Marcopolo desenvolve novo sanitário de ônibus e diz que sistema elimina odores e economiza até 53% de água

Novo sistema pode equipar diversos modelos da linha (Imagem meramente ilustrativa)

Foram usados conceitos da indústria de aviões, segundo encarroçadora

ADAMO BAZANI

A fabricante de carrocerias de ônibus Marcopolo informou na tarde desta quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020, que desenvolveu um novo sanitário para os veículos.

Chamado de Eco Flush pela empresa, o equipamento passa a ter um novo sistema de vedação, de eliminação de odores e de descarga que, segundo a Marcopolo, pode economizar em até 53% de água.

“O seu sistema otimizado de descarga utiliza apenas 400 ml por acionamento, contra até 850 ml da vazão do sanitário tradicional. Com isso, o consumo mensal é reduzido de cerca de 660 litros para pouco mais de 300 litros, garantindo para o operador maior autonomia no abastecimento de água em seus veículos, menos paradas para limpeza e descarte de detritos, gerando economia de combustível e ganhos em tempo de viagem.” – explica a empresa.

Ainda segundo a Marcopolo, a válvula de traqueia do equipamento realiza a vedação do sistema para gerar o vácuo para a descarga.

“O reservatório gerador de vácuo funciona como barreira para os gases não retornarem para o interior do sanitário. E a válvula de guilhotina – acionada automaticamente após três descargas – destina os resíduos para o tanque de detritos com maior frequência, garantindo o confinamento dos gases e dos resíduos sólidos e líquidos. No sistema tradicional, o tanque de detritos não retém totalmente os gases, que retornam para o interior do sanitário. No Eco Flush, o reservatório gerador de vácuo impede este retorno.”

Na mesma nota, o coordenador de Engenharia do Produto da Marcopolo, Jean Carlo Giacomel Casado, disse que o desenvolvimento do novo sanitário demandou cinco anos de estudos e que foram usados conceitos da indústria de aviões.

“Foram mais de 1,75 milhão de ciclos de testes para chegarmos ao produto final”, disse

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Comentários

Comentários

  1. Claudio disse:

    Jean, quando comecei como projetista na MP, a descarga ainda era direta.
    O Monogram foi a grande e evolução em sanitário para ônibus. Introduzido pelo ex diretor da MP, Eng. José Antonio F.Martins.

  2. Valdeir disse:

    Parabéns marcopolo sou motorista de ônibus adoro essas máquina

  3. M P Araújo Fh disse:

    Marcopolo é sem dúvidas a melhor carroceria de ônibus do mundo!👏👏👏

  4. Diego Baccarin disse:

    Agora só esperar as outras copiarem como sempre. Marcopolo sempre um passo a frente.

  5. CELIO MUNIZ ANDRADE disse:

    Tenho um micro 2003 sénior 9150 é minha paixão este carro da mplo

  6. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Parabéns Marcopolo, inovar é preciso!

    Mas não esqueçam de mudar o local das tomadas USB do G7 heim.

    Sr. Jean Carlo Giacomel Casado, eu tenho uma ideia de um buzão rodoviário 100% acessível, estou fazendo um protótipo (dá para usar no urbano tambem, mas creio que só parcial).

    Podemos conversar? vamos assinar um Acordo de Confidencialidade ?

    E tenho também uma letra de música “Motorista de Coração” a qual está a venda também, para que a Marcopolo utilize-a, com exclusividade no lançamento do G-8.

    A letra é bacana. E ai departamento de marketing da Marcopolo vamos conversar?

    Aproveito o tema Marcopolo, para sugerir ao DT, fazer uma matéria contando a história dos 3 ganhadores do prêmio Marcopolo Apaixonados por ônibus, o que está no Instagran, não dá par entender nada, só o marketing da Marcopolo com as visitas ás fábricas e a cidade Gramado.

    Marcopolo, pensa ai, estou a disposição para conversarmos.

    Nada que um Senior elétrico completinho e uns royalties não me paguem.

    Esto à disposição.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  7. Fabrício Sanches Gonçalves disse:

    Putz! Logo agora que parece que a Gontijo tá pensando em abandonar a Marcopolo, ela vem e lança esse balde de água fria, sem nenhum trocadilho infame, na concorrência. Sabendo que a Gontijo é expert em economia.

  8. Eduardo Martins disse:

    Sou motorista rodoviário e me deparo no dia a dia com passageiros reclamando muito, mas muito mesmo dos ônibus atuais, vou passar a documentar isto em vídeos e documentos assinados pelos próprios usuários. Chego a tranportar por semana mais de 500 passageiros entre as 4 linhas onde opero como motorista, e anoto todas as reclamações na ficha de serviço dos carros. Campião de reclamações são as tomadas USB, depois vem wi-fi, mas isso é a cargo da transportadora, em 3° lugar geladeira, 4° lugar ar condicionado (temperatura e ruído) em 5° lugar ruídos internos, peças batendo no salão de passageiros, porta pacotes batendo e grades de circulação do ar condicionado, em 6° vem o sanitário, água quente quase fervendo que sai da torneira do lavatório, mau cheiro e acreditem, largura e altura do sanitário são reclamações constantes. Tem passageiros mais de 1.90 de altura e tamanho extra G que acham o ambiente muito pequeno.

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading