ENTREVISTA: Viação Itapemirim vai disputar linha 8 e 9 da CPTM, quer mais 100 linhas da ANTT e já tem estados definidos onde deve operar urbanos
Publicado em: 3 de abril de 2020
Empresário Sidnei Piva assumiu 100% do grupo e ainda garante que nos próximos dez dias, 1040 credores trabalhistas da recuperação judicial vão receber. Empresa aérea em operação pode ser comprada pelo grupo, que tem planos para 450 ônibus novos
ADAMO BAZANI
O empresário Sidnei Piva disse em entrevista exclusiva ao Diário do Transporte na tarde desta sexta-feira, 03 de abril de 2020, que assumiu integralmente o grupo de empresas da Viação Itapemirim.
Piva afirmou que comprou os 50% da parte da CSV Incorporação (que pertencia a Camila Valdívia) numa negociação que considerou amigável, muito embora havia conflitos no comando da empresa entre os dois.
Segundo Piva, por meio de fundos internacionais, em especial dos Emirados Árabes Unidos, serão realizados aportes de US$ 500 milhões. Mas a crise gerada pelo avanço do coronavírus, que teve origem na China e afetou todo o planeta, pode fazer com que haja mudanças nos prazos dos planos de investimentos. Piva, entretanto, garantiu que todos estes planejamentos serão realizados, mas que isso não vai acontecer da “noite para o dia”.
Serão três fases previstas para o grupo da Itapemirim, de acordo com Sidnei Piva;
– Pagamentos de débitos trabalhistas: Nos próximos dez dias, serão quitados os pagamentos de 55% das pessoas com direitos trabalhistas na recuperação judicial da empresa, que ocorre desde 2016. Segundo o empresário, o percentual contempla 1040 pessoas aproximadamente.
– Superação da crise gerada pelo coronavírus. Recentemente, o Diário do Transporte noticiou a demissão de 497 funcionários da Itapemirim por causa da perda de demanda de quase 90% devido às medidas de restrição à circulação para reduzir o avanço da Covi-19, a principal recomendação da OMS – Organização Mundial da Saúde.
Relembre:
Piva garantiu que quando a movimentação for retomada, será necessário contratar e os ex-funcionários terão preferência.
– Investimentos: Quando forem finalizados os trâmites para a liberação dos US$ 500 milhões dos fundos, Sidnei disse que os investimentos serão intensificados.
Antes mesmo, algumas ações já estão sendo tomadas, como a solicitação de mais de 100 linhas interestaduais para a ANTT – Agência Nacional de Transportes Terrestres.
A Itapemirim, segundo Piva, vai ainda participar de licitações de concessões metroferroviárias e de aeroportos. Uma delas, ditas textualmente por Sidnei Piva ao Diário do Transporte, é a concessão das linhas 8 e 9 da CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos.
Ambas as linhas são as que mais registram faturamento na CPTM. O processo está em fase de consulta pública, postergado por causa do vírus.
Relembre:
No setor aéreo, Piva disse que está mantido o plano de a Itapemirim atuar. Uma das opções estudadas é a compra de uma empresa já em operação.
Em relação a frota nova, Sidnei Piva disse que já foram adquiridos oito ônibus novos e devem ser financiados 38 seminovos junto a um banco especializado no setor. Mas o intuito é gradativamente comprar lotes de novos ônibus com os fundos internacionais. Inicialmente, serão 300 ônibus e depois mais 150 veículos, mas os prazos concretos desta renovação ainda serão definidos.
Sidnei Piva também disse ao Diário do Transporte que estão mantidos os planos para atuação no segmento de ônibus urbanos e que já estão definidos os primeiros estados onde a Itapemirim vai participar de licitações ou mesmo se associar a empresas que já atuam, é o caso do Paraná, São Paulo e Goiás. Nestes sistemas, devem ser colocados ônibus elétricos feitos pela T’Trans, outra companhia de Piva.
