Câmara de Três Barras (SC) aprova transporte coletivo gratuito na cidade

Publicado em: 13 de dezembro de 2019

Plenário da Câmara de Três Barras. Foto: arquivo da C

Para o prefeito, autor do projeto de lei, o acesso ao transporte público é um dos direitos garantidos na Constituição Federal

ALEXANDRE PELEGI

Três Barras, município com cerca de 20 mil habitantes no interior de Santa Catarina, terá transporte coletivo gratuito.

Os vereadores da cidade aprovaram por unanimidade nesta quarta-feira, 11 de dezembro de 2019, projeto de lei de origem do executivo propondo a medida.

Agora o projeto segue para a sanção do prefeito Luis Shimoguiri.

O prefeito anunciou a iniciativa no dia 07 de novembro deste ano.

A ideia, segundo ele, é que a Prefeitura subsidie 100% do serviço nos 24 meses iniciais. “O acesso ao transporte público é um dos direitos garantidos na Constituição Federal. E compete aos Municípios organizar e prestar diretamente, por concessão ou permissão, o serviço à população”, disse.

Pela proposta encaminhada para a análise dos vereadores, as linhas contemplam moradores dos bairros da sede do Município, e ligariam o centro da cidade ao distrito de São Cristóvão e também às localidades de São João dos Cavalheiros e Campininha. “Nossa expectativa é oferecer o serviço no interior pelo menos em dois dias da semana”, acrescentou o prefeito.

Caberá ao Poder Público garantir o transporte compatível permanentemente à disposição, com veículos próprios ou através de contratação de empresas privadas especializadas.

Com passagem gratuita, os ônibus deverão garantir acessibilidade às pessoas com deficiência.

Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes

Comentários

  1. Rogerio Belda disse:

    De boas intenções o inferno esta pleno! Onde isto funcionou satisfatoriamente? A oferta gratuita sem fiscalização é vandalizada.
    Existem outras formas de garantir o benefício pretendido. Rogerio Belda (SP)

Deixe uma resposta