STM manterá frota da Linha 10 da CPTM, da Metra e dos ônibus da EMTU mesmo com decisão dos prefeitos do ABC em paralisar linhas municipais

Publicado em: 18 de março de 2020

Até nova ordem da STM, não haverá alteração na frota dos metropolitanos no ABC

Redução da frota dos coletivos municipais de cada cidade será gradual até que no dia 29 de março não haja a suspensão total

ADAMO BAZANI

A STM – Secretaria de Estados dos Transportes Metropolitanos manterá em operação no ABC Paulista a frota dos trens da linha 10-Turquesa (Brás/Rio Grande da Serra), da Metra no Corredor ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin) e dos ônibus do sistema EMTU que circulam na região mesmo com a decisão do Consórcio Intermunicipal do ABC que anunciou a paralisação total dos ônibus municipais no dia 29 de março de 2020 e a redução gradativa da frota ente esta quarta-feira, 18 de março e o dia 28 de março.

O consórcio que reúne os sete prefeitos da região chegou a pedir à STM cortes nos serviços.

Até que o comitê formado pelo Governo do Estado passe novas recomendações, por enquanto, a decisão é manter o mesmo número de ônibus da EMTU, trólebus  e ônibus da Metra e trens da CPTM.

Como mostrou o Diário do Transporte, o consórcio garantiu que o transporte de profissionais de saúde e de segurança será mantido por cada prefeitura, mas com veículos contratados ou próprios.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/03/18/coronavirus-transporte-coletivo-no-abc-vai-parar-totalmente-a-partir-de-29-de-marco/

Juntas, as sete cidades do ABC (Santo André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra) têm 2,8 milhões de moradores, dos quais 1,1 milhão usa os transportes públicos. São em torno de 1,3 mil ônibus municipais. As cidades com maior frota são São Bernardo do Campo, com 424 ônibus e Santo André, com 404 ônibus.

AS EMPRESAS DE ÔNIBUS MUNICIPAIS SÃO:

Santo André: Suzantur, Viação Guaianazes, Viação Curuçá, TCPN – Transportes Coletivos Parque das Nações, ETURSA – Empresa de Transporte Urbano Rodoviário de Santo André, EUSA  – Empresa Urbana Santo André, Viação Vaz.

São Bernardo do Campo: SBC Trans

São Caetano do Sul: Vipe- Viação Padre Eustáquio

Diadema: MobiBrasil Diadema, Benfica

Mauá: Suzantur

Ribeirão Pires: RIGRAS

Rio Grande da Serra: Viação Talismã

TRANSPORTES TRONCAIS:

Corredor Metropolitano ABD (São Mateus/Jabaquara e Diadema/Brooklin): Metra

Linha 10 – Turquesa: CPTM – Companhia Paulista de Trens Metropolitanos

EMPRESAS DE ÔNIBUS DO SISTEMA EMTU:

Viação ABC, EAOSA, Expresso SBC, Imigrantes, Mobibrasil, Parque das Nações, Publix, Riacho Grande, Ribeirão Pires, Rigras, São Camilo, Trans-Bus, Triângulo, Tucuruvi, Urbana e Vipe.

DETALHES

As prefeituras do ABC Paulista divulgaram ao Diário do Transporte os detalhes sobre a redução gradativa de frota de ônibus até que haja a suspensão total no dia 29 de março de 2020.

Em alguns municípios, a redução começa nesta quarta-feira, 18 de março de 2020. Entretanto, algumas prefeituras terão esquema diferente.

Leia mais: Prefeituras do ABC Paulista divulgam detalhes sobre redução gradativa de frota de ônibus até suspensão total no dia 29

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Tamiris Araujo disse:

    Gente que perigo, trólebus e o pior transporte NÃO TEM JANELA, O AR CONDICIONADO FICA LIGADO O DIA INTEIRO ELES NÃO FAZEM A MANUENTECAO É A HIGIENIZACAO DOS TRÓLEBUS, JÁ FORAM FEITAS AS COTACOES PARA ARRUMAR ESSA MERDA DE AR CONDICIONADO E A DONA BEATRICE NÃO APROVOU que ridículo vocês estão brincando com a vida.

  2. Ronaldo José mateus disse:

    Boa noite eu estou querendo fazer parte desta empresa na area da fiscal operacional ou apontador.

Deixe uma resposta