O empresário ainda disse que a Itapemirim terá uma marca própria de pneus e que a rede Flecha, de postos e hotéis, que pertence ao grupo, estará presente em todos os estados.
Ouça na íntegra:
Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes
Autopass ITS já funciona em quase 950 ônibus e já beneficiou mais de 5 milhões de passageiros na Região Metropolitana de São Paulo
Caso de Sucesso Viação Alpha, do Rio de Janeiro: como as otimizações da operação podem reduzir custos e atender picos de demanda de passageiros
Tá aí uma situação que só acredito vendo
Glória a Deus. Sou Mário José schutz junior, um dos que das de 2016 aguarda o pagamento que se arrasta na justiça no Tjsp com o número 0068437-60.2018.8.26.0100 se ele soubesse o quanto espero por isso, já estaria com o valor na conta.
Projeto megalomaníaco.
Empresa de ônibus dona de transporte sobre trilhos, sei não….Essa história é velha….
COMO DIGO E DIREI, essa novela eu já vi aqui em São Paulo. Lembram da VASP? Lembram da Mesbla-Mappin??? O Canhedo não sei se está vivo, mas o Ricardo Mansur, goza de boa vida na Inglaterra, se pisar aqui, há muitos ex funcionários das lojas, a fim de arrebentá-lo. Rezo prá eu estar enganado.
Nossa, esse atual controlador da Itapemirim viaja mais que seus motoristas e passageiros juntos. É renovação de frota, estreia no setor aéreo, ferroviário, hoteleiro, transporte urbano, solicitação de mais linhas sem condições de operar as que detem atualmente… Muita ideinha e nada. Que brisa hein…. SÓ VENDO PRA CRER
Parabéns a todos gostei
Ou este empresário está delirando ou ele simplesmente é um laranja de algum grupo economico como o Constantino ou Barata do RJ. Somando a atual frota registrada na ANTT das empresas Kaissara e Itapemirim não chega nem a 500 carros e um dia este grupo já teve quase 3000 onibus e ao longo dos últimos 20 anos quase 2500 carros sairam de circulação e não foram repostos. Os onibus mais novos desta empresa são ano 2013 e 2014. Todos os outros que tenham ano de fabricação superior a esse são alugados de empresas de turismo como a Capanema Tur de Curitiba.
Num país corrupto como o Brasil é bem provável, que a Itapemirim ganhe as linhas da CPTM.
Pelo que foi noticiado aqui, ha uns 2 meses o Sidnei viajou (pros Emirados Árabres) numa comitiva do governo de Tucano. Aliás ele ja tem várias negociatas com governos. Deve querer a Itapemirim seja a nova Friboi
Muito estranho em meio a Pandemia uma empresa investir milhões de dólares aqui no Brasil e a Itapemirim que vêem de recuperação judicial pagar todas as dúvidas e ter investimento em tudo que é área , só acredito vendo, acho que esse negócio de abracar tudo, difícil dar certo com o tempo , só acredito vendo, é esperar , seria uma boa ver a amarelinha brilhando novamente , mais prefiro aguardar diante desse novo senário .
A Buser por exemplo dizem ter um investidor chinês por trás dela , pode ser que o grupo Itapemirim arrumou uns caras desses.
Esse senhor vive no mundo da lua! So pode!
Nao tem dinheiro nem para pagar o salário mensal dos funcionários, nem renovar a frota.como vai participar dessas licitacoes . Milagres acontecem ou tera um plano mirabolante para tirar a empresa do buraco.
Muitos projetos e ambição pra pouca credibilidade. Primeiramente seria melhor tirar a empresa do caos financeiro e aos poucos deixando ela sólida, organizada e lucrativa para posteriormente fazer pedidos na ANTT. Vejo como exemplo a Brasil Sul Viagens que após comprar a Viação Garcia, faz investimento anual em frota sempre com compras acima de 100 veículos novos, organizou a casa, quitou a compra (ano passado) e agora está pensando em comprar outras empresas ou fazer pedidos na ANTT para a expansão do Grupo GBS. As coisas tem que ser as poucos mas com calma pois este é um mercado que vc tem que lutar com muitos, pois é avião, carros particulares, aplicativos de transporte, clandestinos e a concorrência do próprio setor. Acredito que há muitas linhas da Itapemirim que dão mais prejuízos do que lucro, pois ano passado ela teve um prejuízo me parece de mais de 100 milhões numa matéria que li.
Como diria minha avó quem muito quer não tem. Torço muito para que dê tudo certo pois é uma grande empresa com uma história incrível, sem falar que são muitos os empregos em jogo. Tomará que esses carros novos realmente venham pois quando eles compraram a empresa disseram que viriam novos ônibus e só chegou os usados da Viação Cometa.
muita coisa prometida, parece politico
Uma empresa que tem débitos trabalhistas gigantescos, que demite sem pensar no meio da crise , mesmo sabendo que depois deverá contar com esses mesmos funcionários, muito provávelmente pagando menos. É a esse tipo de empresário que Dória quer entregar as ferrovias e os aeroportos paulista. Falta compromisso e responsabilidade dos nossos governantes
Nem Grupo Guanabara, JCA, GBS, Águia Branca e outros potentes grupos de transporte do país anunciam investimentos e planos tão altos quanto esse. É balela atrás de balela, não possuem nem condições de se manterem atualmente, operam com carros novos e que são alugados pois não tem capital pra giro e conseguem US$ 500 milhões de árabes? Temos uma nova Emirates e não sabíamos… piada! Mal sabem que estes mesmos grupos, estão apenas aguardando o funeral do nome, porque se for medir força de operação, já estão mortos.
O patrão ficou completamente maluco
Se forem medir forças com a Gontijo eles não aguentam..Vão antecipar a morte desligando o único respirador que ainda resta.
Parabéns a Itapemirim. Fui funcionário em 1982 a 1983 gostaria de ver ela com mesmo potencial da epoca
Já que a Itapemirim tem planos tão audaciosos, bem que poderia assumir a Rodoviária de Guarulhos. Seria algo muito interessante para seus planos.
Tomara que a Itapemirim volte a crescer sou fã dessa empresa 👏👏
Fico muito feliz que a empresa tenha conseguido resolver esses problemas assim poderá gerar mais empregos.
Sou iura Santos espero que melhore os ônibus rio x Aracaju e que coloque tomadas é uma vergonha nos dias atuais sem poder carregar celular na viajem.
Como diria uma atriz em uma novela de longas datas MISTERIUUU!!!!!
Ufa até quem fim vou receber minha dívida
Devia Começar comprando a Araucária Transportes Coletivo com sede em Araucária-PR agradeceria muito!!
Coelhinho da Páscoa e o Papai Noel estão injetando dinheiro lá pra fazerem tudo isso. kkkk
Bom dia, antes de vcs Itapemirim conseguirem outras concessecoes, deveria melhorar seus ônibus que fazem viagens interestaduais, pois é muito ruim, ônibus velhos e seus motoristas param pra almoço e jantar nas piores e mais caras rodoviaris ao longo da viagem e sabem porque? Porque não há nenhum tipo de fiscalização dessa tal ANTT, são omissos e dizem que fiscalização todas as rodoviárias do Brasil.,Melhorem seus ônibus antes de qualquer coisa,.
Estou gostando muito das medidas anunciadas pelo Sr. Sidney Piva Mas tem uma outra que eu acho FUNDAMENTAL para a identidade da ITAPEMIRIM: VOLTAR A SEDE DA EMPRESA E O EMPLACAMENTO DE TODOS OS ÔNIBUS para o município de CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM Todo mundo sabe que o estado do ESPÍRITO SANTO É O MELHOR DO BRASIL e o mais aberto a novas TECNOLOGIAS E MELHORAMENTOS
Este cidadão deveria ser proibido de dar entrevistas. É ridículo para quem conhece o ramo, e o pior: cria falsas espectativas nos inocentes.
