CET-SP faz contrato de locação para renovar 30% da frota operacional
Publicado em: 5 de novembro de 2019

Serão 332 novas unidades para a gestão do trânsito da capital. Prefeitura aponta agilidade e economia
ALEXANDRE PELEGI
A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) decidiu optar pelo modelo de locação de veículos para renovar 30% de sua frota operacional. Até agora, a CET utilizava uma frota própria de viaturas, cuja idade média é de quase 11 anos.
Serão 332 novos veículos nas ruas neste mês de novembro para gerir o trânsito da capital. A frota total totaliza 1.088 veículos. A prefeitura divulgou a medida nesta segunda-feira, 04 de novembro de 2019.
A gestão Bruno Covas optou por um contrato de locação porque, segundo comunicado da administração, garantirá a disponibilidade dos veículos, a manutenção preventiva e corretiva e a troca das viaturas a cada 30 meses (todas seguradas contra imprevistos, protegendo também os profissionais).
Segundo a prefeitura, o novo modelo de contratação vai desonerar a CET dos custos com oficina, estoque e licitações para compras de peças, incluindo pneus, óleos/lubrificantes, filtros, baterias e demais suprimentos, além de prever quilometragem livre e renovação da frota a cada 30 meses.
SITUAÇÃO DA FROTA
Da frota dos 1.088 veículos atuais, 155 deles se encontram fora de operação devido ao alto custo de manutenção. A isso se chama “baixa patrimonial”, que ocorre quando o valor para recuperar uma viatura é superior a 70% do seu valor real. Outros 29 veículos estão em comodato, emprestados à CET para uso em suas atividades rotineiras.
“Das 904 viaturas próprias efetivamente, a oficina da Companhia recebe, em média, 270 veículos por mês para manutenção, ou seja, 30% da frota periodicamente fica indisponível”, afirma o comunicado da prefeitura.
A renovação da frota será feita por meio da substituição parcial de carros próprios por alugados. Pelo prazo de 30 meses, a CET vai locar 109 veículos leves, 155 pick-ups médias, 60 pick-ups a diesel e 8 vans furgões, totalizando 332 unidades. Todas as unidades chegarão à Companhia durantes o mês de novembro.
Modelos leves e pick-ups: serão destinados ao transporte de pessoal e para operação e fiscalização do sistema viário, prestando serviços como atendimento de acidentes, veículos quebrados, eventos, bem como transporte de materiais.
Vans furgões: aproveitadas na manutenção e operação dos semáforos, adaptadas como oficina móvel.
No site da prefeitura, estão apontadas as principais vantagens da locação de viaturas:
Frota renovada a cada 30 meses (idade média da frota CET vai diminuir; veículos mais novos, em bom estado para utilização);
Manutenção por responsabilidade da contratada (redução de despesas operacionais);
Seguro total dos veículos, abrangendo acidentes, danos materiais e pessoais de passageiros, furto, roubo, incêndio;
Redimensionamento e requalificação da frota;
Reserva técnica operacional permanente;
Diminuição da burocracia: a CET ficará desonerada do pagamento e de todo o trabalho administrativo relativo a impostos (taxa de licenciamento anual, IPVA, despachante, seguro DPVAT, emplacamento de veículos novos, etc.).
Além disso, as viaturas baixadas vão ser leiloadas, o que vai gerar recursos que poderão ser direcionados para novos investimentos na Companhia de Engenharia de Tráfego.
Alexandre Pelegi, jornalista especializado em transportes
Vamos ver por quanto que esses veículos serão leiloados pela CET, afinal não prestam e já tem alta quilometragem, tem que sair barato para comprarmos e consertamos.