Taboão da Serra anuncia licitação do transporte

Publicado em: 16 de maio de 2020

Viação Pirajuçara, ao lado da Fervina, atua no transporte atualmente. Foto: Eduardo Ribeiro

Concorrência será em 07 de julho de 2020

ALEXANDRE PELEGI

Taboão da Serra, município situado na Zona Sudoeste da Região Metropolitana de São Paulo com 285 mil habitantes, fará licitação para concessão do sistema de transporte coletivo da cidade.

O aviso está publicado no Diário Oficial do Estado deste sábado, 16 de maio de 2020.

A sessão pública de entrega de propostas está marcada para 07 de julho próximo, às 09:30 horas.

Como mostrou o Diário do Transporte, a prefeitura realizou audiência pública para apresentar o projeto da licitação em dezembro de 2019.


taboa_licita


SITUAÇÃO ATUAL

O serviço de transporte é atualmente prestado pelas viações Fervima e Pirajuçara, do mesmo grupo empresarial, que atendem a 9 linhas no município. A Pirajuçara opera ainda linhas intermunicipais da EMTU, ligando Embu das Artes e Taboão da Serra a bairros da zona sul e oeste de São Paulo e Osasco.

Em 2015, após expirar o contrato de concessão com a Viação Pirajuçara, a prefeitura tentou licitar o transporte coletivo, mas acabou por renovar o vínculo por mais cinco anos com a concessionária.

Pelos dados apresentados a audiência, o sistema de transporte tem baixo índice de gratuidade: 10%, além de 4% de estudantes que pagam meia passagem.

Mensalmente, as duas empresas transportam 1,2 milhão de passageiros, sendo 1,1 milhão de pagantes, o que denota um sistema de transporte com boa sustentabilidade.

taboa_demanda

A frota atual é de 124 veículos, sendo 107 em operação.

A viação Pirajuçara tem 71 ônibus, e a Fervina comparece com 53 veículos.

taboa_frota

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Sergio disse:

    Demorou essa licitação, estamos cansadoa de pagar altas tarifas por uma oferta de transporte que é um lixo….. vamos renovar…. tá parecendo monopólio…..

  2. Mateus disse:

    Tem que levar em consideração a opinião do povo…que não é boa em relação a essa pirajussara!!!!TROCA JÁ!!!

  3. João Edson de Medeiros Nenis disse:

    Oque adianta ? Essa lixo de empresa sempre ganha, colocando dinheiro nos bolsos dos políticos de Taboão da Serra…

  4. Henrique disse:

    Já passou a hora de a maldita Viação Pirajussara ser iextirpada do Taboão. Presta um péssimo serviço, ônibus em sua grande maioria, velhos, barulhentos e imundos e com a tarifa alta demais!!!!!

  5. Maria Sebastiana disse:

    Concordo já passou da hora

  6. Ronnie disse:

    Isso é conversa a licitação já tá com o nome da empresa campeã a tempos, vai ser a pirajuçara por mais 15 anos, o prefeito já aceitou suborno para tirar as peruas pra deixar a pirajuçara sem concorrente.

  7. Julia dos Santos Alves disse:

    Que bom tomara que melhore o transporte pra nós porque estamos cansado de pagar caro e não te ônibus pra ir trabalhar hr passa no horário hr o ônibus quebrou ai ficamos a merser principalmente finais de semana e feriados O 9.1 que faz linha circular no Jardim novo Record e um deles.Tomara que com essa licitação coloquem uma linha que vai pra Pinheiros que passe por dentro do Novo Jardim Recorde disso sim estamos precisando e n de circular.

  8. Paulo disse:

    Baixo índice de Gratuidade no Taboão? kkkkk
    O problema é que a maioria dos idosos embarcam apenas com RG pela porta traseira.

  9. Vera l. C. Oliveira disse:

    Tem que mudar, essa viacao nâo tem um pingo de respeito pelis usuarios, onibus sempre sujos um nojo ,com uma tarifa carissima.

  10. VICENTE MACHADO DOS SANTOS disse:

    Sou da mesma opinião do RONNIE já tem a PIRAJUÇARA como ganha nesta licitação ou irão colocar outro nome fictício que é ligado à PIRAJUÇARA pra nós enganar.
    População TABOANENSE está licitação é a MAIOR FRAUDE.

  11. Claudio disse:

    Ônibus de péssima qualidade, sem respeito aos passageiros especiais,tive 3 experiências com cadeirantes que não conseguiram embarcar porque o equipamento estava quebrado…. #mudanca

  12. Francisco Alves disse:

    Nossa sabemos como vai acabar isso, NADA VAI MUDAR, se por um acaso alguem ganhar a concorrência, ai se vai pro Tribunal e demora anos para resolver, ainda mais em ano de eleição, sempre a mesma coisa. Vamos torcer para que desta vez saia algo diferente e se pense neste povo que sofre, com esse transporte de péssima qualidade e profissionais sem responsabilidade.

  13. Gabriela disse:

    Kkkk depois de Pinheiros, parei de lê, misturando os serviços? Oque a municipal tem haver com Pinheiros

  14. Nilton Carvalho disse:

    Já passou da hora colocar ônibus novos com ar condicionado e principalmente com intregacao entre as linhas, é um absurdo os valores e toda vez que trocar de ônibus pagar outra passagem

  15. GILSON ALVES DA SILVA disse:

    Para melhor o sistema de transporte, tem que ter concorrência, os usuários de transporte público, tem que cobrar da prefeitura e vereadores da região. Colocar seus cargos em risco, a prestação de serviços da empresa Pirajuçara ñ é boa, por dois motivo, a empresa ñ investe no sistema, e seus motoristas tem interesses pessoais de fazer seus horários.

  16. Luciano disse:

    Será que o prefeito vai deixar outra empresa entrar já que ele é dono das atuais??????

  17. Reinaldo disse:

    Já passou da hora de ter concorrência
    Passagem muito cara ônibus um lixo

  18. Ronald Ramos Costa disse:

    Olá Sr Alexandre tudo bem gostaria de pedir que faça uma reportagem sobre o ponto de ônibus enfrente da refrio ( Jd saint Moritz) pq está demorando tanto para fazem cobertura do mesmo será que teremos que mandar os parentes do prefeito ou do vereadores para pegarem ônibus naquele ponto pra verem o que passam os moradores que precisam tomar ônibus naquele ponto
    E outra pq estam colocando tanto radar na cidade e para aumentar a arrecadação pq não vejo nenhuma campanha de coencitzacao

  19. Clécio Soares da Silva disse:

    Olá Boa noite tem que ver os motorista passando os cartão vc pagar em dinheiro eles empurram os cartão pra os passageiros passar cadê os fiscal da prefeitura e os guardas municipais que não prende esses negócios e crime não

Deixe uma resposta