Gontijo segue transportando encomendas em ônibus, mesmo com pandemia de Covid-19

Publicado em: 31 de maio de 2020

Foto: Adamo Bazani / Arquivo.

No primeiro trimestre de 2020, foram 25 mil itens entregues

JESSICA MARQUES

A empresa de ônibus Gontijo informou ao Diário do Transporte que segue transportando encomendas nos veículos, mesmo com a pandemia de Covid-19. Contudo, o serviço está disponível nas linhas da empresa que estão autorizadas pelos governos a operar.

Em janeiro deste ano, foram 9.207 encomendas entregues; em fevereiro, 7.920; em março, 6.427 e em abril, 1.447, totalizando 25.001 pacotes transportados de 01 de janeiro a 30 de abril.

Durante a pandemia do novo coronavírus, a Gontijo mantém o transporte de encomendas entre as garagens da empresa, agências próprias ou credenciadas. Entretanto, segundo a empresa, o cliente deve levar o item e o destinatário precisa pegá-lo. A coleta e a entrega em casa tiveram que ser suspensas temporariamente, devido à epidemia.

A empresa orienta que os passageiros liguem no número 0800 728 00 44 para verificar os itinerários disponíveis. Isso porque estão sendo feitas mudanças constantes na operação, por conta de decisões governamentais em razão da pandemia do novo coronavírus.

“As normas e procedimentos da empresa para envio e recebimento de encomendas não foram alteradas. Continuamos exigindo embalagens adequadas para cada tipo de produto, e cuidamos para que não haja violação ou extravio”, ressaltou a Gontijo, em nota.

PRAZO

A Gontijo informou ainda que pode haver alteração nos prazos de entrega. A mudança pode ocorrer devido a decretos instaurados na maioria dos Estados brasileiros.

“Tivemos redução de algumas linhas regulares, o que comprometeu nossa logística”, detalhou a Gontijo.

REGRAS

Para a realização das entregas, a empresa determinou algumas regras, como uso obrigatório de máscara; distanciamento entre pessoas de pelo menos 1,5 metro e disponibilização de álcool em gel.

Para o transporte de encomendas, a Gontijo estipula as seguintes regras com relação aos pacotes:

CAIXA DE PAPELÃO: (peso máximo 30kg),
CAIXA DE MADEIRA: (peso máximo 80kg),
ENGRADADOS: (peso máximo 80kg),
FARDO: (peso máximo 40kg),
CAIXA DE ISOPOR: (peso máximo 30kg). Não enviamos produtos perecíveis e deterioráveis.
TRANSPORTE DE MALAS: (peso máximo 30kg). Só são aceitos, nas malas, objetos de uso pessoal, como vestimentas. Não nos responsabilizamos por qualquer outro tipo de conteúdo que esteja oculto nas malas. A mala deverá vir aberta para conferência, e depois ser embalada em caixa de papelão por conta do cliente.

COMO SOLICITAR

A Gontijo orientou ainda que não é em todas as cidades pelas quais cada linha passa que o serviço de encomendas é disponibilizado.

“Sugerimos então ao cliente que veja a lista das principais cidades no site (clique em Encomendas/Serviços) para obter os telefones dos nossos colaboradores que têm, como informamos acima, os contatos nas cidades menores atendidas nas suas regiões.”

A empresa orienta ainda que, antes de sair para levar a encomenda para a Gontijo, o cliente ligue para o 0800 728 0044, para saber se a linha em que quer mandar sua encomenda poderá circular, ou se há novos Decretos Estaduais ou Municipais que impeçam sua circulação.

O serviço pode ser solicitado por meio dos seguintes canais:

E-mail: linha.verde@gontijo.com.br;
Site: www.gontijo.com.br;
E-mail direto: encomendas@gontijo.com.br;
Telefones: (31) 3419-1277 ou 3419-1278.

“Além disso, no nosso site disponibilizamos, em Encomendas/Serviços, o contato do nosso colaborador em cada uma das principais cidades atendidas. E estes colaboradores têm informações sobre os contatos nas cidades menores atendidas nas suas regiões”, informou a Gontijo, também em nota ao Diário do Transporte.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Samantha disse:

    Quando vão estornar as passagens de viagens canceladas?

  2. Sidnei disse:

    Em franca São Paulo tem na rodoviária tem pontos coletas de encomendas??

  3. Vânia Regina Duarte Cleto Rua disse:

    Preciso enviar uma encomenda para Itabira Minas Gerais

  4. EDIVANIA MARIA disse:

    Boa tarde gostaria de saber se vc entregam 6 caixas de papelão com alguns utensílios dentro, pro Espírito Santo na cidade de São Mateus…obrigado

    1. diariodotransporte disse:

      eria interessante entrar em contato diretamente com a empresa. Somos somente um site de notícia. S

Deixe uma resposta