São Luís reduz frota de ônibus pela metade com início de lockdown

Publicado em: 5 de maio de 2020

Prefeitura ainda decretou obrigatoriedade de uso de máscaras faciais no transporte coletivo 

ALEXANDRE PELEGI

Passou a valer a partir da 00h desta terça-feira,05 de maio de 2020, o período de confinamento e lockdown da Ilha de São Luís, capital do Maranhão, que irá durar por 10 dias.

A frota de ônibus do transporte coletivo foi reduzida pela metade, como forma de auxiliar o isolamento social, medida extrema para evitar a disseminação do coronavírus.

Além da redução da frota, os usuários só poderão embarcar nos coletivos se estiverem portando máscaras faciais. Os ônibus só poderão circular se todos os usuários estiverem sentados.

Segundo informações do prefeito, a fiscalização será realizada pela Blitz Urbana, Guarda Municipal e Polícia Militar do Maranhão.

As medidas foram publicadas no Decreto 55.068, desta segunda-feira, 04 de maio.

No Artigo 2º, a prefeitura determina que caberá à Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (SMTT)dispor, através de Portaria, sobre o seguinte:

I – restrição à circulação de veículos particulares em vias municipais;

II – proibição de estacionamento de veículos cm áreas de lazer ou de comércio não essencial;

III – barreiras de controle e de fiscalização nas vias municipais;

IV – redução dos pontos de parada de ônibus e diminuição do itinerário de transporte coletivo em áreas de comércio ou de serviços não essenciais, bem como o estabelecimento de estratégias para evitar aglomerações nos ônibus e nos terminais de passageiros.

Por fim, no Artigo 3º, determina que “no serviço de transporte coletivo urbano do Município de São Luís somente será admitida a presença de passageiros que estejam utilizando máscaras de proteção, sendo vedado o transporte de passageiros em pé”.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Deixe uma resposta