Gontijo tem oito pedidos de implantação de linhas e mercados atendidos pela ANTT

Publicado em: 14 de fevereiro de 2020

Gontijo de Transportes Limitada foi autorizada a implantar a linha São Mateus (ES) – Foz do Iguaçu (PR) com vários mercados como seções. Foto: Matheus Lex

Outras empresas, como Real Expresso e Viação Nacional, também foram atendidas pela Agência

ALEXANDRE PELEGI

A Superintendência de Serviços de Transportes de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) publicou várias Portarias no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020, atendendo em especial à criação e supressão de linhas solicitadas por algumas empresas de ônibus.

IMPLANTAÇÃO DE LINHA

A Empresa Gontijo de Transportes Limitada teve oito pedidos atendidos, como se pode ver abaixo:

= Pela Portaria nº 140, de 31 de outubro de 2019, a Gontijo de Transportes Limitada foi autorizada a implantar a linha São Mateus (ES) – Foz do Iguaçu (PR) com os mercados a seguir como seções:

I – De: São Mateus (ES) e Linhares (ES) Para: Foz do Iguaçu (PR); Campos dos Goytacazes (RJ); Rio de Janeiro (RJ); São Paulo (SP) e Curitiba (PR);

II – De: Vitória (ES) e Campos dos Goytacazes (RJ) Para: Foz do Iguaçu (PR).

= Pela Portaria nº 206, de 12 de novembro de 2019, a Gontijo de Transportes Limitada poderá suprimir a linha Pedra Azul (MG) – São Paulo (SP), prefixo 06-0152-00 e em seu lugar implantar a linha São Paulo (SP) – Pedra Azul (MG) com os mercados a seguir como seções:

I – De: São Paulo (SP) Para: Araçuaí (MG), Virgem da Lapa (MG), Diamantina (MG), Sete Lagoas (MG) e Betim (MG).

= A Portaria nº 218, de 18 de novembro de 2019, autoriza a Empresa Gontijo de Transportes Ltda a implantar a linha São José do Rio Preto (SP) – Vitória da Conquista (BA) com os mercados a seguir como seções:

I – De: São José do Rio Preto (SP) para: Montes Claros (MG), Pirapora (MG) e Patos de Minas (MG);

II – De: Frutal (MG) para: Vitória da Conquista (BA);

III – De: Uberlândia (MG) para: Vitória da Conquista (BA);

IV – De: Patrocínio (MG) para: Vitória da Conquista (BA);

V – De: Patos de Minas (MG) para: Vitória da Conquista (BA), Guanambi (BA) e Pindaí (BA);

VI – De: Pirapora (MG) para: Vitória da Conquista (BA), Guanambi (BA) e Pindaí (BA);

VII – De: Montes Claros (MG) para: Vitória da Conquista (BA), Guanambi (BA), Pindaí (BA) e Urandi (BA);

VIII – De: Janaúba (MG) para: Guanambi (BA) e Pindaí (BA);

IX – De: Espinosa (MG) para: Guanambi (BA), Pindaí (BA) e Urandi (BA).

= Pela Portaria nº 237, de 31 de outubro de 2019, a Gontijo está autorizada pela ANTT a implantar o mercado Sete Lagoas (MG) – São Paulo (SP) como seção na linha Pirapora (MG) – São Paulo (SP), prefixo 06-0146-00. A Agência negou provimento ao pedido de impugnação formulado pela Viação Cometa

= Pela Portaria nº 240, de 27 de novembro de 2019, a ANTT atendeu ao pedido da Empresa Gontijo de Transportes para a implantação da linha Patos (PB) – São Paulo (SP), com os mercados a seguir como seções:

I – De São Paulo (SP) para: Salgueiro (PE), Petrolina (PE), Senhor do Bonfim (BA), Capim Grosso (BA), Feira de Santana (BA), Jequié (BA), Poções (BA), Vitoria da Conquista (BA) e Teófilo Otoni (MG).

