Caio comercializa 117 ônibus para três empresas da Grande São Paulo

Publicado em: 13 de fevereiro de 2020

Campos dos Ouros adquiriu 80 unidades para Guarulhos

Parte da frota do modelo Apache Vip IV já foi entregue

ADAMO BAZANI

A Caio comercializou recentemente 117 ônibus para empresas da Grande São Paulo.

Todos os veículos são do modelo Apache Vip IV, em diferentes configurações, com chassis Mercedes-Benz de motor dianteiro.

A Viação Campos dos Ouros, que opera o sistema municipal de Guarulhos, adquiriu 80 unidades. Todos são chassis OF-1721, dos quais, 18 com suspensão pneumática (OF-1721L). Parte desta frota já está na garagem.

Já a CS Brasil, do sistema municipal de Mogi das Cruzes, comprou 27 novos ônibus. O modelo Caio Apache Vip IV foi encaroçado em chassis OF-1721, com suspensão metálica.

Os veículos estão em fase final de preparação para logo entrarem em circulação.

Para Mogi das Cruzes, são 27 novas unidades

A Radial Transporte Coletivo, que integra o Consórcio Unileste, da Área 4 da EMTU  – Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos, recebeu dez unidades do modelo Apache Vip IV em chassis Mercedes-Benz OF-1724 L, que possuem maior potência, além de oferecerem suspensão pneumática.

A Área 4 da EMTU compreende as cidades de Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guararema, Itaquaquecetuba, Mogi das Cruzes, Poá, Salesópolis, Suzano e São Paulo.

Já seguindo o aditivo contratual assinado com a STM – Secretaria dos Transportes Metropolitanos, os veículos possuem ar-condicionado.

Como mostrou o Diário do Transporte, no início deste ano, a EMTU anunciou que até o fim de 2020, devem ser incluídos no sistema, 561 veículos novos com ar-condicionado em substituição aos ônibus que completarão dez anos de uso.

Relembre:

https://diariodotransporte.com.br/2020/01/24/sem-licitacao-definida-e-prestes-a-aumentar-tarifa-emtu-promete-561-novos-onibus-com-ar-condicionado-em-2020/

Na Grande São Paulo, EMTU passa a exigir ar-condicionado

A encarroçadora se prepara para atender a mais encomendas para a Grande São Paulo.

Estão em fase de produção, por exemplo, mais veículos Caio Apache Vip IV para o sistema de Santo André, no ABC Paulista, conforme já havia anunciado o prefeito Paulo Serra.

Também há novas encomendas para a cidade de São Paulo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

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Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Não é a legítima Caio, mas merece os parabéns, não dá para negar o sucesso.

    Mas sugiro a Caio, ouvir mais os comentaristas do DT e pensar agora na ergonomia e outros quesitos interno do buzao.

    – Bancos e encosto de cabeça mais macios;

    – Aumentar a largura do corredor interno (pensa no Amélia);

    – Tirar o texturizado das peças internas, pois só acumula sujeira;

    – Diminuir o monte de plástico interno para diminuir o custo e o barulho;

    – Entregar buzão 0 Km sem plástico nos bancos, totalmente desnecessário para o mercado interno;

    – Aproximar e muito o painel da mão do piloto;

    – Aprimorar o botão que abre e fecha as portas;

    E por ai vai.

    Ahhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhhh e não esqueçam de fazer um novo micro buzinho bonito né (pensa no Carolina de 29 lugares)

    Eu tenho a ideia de um buzão totalmente assecível; se quiserem negociar uns royalties estou a disposição; bem como fazer um micro buzinho com alro grau de acessibilidade.

    O DT tem meu contato.

    Caio, ouça o mercado, vocês não irão se arrepender.

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

  2. Tiago disse:

    um abraço pro pessoal da área 5 da EMTU

  3. Jackson De Paula Pereira disse:

    Acho o corredor desse modelo muito estreito
    muito ruim

  4. Cleber Fernandes disse:

    Guarulhos continua sem ar condicionado. Uma falta de vergonha.

  5. Alfredo disse:

    Zona leste tá cheia de Apache velho rodando nas linhas da antiga Consórcio PLUS, barulho, vibração e falta de limpeza interna é comum, a noite, muitos motoristas e cobradores desligam as luzes da parte dianteira, fica a maIor escuridão, precisamos por carro novo urgente, a passagem aumentou e o serviço tá pior, acorda prefeitura

  6. Zé Tros disse:

    Paulo Gil, boa tarde,

    1– Bancos e encosto de cabeça mais macios;
    R.: Depende do pedido da empresa. Se ela quiser banco de madeira, as encarroçadoras fazem. Se quiser mais macios, as encarroçadoras fazem tbm.

    2– Aumentar a largura do corredor interno (pensa no Amélia);
    R.:O Amélia só era largo em chassis padron pq estes eram mais largos tbm. Fora isso em chassis com motor dianteiro não tinha diferença para hj. Na verdade, não é o corredor interno que é estreito, são os ônibus que estão transportando mais passageiros do que a lotação permitida a cada dia que passa.

    3– Tirar o texturizado das peças internas, pois só acumula sujeira;
    R.:Concordo, principalmente em se tratando de empresas que não priorizam a limpeza interna dos veículos.

    4– Diminuir o monte de plástico interno para diminuir o custo e o barulho;
    R.:O plástico é largamente utilizado por ser um material leve e com isso interferir o mínimo possível no peso do veículo. Quanto mais pesado for, maior é o consumo de diesel e menor é a carga transportada.

    5– Entregar buzão 0 Km sem plástico nos bancos, totalmente desnecessário para o mercado interno;
    R.:Não acho desnecessário pq protege os bancos de sujeira até a entrega para as empresas.

    6– Aproximar e muito o painel da mão do piloto;
    R.:Dá uma olhada nesse vídeo e observe se o painel está longe “da mão do piloto”. https://www.youtube.com/watch?v=glziOYVpRtI

    7– Aprimorar o botão que abre e fecha as portas;
    R.:Os botões tem acionamento pneumático e precisam ser resistentes devido ao uso constante das portas.

    8– Caio, ouça o mercado, vocês não irão se arrepender.
    R.:Pelo visto o mercado já foi ouvido pela Caio, haja vista que a empresa lidera a venda de carrocerias no segmento urbano. Não esqueça tbm que a Caio faz parte do Grupo Ruas, um dos maiores grupos de transporte do país.

    Dá uma procurada no google pela NBR 15570 e veja que as carrocerias são feitas baseadas nas diretrizes dessa norma do Inmetro.

    Abraço,
    Zé Tros

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