Feriado antecipado de “9 de julho” para segunda-feira é aprovado na Alesp

Publicado em: 22 de maio de 2020

Tabelas e transportes devem ser alterados e passageiros devem estar atentos.

Todas as cidades do Estado de São Paulo deverão seguir

JESSICA MARQUES/ADAMO BAZANI

Agora é oficial. A próxima segunda-feira, 25 de maio de 2020, vai ser feriado em todo o Estado de São Paulo. A definição foi concluída após mais de 12 horas de discussão entre os deputados estaduais.

A Alesp – Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprovou na madrugada desta sexta-feira, 22 de maio de 2020, o Projeto de Lei n° 351/2020, de autoria do governador João Doria, que antecipa para segunda o feriado de “9 de Julho” (Revolução Constitucionalista de 1932). A discussão teve início às 14h30 desta quinta, 21.

Ao todo, foram 47 votos sim e cinco não, totalizando 52 parlamentares que votaram na matéria.

aa

Com o Projeto de Lei n° 351/2020, que antecipa o feriado civil de 9 de julho para a próxima segunda-feira, o governador pretende aumentar o índice de isolamento social. Desta forma, o objetivo é reduzir a proliferação do novo coronavírus e as mortes pela Covid-19.

Até o momento, não há vacinas contra o novo coronavírus, causador da doença, nem remédios que sejam consenso entre os médicos, sequer a hidroxicloroquina.

O isolamento social no Estado de São Paulo tem ficado abaixo dos 50%, de acordo com o sistema de monitoramento por celulares, enquanto que o Comitê de Combate à Covid-19, formado por especialistas, considera como aceitáveis índices superiores a 55% e, ideias, acima de 70%.

Passageiros dos transportes públicos devem estar atentos já que, por causa do feriado antecipado, haverá diminuição de frotas de ônibus, trens e metrô.

O feriado antecipado deve ser seguido pelos 645 municípios paulistas por ser uma lei estadual, diferentemente do que ocorreu nesta semana, com a antecipação por parte da capital do Corpus Christi (11 de junho) para quarta-feira (20 de maio) e do Dia da Consciência Negra (20 de novembro) para quinta-feira (21 de maio) com ponto facultativo na sexta-feira (22 de maio).

A maioria das cidades da Grande São Paulo, do interior e do litoral não seguiu a capital paulista.

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas, antecipou os feriados de Consciência Negra e Corpus Christi para quarta e quinta-feira, com ponto facultativo na sexta-feira, após aprovação pela Câmara Municipal, com o mesmo objetivo.

Relembre: Na quarta-feira e quinta-feira, frota de ônibus em São Paulo será reduzida por causa de feriados antecipados

No ABC Paulista, o feriado de Corpus Christi também foi passado de 11 de junho para esta sexta-feira, 22. Neste caso, quatro municípios fizeram a mudança por meio de decreto e outros três tiveram a alteração aprovada pelas respectivas câmaras municipais.

Relembre: Quatro cidades do ABC Paulista decretam antecipação do feriado de Corpus Christi e três enviam projeto para câmaras

Jessica Marques e Adamo Bazani, jornalistas especializados em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Alexandre disse:

    Que diferença faz 1 dia (no caso de SJC) ??!! Vai mudar algo por isso ? E depois não vão trabalhar normalmente ? E quando o 09/07 chegar ? É uma 5ª feira e pelo menos os Órgão Públicos também não funcionariam na 6ª feira, dia 10/07. Muito mais ISOLAMENTO e num momento com maior tendência à tempo frio.
    Feriado ou não, o que já pode abrir, vai continuar abrindo.
    No lado pessoal, mesmo com corona, eu tenho planos para o feriadão de julho, ou seja, vou ter que faltar ao trabalho e/ou compensar a falta.

  2. Alex Moraes disse:

    Acredito que houve um possível equívoco por parte dos jornalistas visto que, segundo o site oficial da Alesp, o projeto ainda não foi votado. O que houve foi aprovação pelas comissões.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Mas é o justamente o que está no nosso texto, aliás NO TÍTULO!. Passou nas comissões e vai ser votado hoje. Favor, reler

  3. Breno Arruda disse:

    Sim, faz. Já existem milhares de contaminados. Em um dia, cada um desses milhares vai deixar de contaminar pelo menos mais duas pessoas. São muitas pessoas que não vão precisar ir para o hospital tentar achar algum respirador. São muitas pessoas que não vão contaminar os grupos de risco e morrer. Mas o feriado só irá dar certo se não virar carnaval. Ele serve para isolar as pessoas.

  4. Ricardo Ferrer disse:

    Não entendi. Como vocês publicam essa matéria no dia 20/05 se a votação está em pleno andamento na ALESP hoje, dia 21 às 18 horas?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Foi aprovado nas Comissões. E não no plenário. O texto está claro.

  5. Rogério 2 disse:

    Pelo que eu entendi, o que foi aprovado na noite do dia 20 foi o regime de urgência para tramitação do projeto de lei e não a lei como noticiado.