= Pela Portaria nº 254, de 4 de dezembro de 2019, a Gontijo foi autorizada a implantar a linha Itabaiana (SE) – Santos (SP) com os mercados a seguir como seções:

I – De: Itabaiana (SE), Lagarto (SE), Cícero Dantas (BA), Ribeira do Pombal (BA), Tucano (BA), Araci (BA), Serrinha (BA), Feira de Santana (BA), Santo Estevão (BA), Jequié (BA), Vitória da Conquista (BA), Teófilo Otoni (MG), Belo Horizonte (MG) e Betim (MG) Para: São Paulo (SP);

II – De: Itabaiana (SE), Lagarto (SE) e Jequié (BA) Para: Santos (SP);

III – De: Feira de Santana (BA), Jequié (BA) e Vitória da Conquista (BA) Para: Belo Horizonte (MG); e

IV – De: Vitória da Conquista (BA) Para: Ipatinga (MG) e João Monlevade (MG).

= Pela Portaria nº 275, de 12 de dezembro de 2019, a ANTT atendeu ao pedido da empresa Empresa Gontijo de Transportes Limitada para a implantação da linha São Paulo (SP) – Jacaraci (BA) com os mercados a seguir como seções:

– De: São Paulo (SP) Para: Jacaraci (BA), Urandi (BA), Espinosa (MG), Monte Azul (MG), Mato Verde (MG), Porteirinha (MG), Janauba (MG), Montes Claros (MG) e Curvelo (MG);

– De: Belo Horizonte (MG) e Espinosa (MG) Para: Urandi (BA); e

– De: Montes Claros (MG) Para: Urandi (BA) e Jacaraci (BA).

= E finalmente, pela Portaria nº 286, de 23 de dezembro de 2019, a Agência atendeu ao pedido da Gontijo de Transportes Limitada para a implantação dos mercados a seguir como seções na linha Parambu (CE) – São Paulo (SP), prefixo 03-0021-00:

I – De Petrolina (PE) para: Parambu (CE) e Acauã (PI);

II – De Picos (PI) para: Parambu (CE) e Afrânio (PE);

III – De Afrânio (PE) para: Patos do Piauí (PI), Paulistana (PI) e Acauã (PI);

IV – De Vitória da Conquista (BA) para: São Paulo (SP).


Já a empresa Real Expresso Limitada também foi atendida pela ANTT pela Portaria nº 70, de 11 de fevereiro de 2020.

A empresa poderá implantar a linha Goiânia (GO) – Florianópolis (SC) operada com veículo executivo com os mercados a seguir como seções:

I – De: Goiânia (GO) para: Lins (SP), Marília (SP), Ourinhos (SP) e Curitiba (PR);

II – De: Itumbiara (GO) para: Lins (SP), Marília (SP), Ourinhos (SP), Curitiba (PR) e Florianópolis (SC);

III – De: São José do Rio Preto (SP) para: Curitiba (PR) e Florianópolis (SC);

IV – De: Lins (SP), Marília (SP) e Ourinhos (SP) para: Florianópolis (SC)

Pela Portaria nº 159, de 31 de outubro de 2019, a Viação Nacional S/A foi autorizada pela ANTT para a implantação da linha Teófilo Otoni (MG) – Brasília (DF) com os mercados a seguir como seções:

I – De: Teófilo Otoni (MG) e Governador Valadares (MG) Para: Brasília (DF).


RETIRADA DE LINHAS

Em outras Portarias o Superintendente de Serviços de Transporte de Passageiros da Agência Nacional de Transportes Terrestres – ANTT atendeu ao pleito de cinco empresas de ônibus para a retirada de algumas linhas de ônibus, a saber:

Pelas Portarias nºs 66 69, de 11 de fevereiro de 2020, a empresa Consórcio Guanabara de Transportes foi autorizada a suprimir a linha Volta Redonda (RJ) – Aparecida (SP), prefixo 07-0065-60; e a linha Rio de Janeiro (RJ) – Guaratinguetá (SP), prefixo 07-0147-60.

Pela Portaria nº 67, de 11 de fevereiro de 2020, a Viação Motta Ltda também foi autorizada a retirar a linha Campo Grande (MS) – São Paulo (SP) – Via Presidente Epitácio, prefixo 19-0012-60.

Já pela Portaria nº 68, também de 11 de fevereiro de 2020, a empresa Viação Santa Cruz Ltda poderá suprimir a linha Campinas (SP) x Poços de Caldas (SP), prefixo 08-0113-00 e suas seções e em seu lugar implantar a mesma linha com novo prefixo 08-0113-60 e seções.

Por fim, pela Portaria nº 229, de 21 de novembro de 2019, a empresa Viação Ouro e Prata S.A. poderá retirar a linha Joaçaba (SC) – Curitiba (PR) prefixo nº 16-0047-00.

Veja abaixo o print das Portarias no Diário Oficial da União desta sexta-feira, 14 de fevereiro de 2020:


14fevantt_page-0001


Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. João Luís Garcia disse:

    A ANTT está criando uma verdadeira guerra no setor.
    Pois hoje com as novas regras, as empresas que já operam passaram a solicitar autorizações para criarem novas linhas muitas delas em cima de linhas já operadas por outras empresas, sem falarmos das novas empresas que estão surgindo sem qualquer capacidade técnica e experiência em operação.
    O que o objetivo desse novo sistema implantado pela ANTT visa segundo eles é a livre concorrência, fim dos monopólios e a diminuição dos preços das passagens com uma maior oferta ao usuário, porém o que poderemos ver no futuro é exatamente o contrário.
    Pois haverá em muitos casos a sobreposição de linhas e a baixa demanda e o baixo custo acabará com diversas empresas e ficarão os grandes grupos que devido a sua maior capacidade financeira, sobreviverão e tornar-se-ão ainda mais fortes.

  2. Luci disse:

    Vocês poderia colocar uma linha direto de Salvador pra Montes claros um absurdo ter que ir em feira de Santana, morfar esperando um ônibus que vem de São Paulo pra passar em montes claros, sendo uma cidade tão grande e populosa como Salvador e não ter linha da Gontijo lá.

  3. Luci disse:

    Os horários de saída de feira de Santana e chegada em montes claros, e saida de Montes claros pra feira de Santana e horrível tá deixando muito a desejar eu que viajo 3 vezes por ano to deixando de ir e viajando só uma vez, por essas condições

  4. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    É isso ai ANTT, vamos colocar o BarsiLei pra rodar.

    A lei da oferta e da procura, acertará e acomodará o resto automaticamente.

    Não deu lucro acaba com a linha, pronto.

    Melhor tentar do que ficar deitado em berço esplendido

    É isso ai.

    Tem de movimentar o BarsiLei.

    Att,

    Paulo Gil

  5. Digo disse:

    Pelo que percebi os mercados são apenas os que já eram liberados, não tem nenhum novo. Se a empresa opera o mercado como seção e depois quer virar linha, acredito que não interfira na operação, pois ela já opera o mercado. Mercados novos acredito que sejam necessários, e mais empresas também, pois estamos com preços altos nas passagens.
    Nos dias de hoje ainda temos inúmeros mercados que apenas uma empresa opera e muitos mercados que nem são operados, exemplo:
    Porto Alegre x Belo Horizonte.
    Florianópolis x Belo Horizonte.

    Diogo

  6. Carlos Lima disse:

    Olá pessoal! Peço o apoio de todos quanto ao nosso abaixo-assinado para criação da Linha Brasília-DF para Guanambi-BA via Montes Claros-MG. Basta clicar no link para assinar: https://secure.avaaz.org/po/community_petitions/antt_agencia_nacional_de_transportes_terrestres_criacao_da_linha_de_onibus_brasilia_df_a_guanambi_ba_via_montes_claros_mg/

  7. Solange Ribeiro disse:

    Seria ótimo que, aproveitando a expansão dessa rica empresa, colocasse ônibus novos nas rotas,em especial à rota entre Campo Grande no Mato Grosso do Sul e Feira de Santana na Bahia,pois meus familiares sempre me visitam aqui na Bahia,sendo uma viagem longa( 44horas, aproximadamente) em ônibus velhos, ultrapassados e desconfortáveis,para passagens caras no valor de 590,00. Os passageiros pagam por um transporte e merecem respeito e conforto. Aguardando solução!

  8. Fernando disse:

    Gontijo deveria ter uma linha BHte x Floripa x Porto Alegre.

