Curitiba terá 60 ônibus “mascarados” para conscientização sobre prevenção à Covid-19

Publicado em: 28 de maio de 2020

Serão 46 biarticulados e 14 ônibus de outros portes

Na região metropolitana, já opera um veículo com uma máscara gigante entre a capital e Fazenda Rio Grande

ADAMO BAZANI

Os passageiros de ônibus de Curitiba vão encontrar 60 veículos “mascarados” no sistema municipal.

É uma iniciativa das empresas de ônibus da capital paranaense para conscientização quanto ao uso de máscara pela população, uma obrigatoriedade em vários estados, como no Paraná, e recomendação de autoridades nacionais e internacionais de Saúde na luta contra o avanço da Covid-19.

As máscaras criam uma barreira mecânica a gotículas expelidas por espirro, tosse e fala, principal forma de transmissão da doença.

O adereço nos veículos é um adesivo que ficará na parte da frente e vai simular uma máscara gigante.

Inicialmente, serão adesivados 46 ônibus biarticulados que, em sua maioria, operam no eixo Norte-Sul. Outros 14 ônibus dos demais portes receberão o adesivo numa segunda etapa.

“Essa é uma contribuição das empresas de ônibus de Curitiba no sentido de dizer que estamos juntos nessa batalha contra o coronavírus e que vamos vencer. Mas, para isso, precisamos contar com a colaboração de todos, e usar máscara é uma das ações mais importantes”, disse em nota o presidente do Sindicato das Empresas de Ônibus de Curitiba (Setransp), Mauricio Gulin.

“Sabemos que o isolamento é a melhor maneira de conter a transmissão do vírus. Porém, se a pessoa precisa sair, queremos chamar a atenção dela para que use máscara, tanto para se proteger quanto para proteger as outras pessoas que estão ao lado dela”, afirmou, na mesma nota, o diretor-executivo das empresas de ônibus de Curitiba, Luiz Alberto Lenz César.

A iniciativa da campanha é das empresas de ônibus de Curitiba, em parceria com a Urbanização de Curitiba (Urbs) e Prefeitura de Curitiba.

REGIÃO METROPOLITANA:

Na região metropolitana, Leblon lembra da importância do uso da máscara e do Maio Amarelo

Desde a semana retrasada, um ônibus também anda mascarado na região metropolitana e com um apelo a mais: além de alertar para a necessidade do uso da máscara para prevenção da Covid-19, a cor amarela do pano usado para simular a proteção também conscientiza para uma data importante: o Maio Amarelo, campanha mundial pela segurança e paz no trânsito.

A iniciativa é da Leblon Transporte de Passageiros, empresa que faz a ligação entre a cidade de Fazenda Rio Grande e Curitiba.

“O uso de máscara é um ato de amor ao próximo e à própria vida. Nosso intuito com este ônibus foi proporcionar essa conscientização. Assim como a necessidade de termos paz no trânsito. Com menos acidentes, e o uso consciente da máscara possibilitamos que os hospitais tenham mais vagas para o atendimento a quem contraiu a Covid-19.” – disse o diretor do Grupo Leblon Transporte de Passageiros, Harodo Isaak.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Giovanni disse:

    Os ônibus estão mascarados, mas infelizmente tem umas pessoas sem noção que não estão nem ai pra nada e ainda não usam mascaras dentro dos ônibus. Quando vão colocar alguém pra fiscalizar isso ?

Deixe uma resposta