Mercedes-Benz anuncia lançamento de versão com maior capacidade de carga para chassi O500RS

Publicado em: 30 de abril de 2020

Apresentação divulgada para a mídia especializada nesta quinta-feira. Foto: Reprodução.

Com a novidade, ônibus ganha maior peso bruto total e pode receber até 50 assentos ou maior bagageiro

JESSICA MARQUES

A Mercedes-Benz anunciou nesta quinta-feira, 30 de abril de 2020, de forma oficial o lançamento de uma versão com maior peso bruto total para o chassi O500RS de 14 metros.

O diretor de Vendas e Marketing de Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Walter Barbosa, explicou que a fabricante já comercializava uma versão para carrocerias de até 14 metros. Contudo, houve uma adequação a uma resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

Na prática, para o operador a vantagem é que a oferta de assentos para os passageiros no veículo rodoviário pode aumentar de 46 para 50 assentos. Assim, o ônibus ganha uma fileira a mais.

O cliente também pode optar por colocar mais carga, como ampliar a capacidade do compartimento para bagagens, por exemplo.

“O que mudou é a antiga Resolução do Contran, a 210, que já autorizava o uso de carrocerias de até 14 metros. Nesse ano, a Resolução 629 mudou o critério no teste de tombamento. Isso equivale à norma R6602, que passa a vigorar a partir desse ano. Até o ano passado, era a R6601 em vigor. O veículo era colocado em uma rampa que inclinava 28 graus e todos os pneus tinham que permanecer na rampa. Agora, o veículo precisa ser efetivamente tombado. A carroceria tem que suportar pelo menos 50% do PBT (Peso Bruto Total)”, explicou o executivo.

“Isso exigiu reforços estruturais nas carrocerias e um ligeiro aumento de peso nos veículos. A Mercedes-Benz teve que inovar e sair na frente. Desenvolvemos um 14 metros para atender a nova legislação de distribuição de carga”, completou.

Assim, segundo o executivo, o chassi atinge o maior PBT do mercado, passando de 18.500 kg para uma versão de 19.600 kg. Desta forma, o eixo dianteiro que era de 7.000 kg foi para 7.100 kg e o eixo traseiro passou de 11.500 kg para 12.500 kg.

POTÊNCIA

A fabricante também anunciou uma nova potência para os chassis O 500 RSD e RSDD. Agora, o motor OM 457 LA chega a 430 cv.

Com o novo motor de 430 cv, a Empresa traz para o mercado os inéditos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e O 500 RSDD 2743 8×2.

Anteriormente, as versões disponíveis chegavam a 360 cv ou 408 cv. Com a novidade, o cliente tem uma terceira opção para se adequar à operação.

“Esse motor de 430 cv possui 2.100 Nm de torque a 1.100 rotações por minuto. A velocidade é constante em uma menor rotação, isso traz menor consumo de combustível e, consequentemente, menos emissões”, afirmou Walter Barbosa.

Para este chassi com nova potência de 430 cv, o foco principal é a aplicação em High Decker 6×2 e Double Decker (dois andares) 8×2 de até 15 metros.

“Além disso, somando-se a outras medidas, como o pacote Fuel Efficiency e o estilo de condução do motorista, pode-se chegar até 10% de economia no consumo de combustível, reduzindo custo operacional para as empresas de transporte”, disse também o executivo.

O desenvolvimento do motor de 430 cv resultou no lançamento dos novos modelos O 500 RSD 2443 6×2 e RSDD 2743 8×2.

Os ônibus O 500 RSD 2443 e RSDD 2743 chegam também com mais destaques ao mercado, como a chave geral com acionamento por tecla no painel de instrumentos, assistente de partida em rampa e a roda de alumínio 9.00 x 22,5 com pneu 295/80 R 22,5.

Confira os detalhes:

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SEGURANÇA

Outra novidade da marca para o segmento rodoviário está voltada ao O 500 RSDD, que se torna o primeiro ônibus rodoviário 8×2 do mercado brasileiro a vir equipado com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS) como itens de série.

As tecnologias, já conhecidas e disponíveis para outros modelos da Linha O 500, podem ser requisitadas pelos clientes também em ônibus com freio a tambor.

Além disso, a partir de julho deste ano, o modelo O 500 RSDD 8×2 estará equipado, de série, com piloto automático adaptativo (ACC), sistema de frenagem de emergência (AEBS) e sistema de aviso de faixa (LDWS).

A solução foi apresentada ao mercado em 2018, como item opcional, primeiramente para os chassis O 500 RS 1836 4×2 e RSD 2436 6×2 com freio a disco.

Em 2019, alcançou o RS 4×2 e o RSD 6×2 com freio a tambor. A partir de 2020, também está disponível para o O 500 RSDD 8×2 com freio a tambor.

“O próprio sistema acelera e freia o veículo automaticamente. Com isso, reduz o risco de acidentes, alivia o stress do motorista e oferece mais segurança em situação de neblina”, explicou Barbosa.

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Confira abaixo a lista de itens de segurança em ônibus rodoviários O 500: 

  • ACC (Active Cruise Control) – piloto automático adaptativo
  • AEBS (Advanced Emergency Braking System) – sistema de frenagem de emergência
  • LDWS (Lane Departure Warning System) – sistema de aviso de faixa
  • TPMS (Tyre Pressure Monitoring System) – sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus
  • Assistente de partida em rampa
  • Retarder – sistema auxiliar de freio
  • Top-Brake – freio-motor auxiliar
  • Suspensão com sistema anti-tombamento
  • ABS – sistema anti-travamento
  • ASR – sistema de controle de tração
  • EBS – sistema eletrônico de freios
  • ECAS – suspensão pneumática controlada eletronicamente
  • ESP – controle eletrônico de estabilidade
  • Eixo ERA direcional com foco em maior estabilidade
  • Freio a disco
  • Power Mode – mais segurança em ultrapassagens

Novo portfólio da Linha O 500 de ônibus rodoviários 

Modelo

 

Motor Caixa de mudanças PBT

(kg)

Carroçaria (metros)
O 500 M 1826

4×2

OM 926 LA

256 cv

G-85 mecânica (série)

Automática Ecolife (opcional)

18.500 Até 13,2
O 500 R 1830

4×2

OM 926 LA

310 cv

GO-190 mecânica (série)

Automática Ecolife (opcional)

18.500 Até 13,2
O 500 RS 1836

4×2  High Torque

OM 457 LA

360 cv

GO- 210 mecânica (série)

Automatizada GO 240 (opcional)

18.500

19.600 (novo)

Até 13,2

Até 14

O 500 RSD 2436 6×2 High Torque OM 457 LA

360 cv

GO-210 mecânica (série)

Automatizada GO-240 (opcional)

Automática Ecolife (opcional)

24.000 Até 14
O 500 RSD 2441 6×2 OM 457 LA

410 cv

Automática Ecolife (série) / Automatizada GO (opc) 240 GO-210 Mecânica   (opc) 24.000 Até 14
O 500 RSD 2443 6×2 (novo) OM 457 LA

430 cv

Automatizada GO-240 (série)

GO-210 mecânica (opcional)

24.000 Até 14
O 500 RSDD 2743 8×2 (novo) OM 457 LA

430 cv

Automatizada GO-240 (série)

GO-210 mecânica (opcional)

27.000 Até 15

Jessica Marques para o Diário do Transporte

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