  9. Ilo da Luz disse:

    Informo que os pedidos de implantação de linhas e mercados deferidos pela ANTT, até o momento, tratam apenas de mercados que já eram operados pelas transportadoras em outras linhas. A ANTT ainda não autorizou nenhuma empresa, salvo exceções(via judicial), a operar mercados novos(não atendidos) ou já operados por outras transportadoras. Entendo, que somente com a nova regulamentação do TRIIP, é que haverá o deferimento de mercados. Da mesma forma, é necessário que na regulamentação sejam estabelecidas condições indispensáveis ao cumprimento do objeto da autorização, bem como quanto às consequências do descumprimento de suas disposições.

  10. Antonio disse:

    Isso aí! Tem que ter concorrência mesmo! Quer dizer que, entre São Paulo e Teófilo Otoni, haverá uma opção à Itapemirim? Ótimo! A Itapemirim que melhore!

  11. Paulo Elias Pires Viana disse:

    Parabéns ANTT fim do monopólio isso que o nosso querido presidente Bolsonaro que fim dos monopólios

  12. Francisca Rocha disse:

    Porq Contijo nao faz Alta Floresta d’Oeste/Rondonia, para outros Estados? Ficamos obrigados a monopolizacao da Eucatur e sem falar no péssimo atendimento pelo Sr. SILVIO que trata os cliente mal e principalmente os idosos!, uma falta de respeito! Monopolio Nao!

  13. Francisca Maria de Moura Luz disse:

    Gostaria muito de pedir a solicitação de linhas da Gontijo saindo de São Bernardo do campo para o norte tipo Piauí passando pelas cidades de picos de preferência pois muitos nordestinos deixa de comprar sua passagem na Gontijo porque não tem linha do terminal de São Bernardo do campo só do Tietê e acaba comprando na concorrência que tem eu mesma sou cliente da Gontijo a muitos anos mais nessa parte deixa a desejar

  14. Luiz Carlos de Souza disse:

    Seria ótimo se a Gontijo consegui-se fazer as linhas de São Paulo a Gov Valadares e Ipatinga (MG), no lugar da Itapemirim kaissara. Que tem péssimo ônibus nessa linha.

  15. Aldemir disse:

    Minuto bom mas tem que colocar ônibus novo pra Vilhena .

  16. Aldemir disse:

    Muito bom a empresa comprou ônibus muito moderno mas precisa colocar esses onibus moderno pra Vilhena to indo pra e os ônibus são velhos de mais pra essas viagens Aldemir são Paulo .

  17. Rosa disse:

    Eles quer ganhar lucros mas ivesti que é bom nada fica rodando essas carroças pra baixo e pra cima sem conforto nenhum lixo de empresa prefiro a cometa que ão tem carros e motoristas top

  18. Ernandes disse:

    É só vejo todos falarem de tudo mais um dos principais não falam que é o condutor que tem sobre se a responsabilidade de cuidar de um patrimônio que chega até mais de um milhão, e d de uma carga que não tem preço, o ser Humano
    Sem contar com baixo salário pela responsabilidade,rodamos a noite toda levando e trazendo sonhos ,ainda sendo humilhado pelos encarregados e proprietários, nós somos chamados até de assassinos por alguns proprietário ,carros sem nenhum conforto para quem tira até onze horas de viagem nem ar nas cabines tem para nós, quando o carro vem novo tem quando dá defeito eles nem arruma mais, nem para sol do lado direito tem, quando amanhece o sol vem no nosso rosto tirando nossa visão, já estamos com o reflexo comprometidodevido a noite perdida ficamos vulneráveis a um sinistro, por isso peço que os órgãos fiscalizador olhem para nós. Obrigado! .!

  19. Marcos Mariotti disse:

    Uma coisa não entendo. Pq não tem linha de ônibus de Belo Horizonte para Florianópolis?
    Tem de Juiz de Fora e Uberlândia. Será que essas duas cidades tem mais mercado que BH?

  20. Thalison Santos disse:

    Uma linha que daria muito certo era de: Esperantina (PI) para: Teresina (PI) ou São Luís (MA) ou Fortaleza (CE), daria muito bem, pois o fluxo de pessoas que viajam a esses lugares é muito grande no norte do Piauí e demais regiões.

  21. Thalison Santos disse:

    Outra que tem grande fluxo de pessoas é de: Esperantina (PI) para: Parnaíba (PI). E as pessoas vão de taxi nessa linha.

Deixe uma resposta