São Caetano do Sul oferece testagem de Covid-19 para profissionais que atuam com transportes e moradores com sintomas

Publicado em: 13 de maio de 2020

Ação será estendida para motoristas de aplicativos, taxistas e transportadores escolares. Foto: Divulgação.

Rodoviários da Vipe foram testados nesta segunda-feira

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Caetano do Sul, no ABC Paulista, informou por meio de nota que ampliou o público da testagem em massa contra a Covid-19. Nesta segunda-feira, 11 de maio de 2020, o atendimento foi exclusivo a feirantes e funcionários da Vipe, empresa que opera os ônibus do sistema de transporte coletivo municipal.

A partir desta terça, começaram a ser testados os profissionais de Saúde sem vínculo com a administração municipal. O programa também está oferecendo testes para comerciantes, comerciários, profissionais do ramo de Beleza e Estética, motoristas de aplicativos, taxistas e transportadores escolares.

A ação ocorre sempre das 8h às 16h, no Drive Thru montado na Garagem Municipal (Avenida Presidente Kennedy, 2.100, Bairro Olímpico). Para ser testado, basta chegar ao local com os documentos necessários.

O QUE LEVAR

Profissionais de Saúde que moram em São Caetano: comprovação profissional acompanhada do Cartão São Caetano ou comprovante de residência;

Profissionais de Saúde que atuam em São Caetano, donos de clínicas e de estabelecimentos de Saúde: contrato social para os proprietários e comprovação de vínculo trabalhista para os trabalhadores dos locais;

Profissionais de hospitais privados: comprovação profissional e de vínculo trabalhista;

Comerciantes e comerciários: documento pessoal e documentação que comprove atuação no comércio da cidade (cópia do Contrato Social, Cartão CNPJ, Carteira de Trabalho, holerite ou crachá funcional);

Proprietários e funcionários de estabelecimentos de Beleza e Estética: comprovar atuação no ramo por meio do Cartão CNPJ e Contrato Social, MEI ou Carteira Profissional;

Taxistas: apresentar a licença municipal;

Motoristas de aplicativos: cadastro na empresa mais o Cartão São Caetano ou o comprovante de endereço.

Profissionais de Saúde da Prefeitura, agentes de Segurança, assistentes sociais, funcionários de cemitérios e fiscais da Prefeitura já foram testados em virtude da exposição de suas funções.

TESTES NO TRÂNSITO PARA MORADORES

Além disso, nesta quinta-feira, 14, a Prefeitura começará a testar motoristas e passageiros que apresentarem sintomas de Covid-19 em bloqueios de trânsito, montados estrategicamente nos 15 bairros da cidade, de forma itinerante.

“Serão oito pontos por dia, sendo quatro de manhã e outros quatro à tarde. Os locais não serão divulgados antecipadamente à população para evitar aglomerações. A ação será realizada de segunda a sábado, em coordenação conjunta das secretarias de Saúde, Segurança e Mobilidade Urbana.”

Segundo a Prefeitura, será aferida a temperatura de motoristas e passageiros. Quem apresentar febre e alteração nos níveis de oxigênio no sangue (oximetria) será submetido ao teste contra a Covid-19 no local. Este teste identifica se a pessoa está com a doença ativa e também se o organismo já criou a defesa contra o coronavírus.

Caso o resultado seja positivo, a pessoa será encaminhada para atendimento complementar na Carreta Saúde em Movimento, ao lado do Hospital Municipal de Emergências Albert Sabin, no Bairro Santa Paula.

TESTE RÁPIDO

Segundo a Prefeitura, diferentemente do PCR, exame molecular e mais adequado para as pessoas com sintomas, o teste rápido mostra se o paciente já adquiriu anticorpos para o coronavírus.

“O resultado positivo indica que ele já teve a infecção, mesmo que não tenha apresentado sintomas, e o seu organismo já criou a defesa contra o vírus. Os resultados positivos são representados pelas letras IgM (que indica uma infecção mais recente, mas de, ao menos, 4 dias) e IgG (a partir do 13º dia da infecção).”

BALANÇO

De 25 de abril (início) até sexta-feira (8/5), foram testados 7.052 trabalhadores, com 123 resultados positivos para o coronavírus, segundo a Prefeitura. A meta da administração municipal é testar pelo menos 10 mil pessoas.

“Integram o bloco de profissionais de Saúde médicos, enfermeiros, auxiliares e técnicos de Enfermagem, fisioterapeutas, dentistas, auxiliares de consultórios dentários, psicólogos, fonoaudiólogos, nutricionistas, terapeutas ocupacionais, farmacêuticos e auxiliares de Farmácia”, informou a Prefeitura, em nota.

Os testes são realizados com a pessoa dentro do carro, com a coleta de uma gota de sangue do dedo. Recomenda-se no máximo duas pessoas por veículo.

“O resultado sai em poucos minutos. No local também há serviço de aferição de temperatura, além da distribuição de álcool gel e máscaras.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta