Metrô remarca mais uma vez licitação para projeto básico da linha 19-Celeste entre São Paulo e Guarulhos

Nova data de abertura dos envelopes foi marcada para o dia 27 de maio

ADAMO BAZANI

A Companhia do Metrô de São Paulo remarcou mais uma vez a data pata entrega de propostas da licitação elaboração do projeto básico da linha 19-Celeste entre as estações Anhangabaú e Bosque Maia, ligando São Paulo e Guarulhos.

Agora, a nova data é 27 de maio de 2020. De acordo com o aviso, a data-base das propostas deverá ser de 1º de maio, quando houve a publicação do comunicado.

Já é a segunda mudança de dia.

A data inicial era 06 de abril, mas devido ao avanço do coronavírus no Brasil, principalmente em São Paulo, todo o tipo de aglomeração e atividade não essencial foi suspenso. Depois, a data foi transferida para 06 de maio. Mas como os casos de Covid-19 começaram a crescer de forma mais rápida no final de abril e com a prorrogação da quarentena para até pelo menos 10 de maio, a entrega de propostas foi remarcada para 27 de maio de 2020.

Como mostrou o Diário do Transporte, a Companhia já havia dado um passo importante na tão aguardada linha prevista para ligar Guarulhos, na região metropolitana à região central da capital paulista, ao emitir em 6 de dezembro de 2019 Ordem de Serviço para o início dos estudos de Mapeamento de Cadastro de Interferências. Relembre: Metrô dá início a estudos da linha 19 que vai ligar Guarulhos ao Anhangabaú e prevê projeto básico para 2020

Segundo a estatal, a “etapa é uma das mais importantes entre os trabalhos que precedem a implantação de uma linha de metrô.”

As ações começaram naquela semana e tinham o objetivo de “identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente.”

Sem estes estudos, é impossível iniciar o projeto básico que, segundo o Metrô, seria contratado ainda em 2020, o que já é concretizado hoje por este Aviso.

O trecho Bosque Maia (Guarulhos) – Anhangabaú deve ter 15 estações em 19,4 km, de acordo com o Projeto Funcional.

Após a elaboração do projeto básico, os próximos passos são definir as fontes de recursos financeiros e contratar os Projetos Executivos, para só assim as obras terem início.

O Metrô não informou na nota a previsão para que a linha esteja em funcionamento, mas destacou em que consistem estes estudos.

“As atividades começam nesta semana e servirão para identificar as redes de utilidades públicas de infraestrutura urbana ao longo do trajeto previsto inicialmente. Isso garante mais precisão na previsão de interferências para a construção da linha, permitindo mais assertividade nos projetos de remanejamentos de redes como de abastecimento de água, esgoto, energia e galerias de águas pluviais, bem como de outros serviços públicos.”

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

 

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Comentários

Comentários

  1. JOSE LUIZ VILLAR COEDO disse:

    Se o Mundo não acabar… vai rolar era tão aguardada extensão!

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