STM reforça transporte sobre trilhos durante Carnaval

Publicado em: 19 de fevereiro de 2020

Entre as medidas, está implantação de áreas delimitadas por grades para controle de acesso em estações

JESSICA MARQUES

O Governo do Estado de São Paulo informou, em nota, que para atender a demanda dos foliões, as empresas ligadas à STM (Secretaria dos Transportes Metropolitanos) terão esquema especial de operação no período do Carnaval.

A medida também se aplica ao fim de semana após o feriado prolongado, conforme informado por meio de nota.

Segundo a STM, haverá aumento no número de funcionários nas estações de metrô e da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos), onde está previsto maior fluxo de passageiros.

As empresas também vão ter número maior de trens disponíveis para colocar em circulação de acordo com a demanda. Confira as principais medidas adotadas para o transporte durante a folia:

  • Reforço do quadro de colaboradores nas estações onde está previsto maior fluxo de passageiros. 
  • Aumento do número de trens de acordo com a demanda. 
  • Entrada e saída por acessos diferentes nas estações onde houver possibilidade e necessidade por conta do fluxo maior de passageiros. 
  • Implantação de áreas delimitadas por grades (bolsões), para controlar o acesso de passageiros nas estações mais movimentadas, garantindo que a entrada seja feita de acordo com a capacidade de processamento dos bilhetes pelos bloqueios. 
  • O intervalo dos trens na CPTM será de até 8 minutos em todas as linhas, das 9h às 23h, exceto na Linha 13-Jade e nas extensões das linhas 7-Rubi, entre Francisco Morato e Jundiaí e da Linha 8-Diamante, entre Itapevi e Amador Bueno. 
  • Durante os dias de Carnaval e no fim de semana pós-evento o acesso à Estação da Luz da CPTM depois das 14h será somente pela Rua Mauá. Na Linha 4 de metrô na Luz, será adotada estratégia de separar entrada e saída: a entrada será feita pela rua Cásper Líbero e a saída pela rua Brigadeiro Tobias. Não há previsão de alteração nos acessos da Linha 1 na estação.
  • Nos dias 24, 25 e 29 de fevereiro a Estação Tiradentes na Linha 1-Azul do Metrô ficará fechada das 12h às 19h por conta de megablocos na região. 
  • A comunicação com os passageiros também será reforçada durante todo o período, por meio de cartazes, vídeos e mensagens sonoras educativas e de orientação, visando à conscientização sobre vários assuntos, incluindo regras de segurança. Também haverá campanhas contra o assédio. 
  • Importante lembrar que o consumo de bebidas alcoólicas nas estações e trens é proibido conforme lei Estadual 10.951/01. 
  • É recomendado comprar o bilhete com antecedência para evitar filas. 

ÔNIBUS

A STM informou ainda que haverá desvio programado em 110 linhas da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) que passam pelo trajeto onde haverá blocos.

“O sistema intermunicipal terá a tabela de horários modificada durante o Carnaval. Na segunda-feira (24), as linhas vão circular com intervalos iguais aos da operação de sábado. Na terça-feira (25), os horários serão os de domingo e na Quarta-feira de Cinzas (26), a operação repete a tabela horária dos sábados”.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. EDILTON SILVA disse:

    Devia aceitar o bilhete do metrô na CPTM igual nos eventos na estação autódromo. Milhares de turistas não sabem a diferença e que o bilhete de um modal, não é aceito no outro e isso causa tumulto e transtorno na hora de passar pelos bloqueios. Se já existe a possibilidade nos eventos Lollapalooza e grande prêmio de F1, certamente pode ser feito nas estações próximas aos blocos carnavalesco. Só falta boa vontade do governo e inteligência dos gerentes destas empresas.

Deixe uma resposta