ANTT apreende ônibus clandestinos no interior da Bahia

Foto: Reprodução / ANTT

Apreensões foram feitas em Guanambi nesta sexta-feira, em ação conjunta com a Polícia Militar e a Agerba

ALEXANDRE PELEGI

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) está apertando a fiscalização do transporte irregular de passageiros.

Nesta sexta-feira, 26 de junho de 2020, fiscais da Agência apreenderam quatro ônibus no município de Guanambi, interior da Bahia.

Os veículos faziam transporte interestadual clandestino e foram apreendidos numa ação conjunta com a Polícia Militar e a Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Comunicações da Bahia (Agerba).

Dos quatro ônibus, dois vinham de São Paulo e dois voltavam para lá.

De acordo com a ANTT, 111 passageiros foram transferidos para ônibus regulares.

A fiscalização detectou diversas irregularidades nos veículos, como ausência de itens obrigatórios de segurança além de defeitos como pneus carecas e para-brisas trincados.

Como divulgou o Diário do Transporte, em webinar promovido pela ABRATI (Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros) nesta semana, João Paulo de Souza, Gerente de Fiscalização da ANTT, divulgou um amplo plano voltado a coibir o transporte irregular no país a partir de julho.

Reiterando que o transporte clandestino precisa ser combatido principalmente neste momento de retomada, diante da forte queda de demanda diante da pandemia de Covid-19, João Paulo esclareceu que na primeira semana da atividade a equipe da ANTT estará presente no estado de São Paulo. Relembre: ANTT vai iniciar operação contínua contra Transporte Clandestino em São Paulo a partir de julho

O objetivo central é dificultar o embarque de passageiros nesse tipo de transporte.

João Paulo afirmou ainda que a ANTT pedirá às empresas regulares que atuem no trabalho de inteligência, auxiliando na identificação de pontos de embarque a operação de transporte clandestino.

O Canal Verde Brasil, rede nacional inteligente de percepção, acompanhamento e mapeamento de fluxos de transporte nos corredores logísticos para a produção de dados da ANTT, é um dos instrumentos que está sendo utilizado no planejamento ao combate ao transporte irregular.

Recentemente a ANTT lançou um vídeo institucional sobre o tema:



Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Isso é perseguição à quem precisa trabalhar e essas agências que controla o o transporte e pau mandado das grandes empresas.

  2. Santos disse:

    Deixa o povo trabalhar se o ônibus estiver em boas condições, nesta crise terrível é para todos,não só para as grandes empresas ,mais para o pequeno empresário também é

Deixe uma resposta