FETPESP lança livro sobre trajetória do transporte coletivo em São Paulo

Publicado em: 10 de dezembro de 2019

Livro foi escrito pela historiadora Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira. Foto: Divulgação.

A Voz dos Pioneiros reúne histórias contadas a partir de situações vividas por empresários do setor

A FETPESP (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo) vai lançar nesta quinta-feira, 12 de dezembro de 2019, o livro “A Voz dos Pioneiros”, da historiadora Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira.

A obra conta a trajetória do transporte de passageiros no estado de São Paulo a partir de situações vividas por empresários pioneiros do setor. “São narrativas de coragem e aventura, que tem como pano de fundo marcos da história da cidade de São Paulo, do estado e até mesmo do país”, disse a historiadora, em nota.

O livro nasceu de uma iniciativa do presidente da Federação, Mauro Artur Herszkowicz. Em seguida, foi desenvolvido pela FETPESP, com patrocínio da Confederação Nacional do Transporte (CNT), Mercedes- Benz do Brasil, BR Distribuidora, Caio Induscar Indústria e Comércio de Carrocerias, Carbuss Indústria Catarinense de Carrocerias Ltda, Banco Luso Brasileiro, Divena Concessionária, Prodata Mobility Brasil e Comercial Sambaíba de Viaturas,

“A história do setor do transporte de passageiros no Estado sempre foi pouco documentada e explorada. Nosso objetivo é revivê-la e prestar homenagens aos empresários relevantes do segmento. Hoje, o tema mobilidade urbana é algo que merece atenção e, por isso, estamos cada vez mais atuantes na busca de tecnologias que melhorem a vida das pessoas”, explica Herszkowicz.

Para escrever a obra, Maria Candelária entrevistou 26 empresários, que são proprietários ou executivos de empresas paulistas pioneiras do transporte de passageiros dos setores rodoviário, urbano e intermunicipal de todo o estado de São Paulo.

“Foi fascinante conhecer as histórias de vida deles, suas origens, relações familiares, dificuldades e problemas enfrentados no dia a dia”, conta.

O livro também foi produzido com base em registros de revistas especializadas, como a Setnews, uma publicação do Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (Setpesp), a Interbus, a Technibus, entre outras. Contou também com os manuscritos das empresas nos livros de registros do Setpesp e bibliografia específica sobre transportes.

Os primeiros 750 exemplares de A Voz dos Pioneiros serão distribuídos gratuitamente para os convidados do lançamento, que será realizado no Buffet Casa Fasano, em São Paulo.

O objetivo é tornar conhecida a história do transporte por todos do setor e fora dele, além de homenagear empresários que quebraram barreiras e enfrentaram uma longa jornada até hoje. Durante o evento também será transmitido um filme que retrata a história do pioneirismo do setor. “Sem dúvida será um momento de celebração e união da categoria”, reforçou o presidente da FETPESP.

Sobre a FETPESP

Constituída em 08 de dezembro de 2014, a Federação das Empresas de Transporte de Passageiros do Estado de São Paulo (FETPESP) integra o sistema confederativo da organização sindical, e é reconhecida pelo Ministério do Trabalho e Emprego como entidade de grau superior. Sua existência congrega nove sindicatos filiados pelo Estado, sobre os quais possui a responsabilidade de coordenação, proteção e representação da categoria econômica das empresas operadoras de serviços públicos de transporte de passageiros rodoviários, internacionais, interestaduais, intermunicipais e suburbanos, metropolitanos e urbanos. Também é filiada à Confederação Nacional de Transportes (CNT) e, por meio de parceiros como o SEST/SENAT, provém uma série de programas que beneficiam empresas pertencentes ao setor.

Perfil da autora

Maria Candelária Volponi Moraes de Oliveira é graduada e mestre em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, coordenadora dos cursos de Arqueologia, História e Geografia da Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES), sócia diretora da empresa Istorial Pesquisa Histórica e Produção Cultural. Tem experiência acadêmica no magistério superior e como historiadora pesquisadora em memória e patrimônio cultural.

 

Comentários

  1. CASSIO ROGERIO SABINO disse:

    Quando vai estar disponível para compra ????

  2. Paulo Gil disse:

    Amigos, boa noite.

    E Tubarão ainda tem coragem de chorar.

    “…será realizado no Buffet Casa Fasano, em São Paulo.”

    Xiqui no úrtimo.

    Mas é assim mesmo que tem tira; quem não tem, põe.

    Parabéns pela publicação.

    Solicito que disponibilizem um e-book para nós simples peixinhos fora da água e sem dinheiro no bolso .

    Att,

    Paulo Gil
    “Buzão e Emoção é a Paixão”

    1. Edson Profeta Ramos de Araujo disse:

      Falou tudo!
      E os 750 exemplares gratuitos já tem destinos certos. E pensando no local do lançamento, acredito que a nós, do baixo clero, convém aguardar a chegada nas livrarias. Sairá mais barato.

  3. DENIS BALZANA AZEVEDO disse:

    Como posso adquirir um exemplar?

Deixe uma resposta