Águia Branca, Viação Ouro e Prata e Planalto vencem prêmio de Boas Práticas no transporte rodoviário

Publicado em: 4 de dezembro de 2019

Empresas desenvolveram projetos que podem inspriar outras companhias.

Verde Transportes recebeu menção honrosa. Premiação é da ANTP e da Abrati. Houve empate técnico entre as três empresas

ADAMO BAZANI

As empresas de ônibus Águia Branca, Ouro e Prata e a Planalto Transportes receberam nesta terça-feira, 03 de dezembro de 2019, em Brasília, o prêmio ANTP-ABRATI 2019 Boas Práticas, da Associação Nacional de Transportes Públicos e da Associação Brasileira das Empresas de Transporte Terrestre de Passageiros.

As três viações ficaram tecnicamente empatas. Foi a primeira vez que isso aconteceu nas nove edições da premiação até agora.

A Viação Águia Branca foi premiada pelo projeto “Passagem digital: comodidade e conforto, da compra ao desembarque”.

Por meio de nota da Abrati, a diretora executiva da empresa com sede no Espírito Santo, Paula Corrêa, classificou como um avanço o projeto da Águia Branca. Com a passagem digital, não é mais necessário ficar em filas de guichês antes de embarcar. O sistema se assemelha aos códigos gerados nos check-ins eletrônicos de companhias aéreas.

“O cliente hoje não precisa mais de papel. Ele embarca diretamente com o bilhete na tela do celular. Isso tem tido ótima repercussão, com maior comodidade e conforto para nossos clientes” – disse Paula Corrêa

Já a Viação Ouro e Prata, do Rio Grande do Sul, foi premiada pelo projeto workplace, de tecnologia para a comunicação interna. A empresa de ônibus usou a ferramenta do Facebook para desenvolver uma cultura conectada e ajudar funcionários a transformar ideias em ações.

O presidente da Viação Ouro e Prata, Hugo Fleck, disse na nota da Abrati que premiações deste tipo são importantes para que outras empresas tomem inciativas inovadoras.

“O Prêmio motiva as empresas a mostrar o que cada uma delas está fazendo de bom ao setor todo”

A Planalto Transportes, também do Rio Grande do Sul, recebeu o prêmio pelo “Programa de vantagens Moveflex”. Trata-se, na prática, de um programa de fidelidade e acúmulo de milhas. Segundo o site da companhia, a cada real gasto para a compra de bilhetes, o usuário ganha cinco pontos que podem ser trocados por passagens novas, descontos ou produtos, como eletroeletrônicos e eletrodomésticos, e até em créditos em deslocamentos de Uber.

O diretor geral da Planalto Transportes, Reinaldo Herrmann, disse também na nota da Abrati que o reconhecimento de projetos faz com que as companhias busquem alternativas para manter o passageiro e se destacar.

“Isso nos ajuda a poder pensar e trazer novas soluções e atributos a nossos serviços”

Ainda recebeu a menção honrosa a Verde Transportes, de Mato Grosso, pelo projeto “Espaço Mulher”. Pelo programa, a empresa disponibiliza nos ônibus, poltronas reservadas e identificadas com as capas na cor rosa contendo a expressão “Espaço da Mulher” para serem utilizadas exclusivamente por mulheres desacompanhadas, garantindo mais conforto, segurança, proteção e tranquilidade em suas viagens.

A Abrati e a ANTP, na nota, dizem que o prêmio é uma forma de reconhecer ações positivas das empresas para melhorar o atendimento aos passageiros e o relacionamento com os funcionários e, assim, propagar estas iniciativas para que possam ser usadas como exemplos por outras empresas.

“O prêmio foi criado para dar visibilidade e reconhecimento aos esforços destinados à promoção do transporte de passageiros rodoviários de média e longa distância. Para participar, as empresas tiveram que inscrever uma ação que tenha gerado mudança positiva de comportamento na empresa, direcionada a funcionários ou clientes. Outro quesito avaliado pelo júri foi o aprimoramento de processos internos da empresa decorrente da ação de boa prática.”

HOMENAGEM

Antes da entrega do prêmio às empresas de ônibus, Abrati e ANTP homenagearam o executivo José Antônio Fernandes Martins, de 86 anos, por 53 anos de atuação na fabricante de carrocerias Marcopolo.

“Nunca, em toda minha vida, recebi uma homenagem como essa. Jamais vou esquecer”, disse na nota o executivo que ainda destacou a evolução do setor nestas mais de cinco décadas.

“O que era o transporte há 53 anos, quando comecei, e hoje, com o trabalho da ABRATI. É invejável! Feliz é quem tem vocês como clientes”, complementou.

A homenagem foi entregue pelo presidente da Abrati, Eduardo Tude de Melo.

Adamo Bazani, jornalista especializado em transportes

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:

Comentários

  1. Eliana de Assis disse:

    Enviei uma Homenagem e Agradecimentos!!!
    Espero que tenham recebido.
    ElianaAssis.
    Grata
    Parabens e BOA NOITE A TODOS.

    1. Uilliam Alves Silva disse:

      Bom dia eu queria tanto ganhar uma miniatura da viação planalto uilliam moro em barra do pirai RJ, eu sou colecionador de ônibus de miniatura,eu só tenho 2 miniaturas, por favor eu queria tanto ganhar uma miniatura da viação planalto

  2. Eliana de Assis disse:

    Já enviei!!
    AMO VIAJAR PELA IMPRESA ÁGUIA BRANCA!!!! Eliana.

  3. Guimar Piá disse:

    VOU VIAJAR PARA VITÓRIA.ES PELA PRIMEIRA VEZ SAINDO DE SÃO PAULO. SÓ PELO MODELO DOS ÔNIBUS SE PERCEBE O CONFORTO .TENHA CERTEZA VIAJAREI SEMPRE PELA ESTA EMPRESA.ABRAÇO E PARABÉNS PELO PRÊMIO E. QUE DEUS SEMPRE ILUMINE E VOCÊS..ASS:JACIR. DE SÃO PAULO

  4. joseribeiro disse:

    muito bom AGUIA BRANCA MAIS MAIS este CAVALO ANTT QUE QUE OLHA POR NOS AQUI NO CENTRO OESTE E POR UMA EMPRESA DE LINHA ONIBUS QUE RODAR NORTE SUL SUDOESTE E CENTRO OESTE INTEIRO

Deixe uma resposta