PRODATA anuncia a venda de 5.500 validadores no Estado do Rio de Janeiro

Publicado em: 21 de janeiro de 2020

O modelo V3695 eleva a experiência do usuário e promove uma série de benefícios para as empresas, reduzindo custos e trazendo segurança e inteligência para a operação

A PRODATA MOBILITY BRASIL, líder e referência na América Latina em soluções e sistemas inteligentes para o transporte público, irá atualizar e implantar 5.500 validadores, da nova geração de validadores da PRODATA, V3695 nas linhas de ônibus do Estado do Rio de Janeiro no sistema operado pela Riocard. Trata-se do novo modelo de bilhetagem integrada, mais moderno, inovador e completo da PRODATA, que está apto a funcionar nas tecnologias 4G e Banda 28 – uma solicitação especial da Riocard. Todo o sistema da frota será conectado à internet e poderá trabalhar em nuvem, o que viabiliza uma série de benefícios para todos os agentes envolvidos, tais como passageiros, motoristas e empresas. Isso se desdobra em melhorias para o sistema de transporte público como um todo.

Da perspectiva do passageiro, entre outras possibilidades, o novo sistema viabiliza a realização de recarga e a atualização de dados dos cartões de transporte dentro do próprio veículo, já que todo sistema estará online. Tudo isso tende a gerar cada vez mais conforto e segurança, elevando a experiência do usuário no transporte público. Para as empresas, os benefícios também são extremamente impactantes. Para o quesito segurança, há o monitoramento online constante que permite rápida atuação para mitigar qualquer não conformidade. Há o sistema antifraude que permite o uso da Biometria Facial, capturando cada transação de usuário para análise posterior e averiguação da autenticidade do uso. Na prática, créditos errados, cartões inválidos, entre outros problemas, serão identificados e comunicados para todos os validadores em tempo real.

Vale acrescentar, ainda, o sistema de prestação de contas de recebedoria completamente online. De maneira resumida, trata-se da transferência dos dados do cartão do motorista que registra toda a sua jornada de trabalho. Para efeito de comparação, informações como fluxo de caixa, número de passageiros e demais ocorrências, tinham que ser levadas fisicamente até a recebedoria da empresa. Com a nova tecnologia, todas essas informações serão transmitidas via 4G em tempo real. Além de muito mais segura, a nova tecnologia elimina a necessidade de deslocamento do motorista até uma unidade física, o que também gera redução de custo de hora extra para a empresa.

Outra solução que merece destaque é o GPS nativo no hardware que registra todo o comportamento dos usuários. Informações sobre a quantidade de passageiros, horários de pico, rotas mais demandadas, entre outras, serão agora registradas e transmitidas em tempo real. Dessa forma, a empresa poderá prever e redesenhar toda a sua estratégia logística e operacional, uma vez que poderá saber a necessidade de envio de mais ou menos veículos para uma determinada localidade, por exemplo. Futuramente, há ainda a possibilidade de diversificação dos meios de pagamento já prevendo pagamentos com cartão de crédito ou débito, por aproximação (NFC) e por QRCode, inclusive com o smartphone.

De acordo com o Superintendente Regional da PRODATA MOBILITY BRASIL no Rio de Janeiro, Carlos Humberto Fernandes, a implementação desses 5.500 validadores é mais um passo para a modernização do sistema de transporte e o compromisso com a rapidez foi o foco principal da empresa, que já entregou quase a totalidade dos equipamentos deste lote. “Estamos vivendo uma intensa transformação digital em todos os segmentos e com os meios de pagamento nos transportes públicos não é diferente. A tecnologia está aí para facilitar e trazer cada vez mais segurança e conforto para a vida das pessoas,  temos a convicção de que o nosso novo validador V3695 vai superar todas as expectativas. Estamos muito honrados em representar essa transformação e certos de que há muitos desafios pela frente”, finaliza.

Comentários

Deixe uma resposta