Alemanha investirá 86 bilhões de euros em modernização de ferrovias
Publicado em: 15 de janeiro de 2020
Governo e e estatal Deutsche Bahn renovarão toda a infraestrutura ferroviária, como trilhos, estações, sistema de fornecimento de eletricidade e sinalização
ALEXANDRE PELEGI
O governo da Alemanha e a operadora ferroviária estatal Deutsche Bahn (DB) assinaram nesta terça-feira, 14 de janeiro de 2020, um contrato para modernização e renovação da rede ferroviária do país nos próximos dez anos.
O investimento na infraestrutura da malha ferroviária compreende investimento de 86 bilhões de euros (cerca de R$ 400 bilhões), sendo 62 bilhões do executivo e 24 bilhões de euros da DB.
Os recursos serão utilizados para renovar e modernizar trilhos, estações ferroviárias, bem como o sistema de fornecimento de eletricidade e sinalização.
O contrato foi assinado pelo ministro alemão dos Transportes e da Infraestrutura Digital, Andreas Scheuer, pelo CEO da Deutsche Bahn, Richard Lutz, e pelo diretor do departamento de Infraestruturas da empresa, Ronald Pofalla (ex-ministro Federal dos Assuntos Especiais da Alemanha).
O ministro dos Transportes afirmou na solenidade de assinatura que a medida abre “uma era brilhante” para as ferrovias alemãs afirmando ser este o programa de modernização mais ambicioso já feito no país.
Olaf Scholz, responsável pela pasta das Finanças, garantiu que os investimentos têm prioridade para o governo federal.
O investimento é uma ação do governo capitaneado por Angela Merkel inserida em sua estratégia de redução das emissões de dióxido de carbono.
A Deutsche Bahn, empresa estatal alemã, é a maior operadora ferroviária e proprietária de infraestrutura da Europa. A DB foi a maior empresa ferroviária do mundo em receita em 2015, e transporta cerca de dois bilhões de passageiros anualmente.
No twitter da estatal ferroviária, Richard Lutz, CEO da empresa, afirmou: “Só podemos obter um trem potente e melhor se a infraestrutura for moderna e eficiente“. Com a assinatura do contrato, foi lançada a maior ofensiva de modernização da rede ferroviária alemã, ressalta a mensagem:
"Eine #starkeSchiene und eine bessere Bahn bekommen wir nur, wenn die Infrastruktur modern und leistungsfähig ist", so DB-Chef Lutz. Mit der Unterzeichnung der #LuFVIII wurde heute der Grundstein für die größte Modernisierungsoffensive im deutschen Schienennetz gelegt. @BMVI pic.twitter.com/fa5fzCQnEL
— Deutsche Bahn AG (@DB_Presse) January 14, 2020
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Enquanto isso no Brasil… no Estado mais rico e poderoso do País … dependemos de pneus e asfalto para ir ao Litoral, Interior principalmente Vale do Paraíba e região de Campinas … Brasil sil sil sil…!!!