Estranho é que em meio a tanta ambição de levantar a empresa não vi nada falando sobre leilão dos veículo que já tem? Seria uma maneira de levantar dinheiro pro pagamento de dividas e aquisição de outros veículos, sem contar que existem carros recuperáveis com baixo custo.
Eu acho que o senhor presidente da Itapemirim deve se preocupar com o pagamento das dívidas e livrar a empresa do processo de recuperação judicial e logo depois disso renovar a frota de ônibus da Itapemirim pois são uns cacos e antigos, isso que li na matéria da a impressão que esse cara quer afundar com a empresa de vez pois isso aí que ele quer fazer é suicídio é uma operação complexa quero só ver no que vai dar isso
Os políticos corruptos não vão aguentar ver, tomara que não esteja nascendo a nova Friboi. Cheio de apoio assim.
Amigos, bom dia.
Com dinheiro até eu que sou mais bobinho.
Ou alguém acredita em recuperação judicial no BarsiLei ????
A recuperação judicial não recupera nenhuma empresa; somente coloca a recuperanda em condições legais e favoráveis para um investidor assumir o controle por um “brecinho” em condições da bacia das almas.
Mas isto é a Lei do mercado o resto é estorinha pra criança.
SAÚDE A TODOS!
Att,
Paulo Gil
Esta parecendo o desenho Pink é o Cérebro. O final todos conhecem..
Eu ainda vou ver todos vcs enfiar a viola no saco.juntos somos mais,e está bandeira tem história.
Ele enlouqueceu de vez? A Itapemirim não está suportando as linhas atuais, na beira da falência, imagine.
Planos de megalomaníaco, alguém traz esse cara, que afundou a Itapemirim, a realidade.
Sou ex funcionário e não temo falar que não tenho esperança de trabalhar numa outra empresa tao Boa quanto a Itapemirim. Eu tosso pela Itapemirim com a mesma potencia de uns 30 anos atras.que DEUS abençoe mais ainda a o Senhor Sidnei piva
Se vocês soubessem quem realmente são esses novos “donos” da Itapemirim…. São TODOS ESTELIONATARIOS, que “compram’ empresas em dificuldades, levantam uma grana e depois somem. Lembram no início quando tinha outro ‘socio’ de nome MILTON RODRIGUES JR? Pois é, já está preso por ESTELIONATO, o mesmo juntamente com outros pilantras “compraram’ a empresa na qual trabalhava em Santo Andre – SP, com duas filiais, não pagou o antigo dono, nem fornecedores, nem funcionários (perdi hum ano de empresa), disse que iria reformar a empresa, e que era para aguardar em casa, tempo suficiente para vender todo o ativo da empresa e desaparecer. Vamos aguardar o desfecho dessa nova EMPREITADA.
Como ficam os processos de 2015 já que o mesmo assume apenas a partir de 2016?
Eu não vou ser pessimista, eu quero que aconteca isso, para geração de empregos e rendas , é louvável o plano.
Espero que eu recebo dessa vez
Alguém sabe de alguma nova notícia?
Salários atrasados a quase dois meses
Nenhuma satisfação ao colaborador
Como acreditar numa direitoria assim!!!
Bando de aproveitadores…. Funcionários sem salários sem FGTS
Cadê o pagamento Sr “Pizza” já são 2 meses sem pagamento
Ninguém acredita mais nessa empresa
Eu peguei um ônibus de São Paulo a são luis sem nenhum conforto barata no ônibus eu gravei e tirei até fotos sem água e quebrando não sei quando sem horários está no fim da linha
Absurdo, o que pretende o governo Paulista em entregar um transporte totalmente recuperado para a iniciativa privada destruir a exemplo do que fizeram com a VASP, que era um símbolo de São Paulo , que foi irresponsávelmente dada à iniciativa privada, e daí a sua falência e fim.
Pague a nós ex funcionários deste abril não fazer deposito na nossa conta bando de ladrões palhaçada da peste esta justiça de merda de bosta justiça falidaaaaaa…