  6. RodrigoZika disse:

    Não vejo diferença nenhuma, além do home office não folgo feriado estadual, fora que tudo isso pra subir no máximo em 51% o isolamento como foi ontem, piada.

  7. Guilherme Alves de Souza disse:

    Vai ser feriado em Guarulhos também?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Sim, é estadual

  8. Dayane disse:

    47 deputados em vergonha , agora lotam os demais municípios, baixada santista que o diga. #foradoria.

  9. João disse:

    Mas já foi sancionado pelo governo? Poderiam informar onde consigo o decreto assinado pelo Dória após aprovação da Alesp?

  10. Reginaldo disse:

    Agora nós do litoral que pagamos o “PATO” com os turistas que nao respeitam e vem para as praias, passam o dia todo na rua e nem ao menos usam mascaras!!!
    Parabens governador, maravilhosa descisão!!!

  11. Diogo Lucas disse:

    ESTOU CONFUSO, NA BAIXADA SANTISTA VAI SER, OU NAO FERIADO?

    1. blogpontodeonibus disse:

      Todos os municípios do Estado

  12. Mayara disse:

    Onde está o decreto que dá embasamento para esta antecipação de feriado em 645 municípios? Esta lei 351/2020 não fala nada sobre feriado, somente sobre auxílio emergencial.

    1. blogpontodeonibus disse:

      Decreto sai amanhã no doe

  13. Ineide dos Santos Ferreira disse:

    Caramba! As pessoas não são crianças, não observam quê esses feriados são para o bem de todos? É pra ficar em casa. Depois não venham reclamar quê não têm hospitais pra atender a todos. Ninguém respeita nada. Depois não vêm chorar.

  14. Tiago disse:

    Boa noite td bem gostar de saber se em sbc dia 25/05 aderiu ao feriado obrigado

  15. Tiago disse:

    Boa noite gostaria de saber se em sbc no abc paulista terá feriado dia 25/05/20

  16. Jobson disse:

    Governador e suas loucuras!!
    É lógico que isso não vai da certo, as pessoas vai fazer turismo…

  17. Tiago disse:

    Cd atacadao jacarei falou que nao vai dsr folga expediente sera norm.isto ta corrreto

  18. JOSE EDUARDO DE ARAUJO GOES disse:

    🤔

  19. JOSE EDUARDO DE ARAUJO GOES disse:

    😷

  20. Luiz Vitor Felix da Silva disse:

    Sou obrigado a trabalhar segunda feira ?
    Eu não trabalho dia de feriado

  21. Jurema disse:

    E boletos que venceu dia 23 ia pagar na segunda , pode pagar na terça feira?

  22. Ana Rute disse:

    Feriado no Estado de São Paulo ? Quero dizer só na capital ou isso inclui o litoral também?

    1. blogpontodeonibus disse:

      O Litoral Paulista fica no Estado de São Paulo

  23. Pedro S polito disse:

    Alexandre,
    Só posso entender que tem o objetivo de confundir o cidadão e aumentar o salários nos nobre Parlamentarem que ganham muito pelo pouco que fazem, com horas extras.
    Quinta-feira dia 21 Feriado, reunião iniciou as 14:30 e terminou na madrugada de sexta-feira Ponto Facultativo. Imagine que a reunião terminou as 00:30 da sexta-feira, são 10 horas extras + adicional noturno, e, tudo no conforto do lar por teleconferência …. soma tudo e põe na nossa conta, o contribuinte paga.

  24. Pedro disse:

    Quer fazer Lookdow serio tem que fechar tudo por uma semana. Deveriam ter feito planejamento com 15 dias de antecedência, tem que já estava sendo divulgado o pico de contaminação na última semana de maio/ 20, informando que todos os serviços serão interrompidos: construturas, lojas de material de construção, Padarias, Bares, Restaurantes, Mercados, Central de Atendimento, SAC, Manutenção Preventiva e Serviços de Delivery para os comércios fechados. Aberto somente: Hospitais, Pronto Socorro, Clinicas, Laboratórios, Serviços funerários, Farmácias para venda de medicamento. Segurança Publica com força de policia para mandar o cidadão para casa e fechar o comercio que não respeitar as regras.
    Infelizmente perdemos o tempo para fazer isso por falta de capacidade dos nobre Parlamentares que nos colocamos la para nos representar.
    Nestes feriados antecipados, Bancos, Correspondentes Bancários, Construtoras, Bares, Padarias, e outros serviços, não respeitaram a determinação do que foi aprovado. Lamento a falta de preparo para conduzir os trabalhos, o estado deveria seguir o exemplo de grandes corporações e criar o comitê de crise, com competência (know how) e autoridade.
    Finalizando, Parlamentar é cargo de confiança portanto não deveria receber nenhum adicional extra (Exemplo: horas extras) ou verba adicional, deveria ser remunerado pelo resultado do seu trabalho, o que gerou de redução de despesas para o estado ou município, o que beneficiou a comunidade onde o projeto foi implantado, com dados e números reais aprovados pelo contribuinte.

Deixe uma resposta