MAN apresenta ônibus 100% elétrico articulado na Europa

Publicado em: 14 de maio de 2020

Veículo tem capacidade para 120 passageiros

Vendas já começaram em Colônia e Barcelona. Autonomia das baterias chega a 270 km

ADAMO BAZANI

A MAN Truck & Bus apresentou detalhes do ônibus elétrico articulado MAN Lion’s City 18 E.

As vendas começaram em abril para os sistemas de Colônia, na Alemanha, e de Barcelona, na Espanha.

Segundo a fabricante, o veículo conta com dois motores elétricos centrais, no segundo e terceiro eixo. A potência varia entre 320 kW e  480 kW. O veículo tem oito baterias no teto e a autonomia varia de 200 quilômetros a 270 quilômetros, dependendo das condições de tráfego. A capacidade instalada das baterias é de 640 kWh (Quilowatt/hora).

As células de bateria são de íon de lítio (NMC) com sistema de gerenciamento de temperatura.

É a mesma autonomia do modelo de 12 metros, que foi lançado em Bruxelas em outubro de 2019, mas o modelo menor tem potência entre 160 kW e 270 kW.

Cada kW (Quilowatt) corresponde a 1,35962 cv (cavalo-vapor).

O veículo é configurado para transportar 120 passageiros.

O sistema de acionamento elétrico foi reconfigurado, eliminando o “túnel dos motores”  interferindo menos no espaço interno, principalmente na área traseira.

A MAN ainda informou que 15 ônibus elétricos, das versões de 12 metros e 15 metros, foram disponibilizados para testes em cinco países europeus.

Duas unidades de 12 metros já são testadas no Hamburger Hochbahn e na autoridade de transporte público de Hamburgo-Holstein . O VHH encomendou 17 ônibus de 12 metros.

Os testes de campo com a MAN Lion’s City 18 E serão realizados sob a direção da autoridade de transporte de Colônia, na Alemanha, e da operadora espanhola Transports Metropolitans de Barcelona (TMB), na Espanha.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta