Praxio conta história de sucesso da Planalto Passageiros

Publicado em: 22 de maio de 2020

Descubra como a Planalto migrou de uma gestão de múltiplos sistemas para uma tecnologia única capaz de integrar 100% da operação; entenda como a tecnologia da Praxio foi capaz de auxiliar os processos de gestão dos cerca de 800 motoristas da empresa; e veja como a sistematização dos processos levou a empresa a deixar de lado os processos burocráticos para dar foco nas ações que prezam pela experiência do cliente.

Sobre a Planalto:

Com 71 anos de história, e parte do Grupo JMT, a Planalto acompanha a modernização do sistema do transporte rodoviário de passageiros investimento constantemente em novas tecnologias que mantém a empresa em um grau elevado de excelência focado em ações que privilegiam a experiência do cliente.

Referência no segmento, a Planalto conta com 1.600 colaboradores que transportam 4,2 milhões de passageiros por ano através de 98 linhas (intermunicipais, interestaduais e internacionais) que percorrem 250 localidades – a grande maioria no estado do Rio Grande do Sul.

Abaixo, você vê o resultado da entrevista realizada com Sandro Wachholz, Gerente Corporativo de TI na JMT (Planalto, Planalto Encomendas, RGS-CASE e JMT-Agropecuária).

Desafios

Quais eram as dificuldades que a Planalto  encontrava antes de conhecer o ERP Praxio?

Até 2014, a Planalto trabalhava com múltiplos sistemas na operação. Não era apenas um, como temos hoje. Cada área da empresa tinha um sistema específico de gestão que, na grande maioria das vezes, não estavam integrados.

E fazer a gestão de tantos sistemas diferentes além de ser trabalhoso e complexo de organizar, gera um custo bem maior de manutenção. Por volta de 2013, a gente entendeu que precisava migrar para uma plataforma única, capaz de integrar todas as áreas da Planalto de forma a otimizar processos de toda a nossa operação que passa pelo transporte de passageiros rodoviários, fretamento e a área de Encomendas.

A solução

Como ficou conhecendo a Praxio?

A gente foi buscar no nosso segmento quais os sistemas que as outras empresas estavam usando e recomendando. Fizemos um Benchmarking nas empresas importantes do nosso setor, identificamos uns 5 sistemas e fomos estudar a aplicação de cada uma delas no nosso negócio.

Identificamos os requisitos necessários, analisamos o que a gente precisava para evolução do negócio e identificamos na Praxio a empresa capaz de reunir todos os nossos desejos num único ERP, que integrava as operações de Passageiros e Encomendas/Cargas.

Diferencial do ERP Praxio em relação à concorrência

Em 2013 começamos a fazer buscas por soluções no mercado e conhecemos a Praxio. Chamou atenção o fato de ser um sistema especialista que entendia muito bem a necessidade do nosso negócio, desde o backoffice até a operação propriamente dita, como no caso da Escala de Motoristas (RDA), onde a gente conseguiu concentrar a gestão dos nossos mais de 800 motoristas e de forma regionalizada.

Resultados

Isso melhorou todo meu processo, permitindo analisar as informações de forma inteligente. Hoje nós temos um processo sistematizado e organizado de informações gerenciais. E todas as informações ficam integradas as necessidades de informações de Folha, por exemplo.

Hoje eu consigo ter uma análise integrada e completa de cada um dos meus motoristas na sua forma mais desagregada e consigo organizar as informações por veículos e linhas, uso de pneus e até mesmo a análise do Km por litro de combustível.

A tecnologia da Praxio também está em todo processo de manutenção da frota, tanto a preventiva, quanto a corretiva de forma integrada as áreas de compras e estoque.

Isso, sem contar a facilidade de atualização da tecnologia e relacionamento com o suporte. Sem dúvida, foi o sistema que apresentou o melhor custo x benefício. Meu time de TI tem uma estrutura bem enxuta e trabalhar com o sistema único da Praxio foi um ganho muito grande para nós.

Antes eu precisava ter profissionais que conhecessem os diferentes sistemas de Folha, Financeiro, além de toda a parte operacional. Hoje, com o ERP Praxio, todos são capazes de atuar em todas as áreas. É um único sistema com um único time para nosso suporte, que entende o nosso negócio. Porque são especialistas. Eu falo com pessoas que entendem do transporte.

A gente precisava lidar com fornecedores diferentes, que tinham postura de atendimento diferentes, conhecimento do nosso negócio em diversos níveis de entendimento e com a Praxio é diferente. A gente logo entendeu isso durante o processo de pesquisa.

Tecnologia e Experiência do Cliente

A gente trabalha muito com a experiência do cliente. Hoje nós sabemos que são as diferenças que trazem o cliente de volta ao nosso guichê. Temos um time focado na análise da Jornada do nosso Cliente.

O cliente da Rodoviária, hoje, busca novidades, inovação e contamos com a parceria da Praxio para apresentarmos ao mercado uma operação cada vez mais sistematizada e fundamentada em gestão por tecnologia.

Hoje nosso cliente já conta com compras de passagens digitais, participam do nosso Programa de Vantagens Muviflex, e já podem ter a companhia dos seus Pets em suas viagens de forma gratuita.

Estamos falando de uma empresa de 71 anos que está atenta as mudanças e tendências do mercado. Buscamos cada vez mais agilidade, tecnologia e inovação em toda nossa operação para atender cada vez mais os desejos desse novo passageiro de ônibus.

E a tecnologia da Praxio é que possibilita a organização nossos processos para que possamos estar mais livres para criar serviços 100% focados nos nossos clientes.

Porque recomenda a tecnologia da Praxio?

Nenhum casamento é livre de problemas, mas aquele que dura é baseado no diálogo. Eu tenho muita facilidade de falar diretamente com o time da Praxio, sempre disponíveis e focados em nos atender. Já são pouco mais de 5 anos de parceria e o que posso dizer é que sinto um grande comprometimento de todo o time para com a empresa cliente. E há um grande entendimento dos nossos problemas. Sentimos que trabalhamos em conjunto. A Praxio é como parte da minha equipe.  Temos um atendimento personalizado realizado por um time especialista no meu negócio.

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Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    PRAXIOS, por favor adaptem o seu sistema para o governo federal gerencial o BARSILei num sistemá único e prático.

    Ahhhhhhhhhh e por favor implantem esse sistema na fiscalizadora e na EMTOSA; só assim os problemas sexagenários poderão ser eliminados.

    Depois me mandem minha comissão pela ideia.

    SAÚDE A TODOS!

    Att,
    Paulo Gil

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