Testes de Covid-19 em transportes de Santo André revelam 48 infectados entre motoristas, cobradores e demais funcionários

Publicado em: 15 de maio de 2020

Testes foram em sistema Drive Thru em estacionamento de shopping

Ao todo, foram feitos 932 exames. Maioria estava assintomática ou com sintomas leves

ADAMO BAZANI

Motoristas, cobradores e outros funcionários do sistema municipal de ônibus de Santo André, no ABC Paulista, realizaram nesta quarta-feira, 13 de maio de 2020, testes da Covid-19.

Os testes rápidos foram feitos em postos volantes dentro do Grand Plaza Shopping, na região central da cidade.

Ao todo, foram realizados 923 testes em operadores do sistema de Transporte de Santo André, o que representa quase 87% do total de empregados informado pelas empresas.

Foram confirmados 48 casos, o que representa 5,2% dos profissionais examinados, segundo relatório enviado às operadoras de transportes da cidade: Consórcio União Santo André (Viação Guaianazes, Viação Curuçá, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, EUSA – Empresa Urbana Santo André, Viação Vaz) e Suzantur (sistema tronco-alimentado de Vila Luzita).

A maior parte dos profissionais que teve resultado positivo está assintomático ou com sintomas leves.

As empresas realizaram os afastamentos destes trabalhadores. Muitos já estavam de férias por causa da queda da demanda de passageiros.

Seguindo decisão tomada em conjunto pelos prefeitos da região no Consórcio Intermunicipal ABC, 50% da frota operam de segunda a sábado e 30% aos domingos e feriados.

Inicialmente, os exames foram aplicados nos profissionais das áreas de operação, que lidam diretamente com o público, e depois nos funcionários de áreas administrativas ou internas.

Segundo o retorno da prefeitura às empresas de ônibus, até agora, a categoria dos trabalhadores de transportes foi a que teve o maior índice de comparecimento aos testes de Covid-19 na cidade, entre todas as categorias relacionadas, mas também foi a que proporcionalmente teve mais resultados confirmando a doença.

Como mostrou o Diário do Transporte, na segunda-feira, 11, a prefeitura de São Caetano realizou exames nos funcionários da empresa das linhas municipais Vipe – Viação Padre Eustáquio.

https://diariodotransporte.com.br/2020/05/13/sao-caetano-do-sul-oferece-testagem-de-covid-19-para-profissionais-que-atuam-com-transportes/

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Elvira disse:

    Agora redobrar os cuidados e atenção e fazer higienização com frequência nos transportes públicos ….

  2. Talita disse:

    Cade o teste pra empresas de transporte de valores de santo andre la tem mais de 30 ruim

  3. Dulcinéia Guedes disse:

    Bom dia , trabalho no Assai atacadista estamos querendo e precisando fazer o teste também pois a demanda de clientes na loja aumentou muito e o povo não está tendo a consciência que se colocam em risco a si e a todos ao redor são famílias inteiras entrando na loja, idosos,crianças até bebê de colo um absurdo e nós precisamos trabalhar a loja é da Av. Dos Estados 1155

  4. Nelson torres disse:

    Até agora não vi ninguém fazer a higienização nos terminais de ônibus.pego o ônibus t 15 quase todos os dias.até a estação Santo André.e nada…

  5. Aloísio dos Santos Oliveira disse:

    Estou aguardando a resposta do meu tecto enviado.
    Aloisio

  6. Julio Guariente disse:

    Qdo sera efetuado testes nos motoristas de aplicativo que residem em Santo André??

Deixe uma resposta