de estrutura.

O instituto teria informado, ainda, que os relatórios e resultados de análises laboratoriais dos materiais empregados “foram considerados coerentes com os procedimentos normatizados”.

Quanto à qualidade técnica do reforço executado (execução das obras), o laudo apontou que “não foram observadas anomalias construtivas, e apresentam aspecto normal para esse tipo de obra civil”.

Com isso, o IPT considerou que a Ponte Jornal A Tribuna está apta a receber o tráfego de veículos de até dois eixos, com peso bruto total de até oito toneladas por eixo e com velocidade limite de 40 km/hora, em toda sua extensão de 623 metros, nas duas faixas de tráfego, nos dois sentidos.

Segunda fase

Com a primeira fase de obras finalizada, a Prefeitura agora segue para iniciar a execução da segunda, conforme Pedro Gouvêa. O projeto executivo necessário para a próxima etapa já está 98% concluído, em breve será publicado o edital para definir a empresa responsável pela obra, que tem como objetivo garantir a recuperação de 100% da ponte.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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