CPTM tem projeto de unificar estação Lapa para duas linhas

Publicado em: 25 de maio de 2020

Atualmente a Linha 7-Rubi e 8-Diamante tem cada uma sua estação, em locais diferentes e sem integração

WILLIAN MOREIRA

Em entrevista as portais de mobilidade nesta segunda-feira, 25 de maio de 2020, o presidente da CPTM, Pedro Moro, comentou sobre o projeto de construir uma nova estação da Lapa que atenderia os passageiros de duas linhas da companhia, com integração gratuita, evitando um problema atual e antigo da separação de duas estações praticamente no mesmo local.

De acordo com o presidente, um projeto executivo já foi desenvolvido para no local, pelo qual a construção proporcionará além da integração entre os passageiros, uma melhoria para a região, encerrando a operação das duas estações atuais: uma fica próxima ao terminal de ônibus do bairro e outra mais ao norte perto do pátio de manutenções da companhia.

A nova estação deverá possuir pelo menos três acessos, com um no lado da Lapa mais perto da Marginal Tietê, outro pelo terminal de ônibus local e o terceiro ao lado do Mercado Municipal da Lapa, evitando o gargalo atual com apenas um ponto de entrada e saída de cada estação.

Pedro Moro explicou que apesar de um projeto grande, o objetivo é onerar o mínimo possível a concessionária que assumir a operação da Linha 8-Diamante e 9-Esmeralda, responsável direta pelo novo empreendimento.

“A gente [Governo do Estado e CPTM] procurou fazer o projeto da maneira mais simplificada e funcional possível para não onerar demais a concessão. Essa unificação faz parte da concessão”

A nova estação não tem data prevista ou confirmação do projeto a ser iniciado até o momento, já que depende diretamente da concessão das duas linhas e assim posteriormente, definir prazos e modelo de obra a ser realizado.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. vagligeiro disse:

    Só uma frase:

    “VOLTEM O PROJETO INTEGRAÇÃO CENTRO!”

    Sem mais.

  2. Ricardo Augusto Santiago disse:

    Podiam renomear e estação de metrô da Luz Pinacoteca/Luz, Centro histórico _Luz, ou Nova Luz

  3. Laurindo Martins Junqueira Filho disse:

    Ou muito me engano, ou a maior parte dos ônibus integrados na Lapa provém da Zona Noroeste da RM. O terminal de ônibus e o acesso da estação a ele ficarão mesmo do lado do mercado, e não da Marginal Tietê?

  4. and disse:

    nao onerar demais a concessao … sempre pensando no privado. se vão assumir, que façam algo direito.

  5. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Entendo que a prioridade é maximizar o potencial da Estação Júlio Prestes.

    Não estudei o caso, mas há muiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiiitas mais opções e rendimento ao se maximizar e recuperar o potencial da Estação Júlio Prestes.

    Pode desafogar a Estação da Luz, pode ser partida da Linha Celeste, pode ser partida de um VLT para fazer uma ligação com a Estação República.

    Acredito que há uma infinidade de projetos que podem ser aplicado se introduzidos na Estação Julio Prestes.

    E o principal deles é recuperar a BOCA DO LIXO, oxigenado a área e nesse embalo recuperar o Terminal Princesa Isabel, fadado a subutilização assim como está a Estação Júlio Prestes; inclusive devido também a cracolândia.

    Depois pode fazer a ESTAÇÃO LAPA ÚNICA (que pelo esboço parece maias um projeto faraônico).

    NADA MUDA NO BARSILei !

    Sempre querendo fazer coisas novas sem terminar as já existentes inacabadas ou desestruturadas pelo tempo.

    Lembrando que tem de terminar AERO ZONA SUL.

    Fica ai para reflexão e sugestão de todos, inclusive por parte do Governo do Estado, CPTM e da STM.

    O tema mercece uma live.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,

    Paulo Gil

  6. Paulo Roberto Postigo de Oliveira Bittencourt disse:

    Somente projeto!!

  7. Renato Gomes disse:

    Esse projeto é antigo e nunca saiu do papel devido a problemas de tombamento histórico da lapa antiga, rios encanados na região e falta de espaço para manter funcionando as linhas…. será que agora vai? Trabalhei nisso em 2013 e tinha diversas falhas…

  8. AQUELA PANDEMONÍACA rua William Speer é um verdadeiro inferno,,,SUJA, LIXO PRA TODO LADO, feira a céu aberto encostado na estação…NINGUÉM CONSEGUE VER A COR DA CALÇADA, POR LÁ….BURACO EM ASFALTO,,,,.A AR LAPA ,É PERMISSIVA DEMAIS

Deixe uma resposta