São Bernardo do Campo entrega novo trecho do corredor Alvarenga

Prefeitura vai iniciar obras para novo trecho do corredor em janeiro de 2020. Foto: Gabriel Inanime/PMSBC.

Com 1,4 quilômetros, percurso vai do 8º DP até a Rua São Jorge, no Jardim Thelma

JESSICA MARQUES

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, no ABC Paulista, entregou nesta quinta-feira, 14 de novembro de 2019, a segunda fase de corredor exclusivo para ônibus na Estrada dos Alvarengas.

Com percurso que vai do 8º DP até a Rua São Jorge, no Jardim Thelma, o novo trecho de 1,4 quilômetros se soma à primeira fase do projeto entregue em setembro de 2017, totalizando 2,8 quilômetros de faixas exclusivas para ônibus na região.

“Com a entrega, o tempo de viagem dos coletivos cairá pela metade, beneficiando moradores do Parque dos Químicos, Orquídeas, Los Angeles, Imigrantes, Detroit e outros”, informou a Prefeitura, em nota.

A construção do corredor começou em novembro de 2016. A primeira promessa era de conclusão de todo o corredor e do Terminal Rodoviário Grande Alvarenga em setembro de 2017, depois, a previsão passou para abril de 2018.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2017/09/05/corredor-de-onibus-alvarenga-em-sao-bernardo-do-campo-vai-atrasar-novamente/

O novo trecho inaugurado vem acompanhado de 900 metros de ciclovia, dentro do projeto de interligação dos meios de transporte e de criação de alternativas ao transporte individual.

“Trata-se de um combo de melhorias, além da entrega do corredor e da ciclovia, estamos entregando a duplicação da Estrada dos Alvarengas, o que vai beneficiar os usuários de transporte público, mas também os motoristas e os transportadores de cargas. De todas as obras que executamos esta foi a mais difícil, porque demandou uma série de desapropriações, mas conseguimos avançar e qualificar o sistema de transporte”, disse o prefeito Orlando Morando, em nota.

Entre as intervenções executadas no segundo trecho está o alargamento da pista, o reforço do subsolo, a implantação de novas guias e sarjetas, de pontos de parada, remoção de postes, implantação e remodelação da sinalização semafórica, paisagismo, entre outros serviços, segundo a Prefeitura.

ÔNIBUS

De imediato, irão circular no novo viário as linhas municipais 05 (Jd. Laura/Paço via Assunção), 5B (Pq. dos Químicos/Paço via Assunção), 11 (Orquídeas/Paço via Assunção), 13 (Los Angeles/Term. Alvarenga), 13B (Pq. Imigrantes/Term. Alvarenga), 14 (Orquídeas/Rudge Ramos), 16 (Alvarenga/Rudge via Castelo Branco), 39 (Represa/São Pedro via Jd. do Lago), e 43 (Detroit/Paulicéia via Rudge Ramos).

“Nos 30 primeiros dias de funcionamento, a operação será assistida, de forma a avaliar a necessidade de manter a exclusividade dos coletivos ao longo do dia ou apenas em horários de pico. Até o final de novembro, os ônibus intermunicipais também estarão atuando no corredor.”

LICITAÇÃO PARA OUTRO TRECHO

A próxima etapa da duplicação da Estrada dos Alvarengas, bem como a continuidade do corredor exclusivo já está em fase de licitação, com previsão de início das obras em janeiro de 2020.

“O trecho compreenderá o percurso da Rua São Jorge até a Rodovia dos Imigrantes. O investimento total de cerca de R$ 70 milhões, com recursos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e contrapartida municipal.”

O corredor também será composto por Estação de Conexão, a ECO Alvarenga, que ficará localizada na intersecção com a Estrada da Cama Patente. A expectativa da Prefeitura é de que o novo viário beneficie aproximadamente 60 mil usuários diariamente.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

Comentários

  1. Gilberto Viana disse:

    Tomara q melhore o trânsito no horário das 6:00 até às 8:00, o trânsito é muito intenso neste horário, para quem sai do bairro das Garças, até a Rua São Jorge.

    1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      É uma vergonha, 04 anos e nada. Sem contar buraqueira.

  2. Ronaldo Spinelli disse:

    Muito bom o corredor o problema e que o ceruman reclama de tudo parece um vício

    1. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      São 04 anos de abandono.

    2. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

      Eleitores vamos limpar a Prefeitura tirando este prefeito Orlando do PSBD e seus cúmplices.

  3. Raimundo Manoel de Carvalho disse:

    Este prefeito Orlando trabalha em 04 anos não consegui construir 03 KM é uma vergonha. PSBD nunca mais.

    1. Régis Carbéx disse:

      O PT não fez a metade em 2 mandatos, não estão defendendo o Prefeito Orlando Morando, mas temos que reconhecer que a obrigação dele fazer o que o PT deveria ter feito em 8 anos está sendo realidade.

    2. Esquece que ele nem bem entrou e conseguiu entregar o piscinão, parte do corredor Senador Vergueiro, Avenidas dos Vianas, e agora pretende entregar o moroso prédio do Museus do Lula, como Fábrica de Cultura?

  4. Valmi Vieira De Menezes disse:

    Toda melhoria é bem vinda vamos parar de reclamar os moradores da região são os mais beneficiado .

  5. Karina Nicolau disse:

    A obra teria ficado ótima, se não tivessem enchido de semáforos, um a cada quarteirão, desnecessário.
    Além de terem fechado os cruzamentos que saíam do Monte Sião pra Estrada dos Alvarengas, agora os motoristas são obrigados a fazer um retorno depois do Ricoy, mas antes ficam presos nos 3 faróis que tem até lá.
    Na minha humilde opinião, não ficou “prática” para os motoristas essa obra, não viabilizou em nada, sem contar o trânsito enorme em horários de pico que temos que enfrentar devido a exclusividade de faixa dos ônibus e os vários postesinhos que já estão por todo esse trecho da Estrada dos Alvarengas , acredito eu que para instalar radares, tudo pra ajudar ainda mais a piorar o trânsito.

    1. Marta Carmo disse:

      Karina Boa tarde sabe me dizer se o bairro Vila Gonsalves é um bairro bom para morar …gostaria de saber e ninguém me informa
      Desde já agradeço
      Me chamo Marta e sou de santos .

      1. Jadir disse:

        É um bairro nobre no centro de São Bernardo. Casas de alto padrão. Moradores que conheço de lá dizem que há assaltos por ter muitas ruas desertas. Porém, bom para se morar. Afinal Onde é que não há assaltos,?

      2. Claudin disse:

        Excelente

      3. Durval disse:

        Sra Marta, o bairro Vila Gonçalves fica próximo ao centro comercial. Entre Via Anchieta e Av Jurubatuva. Relevo alto com ruas de aclive e declive. Bairro bem antigo de SBC. Possui maioria de casas antigas e outras mais novas . Pouco comércio, mas está próximo das ruas comerciais de SBC. Perto existe condomínios vertical e horizontal este de classe A.

  6. Francisco disse:

    Porque o pt não nunca fez nada, so roubou, mas o povo gosta de sofrer, so reclama de tudo…

    1. José disse:

      Verdade amigo estrada dos alvarenga precisa sim de semáforos radares pois tem motorista andando igual louco, pensando que ser piloto e andar correndo colocando a vida das pessoas em risco!

  7. Eduardo disse:

    Cadê a duplicação que seria feita até o upa?
    Cadê a melhoria do fluxo do orquídeas até Esmeralda? No período da manhã isso aí é um inferno.
    Gasto 40 minutos há uma hora para sair do orquídeas e chegar até Esmeralda. Isso é vergonhoso, fica fácil pegar a parte de um trecho que está bonitinho postar a foto e falar que está tudo perfeito, fica a sugestão porque não faz uma filmagem até o fim do percurso onde falou que todos foram beneficiados por exemplo Jardim Laura, orquídeas, Thelma, Jardim Bonfim, Las Palmas entre outros.

  8. Gilberto valezin disse:

    E o corredor da vergueiro sai ou não sai o dinheiro ja gastaram estragaram a via e não fizeram mais nada

  9. Peres disse:

    Ficou otimo, reclama¢ao nao leva a nada. A inten¢ao de melhorar vale.

  10. Denis disse:

    Olha na minha humilde opinião deveria multar todos os carros que ficam parados na rua atrapalhando o trânsito,no bairro do Jardim ipê nego abre buteco, coloca mesa de bilhar na calçada e do lado dela deixa o carro, fora os sem noção que deixa os carros em cima da calçada….
    Em relação ao corredor do ônibus, vcs estão de parabéns, pois a porcaria do PT colocou no papel, começou, roubou,e dão uma de coitados…
    Mas mesmo assim precisa melhormuita coisa ainda, tipo ar condicionado nos ônibus, quando faz muito sol, parece que esta cheio de porco defumando….enfim… Fazendo aos poucos meus netos aproveitarão… Quem sabe

  11. Ana Rosa disse:

    A mudanca no transito de São Bernardo do campo, e das vias de mão e contra mão ficaram simplesmente um horror, em muitas ruas os moradores que tinham mais de uma saída, agora ficaramn ilhados com apenas uma saida e uma unica entrada, alem do transtorno de ter que ir bem longe para dar a volta no carro para poder chegar em casa, outra mudança horrorosa é a saída para a via Anchieta, que anteriormente era ao lado do viaduto próximo ao hospital Assunção, agora temos que passar por um local ermo para chegar a rodovia, para nós é terrível, imaginem para os visitantes do município a dificuldade que terão. “Provavelmente Esse engenheiro de trânsito é um recem reformado, e provavelmente deve ser da família do prefeito , só pode ser, porque é um absurdo toda essa bagunça.

    1. Durval disse:

      Concordo. Da Rua João Firmino para acessar a Via Anchieta sentido S.P. ficou muito ruim. Também faixas de ônibus exclusivas na Av José Odorizzi para passar 1 ônibus a cada 10 minutos enquanto o transito fica engarrafado. Ali deve ser liberada as faixas de ônibus para horário e de pico.

  12. Raul disse:

    Corredor Rudge Ramos é estacionamento de carros enfrente e aos redores da Faculdade Anhanguera!!! Uma Vergonha Sem Fiscalização Alguma!!! Assim Como a Calçada que fica Repleta de Motos sem Deixar o Pedestre Passar!!!

  13. Marcos disse:

    Engraçado e que tem avenidas que nao tinham congestinamento agora com o corredor reduzindo as faixas apareceu os congestionamentos e vao dizer que os busoes iram andar mais pois nao ficaram presos nos congestionamentos………..70 milhoes…uma absurdo…..existe corredor em apenas 10 mts de cada parada o resto tudo faixa de onibus..nao se deram o luxo nem de colocar pavimento de concreto….na frei gaspar pintaram o asfalto de azul e falaram que era um corredor pior que a tinta ja esta apagada….ou seja o prazo de validade do corredor venceu……..70 milhoes…dava para fazer muita coisa boa com esse dinheiro

  14. MARIA VILDE Z FRUET disse:

    O povo só vê o que quer ver, o PT só iniciou obras pela cidade toda, o Orlando pelo menos está terminando o que o outro começou, vejam o piscinão do Paço, a duplicação e viaduto no Corpo de Bombeiros, o viaduto do MESC e duplicação e viaduto Castelo Branco , corredor na João Fermino e terminal do Alvarenga e agora corredor de ônibus, será que precisamos desenhar para o povo entender?

    1. Edson disse:

      Nos não estamos falando que ele não fez estamos falando que o trânsito virou um horror anulou um monte de rua sem necessidade

    2. Eduardo disse:

      Não fez nada mais nada menos que sua obrigação, não vejo nada de extraordinário pelo contrário vejo apenas muito investimento e pouco resultado. Obras super faturadas entre outros….

  15. Edson disse:

    O trânsito em geral de São Bernardo tá uma vergonha só sabem colocar radares resolver o problema nada não adianta falar da gestão passada nos votamos para melhorar não para piorar

    1. José disse:

      Bom dia tem que ter radares sim alvarenga o povo dirigi igual doido, agora quando chegar a multa eles talvez resolvam dirigir com responsabilidade!

  16. Jadir disse:

    Não vejo nessa rodoviaria do alvarenga , ônibus indo para o interior, baixada santista. Toda vez que passo em frente tem 2 ou 3 ônibus parados, isso porque são ônibus de linhas interrompidas. Que raio de rodoviária é essa??? . Tem algo errado. Fizeram corredores e uma rodoviária para meia dúzia de onibus? ?
    Antes tínhamos a rua Hikishi Mákimoto com duas mãos, inclusive dava acesso ao bairro assuncao. Tínhamos a Wadia jafet Assad com duas mãos no trecho que ia até a capitão casa, agora centralizarám esse transito na orestes suster que recebé 1800 carros no horário de maior pico, se não for mais. Não pode passar ônibus e caminhão, inclusive com placas com essa proibição, mesmo assim passa e não tem fiscalizacao. Tinha radar proibindo esse tipo de tráfego e tiraram. Lembrando que as casas não suportam essa trepidação de veículos pesados por terem mais de 35 anos de construção.
    Gente Onde é que o desrespeito vai parar, porque progresso vem com melhorias para o cidadão e não com descaso.
    Os políticos tem que enxergar que eles trabalham com pessoas e não com interesses partidários.
    Enfim, fazer o que se vê para ter votos e não fazer obras que atendam bairros, é dar um tiro no pé.
    Obras que se vêem e não funcionam como deveria, é sentença de não reeleição.
    Fazer para os bairros as melhorias que se precisa é necessário também, e isso pesa muito.
    Veja que somos quase um milhão de habitantes e não temos metrô. Porque será hein?? Tem interesses ocultos aí e creio que pode ser de grandes tubarões de empresas de transportes.
    Vamos melhorar os bairro sr. Prefeito e não fazer o massacre que fizeram com os moradores da rua orestes suster, que pagam impostos para estarem consertando suas casas constantemente, antes que lhes caia na cabeça.
    É lamentável a governança em nossos municípios, fazem políticas partidárias e não para o povo e sim querendo boicotar a região onde não é seu reduto.
    Falando da faixa de bicicletas, que desastre. Em frente à rodoviária os que usam bicicletas passam na linha de pedestre, quase fui atropelado por uma ali, atrás do ponto.
    Que engenharia maravilhosa heinnnnnnnn. ..
    Dá para melhorar em tudo, basta se colocar no lugar de quem vive as situações acima referidas.
    Que Deus nos ajude.

  17. João Luís disse:

    Todos os corruptos fora já sem exceção!!!

  18. Neide disse:

    Gostaria que a obra viesse até o final do alvarenga e não parar na metade. Faz séculos que nos moradores do Jd orquídeas pedimos uma nova saida, pois o bairro só tem uma entrada, prejudica demais o trânsito. Levamos horas de manhã para sair do bairro, sendo que pode se fazer uma nova saida no fim dele com acesso a imigrantes e estrada cama patente. Quem vem de SP tem que pagar pedágio para entrar no bairro, o prefeito sabe disso e nada faz, dava para ter uma entrada para o bairro antes do pedágio atrás do mercado do Orlando Morando. Tem vários jeitos de melhorar o trânsito para os bairros do grande Alvarenga, mais não querem. Fica aqui a minha indignação. Quando chove daí que para tudo mesmo trajeto que levariamos 10 min para sair do bairro, levamos mais de 30, 40 min. Um descaso. Só promessas!!!

  19. luiz carlos disse:

    o povo reclamao, se ta ruim vao a pé uai

  20. João disse:

    A faixa de ônibus ficou larga, a faixa do meio ficou estreita.

  21. Clodoaldo disse:

    Havia três faixas, agora com a faixa exclusiva para os ônibus, ficou só uma para os outros veículos, porque os comerciantes utilizam a outra faixa para estacionar os veículos, esta faixa que param os veículos terão que ser proibida para o transito fluir, senão ficará na mesma e os motorista dos ônibus devem manter na sua faixa para não causar mais transito, muitos irão querer fazer ultrapassem como observamos em outros pontos da cidade.
    Departamento de trânsito devem verificar e orientar os motoristas a não estacionar os veículos depois da faculdade Termo Mecânica, lotérica, 8″ DP, sentido centro, que é proibido estacionar nesse locais, por fazer parte da via e colocar placas de proibido estacionar e depois destas orientações e proibições devem juntar os motorista que insistir, se não o transito continura um caos.

  22. Cristiane disse:

    o q adianta um corredor de ônibus se temos q esperar dentro do terminal mais de 40 minutos pra pegar o ônibus

  23. Eduardo Paiva Brito disse:

    Esse marinho, fez nada prós que votaram nele.

Deixe uma resposta para EdsonCancelar resposta

Descubra mais sobre Diário do Transporte

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading