Protocolo mais rígido que o atual é o lockdown, diz João Doria

Doria espera que isolamento suba

Antecipação dos feriados é uma das últimas esperanças para aumentar isolamento antes do fechamento total

ADAMO BAZANI/WILLIAN MOREIRA

O Estado de São Paulo caminha para um lockdown (fechamento total) e as últimas cartadas estão sendo dadas.

Ao responder uma pergunta sobre o que seria feito pelo Estado de São Paulo caso a antecipação dos feriados não surta os efeitos de aumento do isolamento social, em entrevista coletiva nesta quarta-feira, 20 de maio de 2020, o governador João Doria disse que as medidas serão endurecidas e falou que, apesar de se tentar evitar, o lockdown é uma possibilidade cada vez mais real.

“O Governo irá colocar em prática medidas mais rigorosas. Protocolo mais rígido que o atual é o lockdown, mas estou confiante na resposta e contribuição da população. Os esforços são para evitar ” – disse

Doria também não descartou a possibilidade de a quarentena se prolongar para além de 31 de maio. O governador afirmou que os números não têm sido favoráveis, nem de isolamento, de casos e de óbitos.

“Sendo sincero não há nada mais chocante de saber que no seu país está morrendo mais de mil pessoas por dia. Eu não posso acreditar em sã consciência e que tenha bondade em seu coração, não compreenda a gravidade de um país que perdeu 18 mil brasileiros.” – afirmou.

O prefeito da capital paulista, Bruno Covas, antecipou os feriados de Corpus Christi e do Dia da Consciência Negra para esta quarta-feira (20) e quinta-feira (21) como forma de aumentar a taxa de isolamento social e contribuir para a redução do ritmo de contágio pela Covid-19.

Na Grande São Paulo, a maior parte das cidades não seguiu o exemplo da capital paulista.

Cidades que seguem capital com feriado na quarta-feira e quinta-feira com ponto facultativo na sexta-feira (ou ainda com feriado de padroeiros das cidades antecipados para sexta-feira):

Caieiras, Cotia, Francisco Morato, Franco da Rocha,

Cidades que vão ter feriados na quinta-feira e na sexta-feira (ou ponto facultativo na sexta-feira):

Embu das Artes (feriado na quinta-feira e ponto facultativo na sexta-feira), Vargem Grande Paulista (feriado de aniversário da cidade e Corpus Christi adiantados)

Cidades que vão ter feriado somente na sexta-feira antecipando o Corpus Christi

Arujá (proposta à Câmara), Biritiba Mirim, região do ABC: Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra; Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Poá, Salesópolis, Santa Isabel, Suzano, Taboão da Serra, Mogi das Cruzes,

Ponto facultativo na sexta-feira, não vai ser feriado:

Pirapora do Bom Jesus, Santana do Parnaíba,

Cidades que não vão ter feriados nesta semana:

Barueri, Cajamar, Itapevi, Guarulhos, Osasco, Jandira, Carapicuíba,

Cidades que ainda não decidiram feriado nesta semana

Itapecerica da Serra, Mairiporã,

Obs: Pode haver alterações nas decisões de algumas cidades.

Todas as cidades declararam que vão obedecer à antecipação do feriado de “9 de Julho” na segunda-feira, 25 de maio, caso a Alesp –Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo aprove projeto de lei do Governador João Doria.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Colaborou Willlian Moreira

Comentários

Comentários

  1. Raphael disse:

    Hoje mesmo ao observar na rua da minha casa, haviam muitos jovens empinando pipa, pessoas fazendo cooper na rua, pequenos botecos abertos… sem falar dos pancadões de FDS. O problema nas regiões periféricas é mais grave… soube também de que há pessoas frequentando a Paulista para caminhadas, andar de patins e skate… há falta de bom Senso desse pessoal e nas periferias além disso, falta fiscalização além de claro não ter peito o governo municipal e estadual para encarar de forma mais cirúrgica o problema. Imagina também o contingente que precisariam deslocar para tantas periferias… há pessoas que acham estar numa temporada de férias. O feriadão sinceramente, não acredito funcionar, pois os mesmos que não estavam respeitando a quarentena, continuarão a ignorar… estamos perto de um Lockdown infelizmente mas se não atacar onde está o problema, não adiantará e mais casos do vírus irão se alastrar pelas demais regiões. Eis a Brasilandia e Zona Leste exemplos de vítimas da pandemia.

  2. Gustavo disse:

    Eu só quero ver o que o doria vai inventar após o fechamento total,cara burro Indiota acha que ele é Deus pra determinar o fim e começo de algo, só Deus pode determinar o fim e começo

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading