Paraíba é 9º estado brasileiro a adotar placas no padrão Mercosul

Publicado em: 13 de novembro de 2019

Ao todo, mais de 3 milhões de veículos já circulam com a placa nova no Brasil.

Implantação ocorre a partir desta segunda-feira, 11

JESSICA MARQUES

A Paraíba é o 9º estado brasileiro a adotar placas no padrão Mercosul para os veículos. A implantação ocorre a partir desta segunda-feira, 11 de novembro de 2019.

Em nota, o o superintendente do Detran-PB, Agamenon Vieira, esclarece que a substituição das antigas placas não precisa ser imediata.

A mudança só será obrigatória para “casos de primeiro emplacamento; de substituição de qualquer das placas em decorrência de mudança de categoria do veículo ou furto, extravio, roubo ou dano; de mudança de município ou de unidade federativa; de expedição de segunda via do documento do veículo, e quando houver necessidade de instalação da segunda placa traseira”.

De acordo com a Resolução 780/2019, do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), todos os Detrans do país têm até o dia 31 de janeiro de 2020 para a implantação do novo modelo.

Relembre: https://diariodotransporte.com.br/2019/06/29/contran-adia-implantacao-da-placa-mercosul-para-fevereiro-de-2020/

Ao todo, mais de 3 milhões de veículos já circulam com a placa nova no Brasil. Atualmente, o novo modelo já está em vigor em oito estados: Amazonas, Bahia, Espírito Santo, Piauí, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul.

MUDANÇAS

Segundo informações do Governo, a nova placa vem com fundo branco e uma faixa azul na parte superior, com o nome Brasil ao centro e a bandeira do país à direita. A identificação do Mercosul aparece na ponta esquerda da mesma faixa.

“Logo abaixo, na área de fundo branco, a sequência de identificação aparece com um novo padrão: sai o esquema com três letras e quatro números e entra um formato com quatro letras e três algarismos, sendo que o último caractere será um número, para não prejudicar programas de rodízio municipal.”

“Quanto às cores das molduras e caracteres, elas mudam conforme o tipo de veículo. Para os particulares serão pretos. Já aqueles destinados a fins comerciais — como táxis e ônibus — terão moldura e caracteres em vermelho. Veículos diplomáticos seguirão a cor laranja; carros oficiais receberão a cor azul; veículos especiais, a verde, e os carros de colecionadores terão cor prata.”

Jessica Marques para o Diário do Transporte

Comentários

  1. Leonardo Sanches Vieira disse:

    Ainda tenho esperança de que essa inútil placa seja cancelada.

Deixe uma resposta