SPTrans vai colocar mais ônibus em circulação em linhas com lotação

Secretário de Mobilidade e Transportes, Edson Caram, destacou que os problemas apontados em redes sociais no Terminal Jardim Ângela e em linha de ônibus da Zona leste, serão resolvidos

WILLIAN MOREIRA

O Secretário Municipal de Mobilidade e Transportes da capital paulista, Edson Caram, anunciou que a Linha 1178-10 (São Miguel – Praça do Correio) vai, a partir desta quinta-feira 02 de abril de 2020, ser monitorada por fiscais para identificar os locais onde mais ocorre a entrada de passageiros, provocando maior lotação nos veículos.

Com isso, a SPTrans poderá readequar a frota, colocando mais ônibus e assim diminuindo a lotação que vem sendo relatada. A declaração foi feita durante entrevista ao Jornal Brasil Urgente, da TV Bandeirantes, nesta quarta-feira, 1º.

“Existe uma determinação para os motoristas de ônibus não sobrecarregarem seus veículos [com passageiros]. Se eles estiverem com todos os assentos ocupados, que avisem os passageiros para esperar pelo próximo ônibus que está vindo [passará pouco tempo depois]”, explica Caram.

No caso do Terminal Jardim Ângela, houve registros de ônibus chegando lotados ao local, bem como passageiros não respeitando as recentes marcações de distância entre as pessoas, colocadas no piso para manter a distância mínima entre os usuários nas filas.

O secretário informou que mais ônibus serão colocados e também haverá um monitoramento para resolver o problema identificado.

“Identifiquei um novo problema no Terminal Jardim Ângela em função da demanda que vem crescendo e estou determinando mais ônibus para este terminal. Todos estes problemas acontecem no horário de pico, seja na ida ou da volta para casa e nós estamos fazendo este tipo de ajuste, mas não conseguimos fazer de um dia para o outro. Estamos identificando os pontos de gargalo [locais e linhas que têm lotação acima do esperado], colocando mais ônibus para que isso não aconteça”, disse Edson Caram durante entrevista.

No final, o secretário explicou que existe uma orientação para que os ônibus circulem apenas com pessoas sentadas e que os problemas encontrados são pontuais, ou seja, em locais específicos, mas que não haverá a redução da frota novamente, mas sim mantida e ajustada onde houver problemas com grande quantidade de pessoas transportadas.

“Não vamos tirar nenhum carro neste momento, o que vamos fazer é um trabalho de aumento da frota e esses problemas pontuais serão corrigidos. Estamos dia a dia buscando as correções”, completou Caram.

Willian Moreira em colaboração especial para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Comentários

  1. Wilson GomesDa Silva disse:

    Que legal hein secretário, trabalho na linha citada, o senhor acha que se eu parar o veículo para avisar o cliente que o outro ônibus irá passar em alguns minutos, ele ira esperar,o senhor acho que não pega ônibus por isso vive num mundo que as pessoas andam todas sentadas e não a lotação , para de achar que isso irá acontecer que não vai ,coloque mais ônibus nós horários de pico ,e depois e só recolher no entre pico! Depois a programação está ótima, pois no entre pico a programação da conta , e não há superlotação! Acho que não é difícil de fazer ,é uma sugestão! Espero também que o operador que fez a denúncia não tenha retaliação tanto da empresa quanto da SP trans , vamos nos unir nesse momento tão delicado, pois sei que estamos correndo risco quanto os clientes andando superlotados, e temos medo também, espero que chegue ao secretário Adamo, obrigado pelo espaço!

  2. MARCOS VICENTE TREVISAN disse:

    Linha 3023-10 Shop Aricanduva está muito lotado as 5h da manhã na Av. Baronesa de Muritiba até chegar no ponto ao lado do terminal São Mateus onde a maioria desembarca. Favor corrigirem essa situação esta a dias ruím.

  3. Antonio Manoel da Silva disse:

    Dia 30 de março fiquei esperando esperando o ônibus da linha 6l03-10 Cipó do Meio, terminal Palheleiros, das 20:00 e ñ passou, paguei um uber 57,16 pra ñ chegar atrasado no emprego, muito sujos e também ñ respeitam o itinerário da linha

  4. Aline Dias disse:

    Na linha 2734-10 Jardim Campos/Metrô Itaquera acontece o mesmo.

Deixe uma resposta