Rio Branco (AC) registra diminuição de 43,75% em casos de roubos a ônibus

A partir de novembro, a Polícia Militar dará início a Operação Papai Noel. Foto: Ascom.

Média de ocorrências caiu de 16 por mês para sete

JESSICA MARQUES

O transporte coletivo de Rio Branco, no Acre, registrou uma diminuição de 43,75% nos casos de roubos a ônibus. A mudança, segundo a Prefeitura, ocorreu após um plano de ações com várias medidas envolvendo todos os órgãos do Sistema de Segurança Pública, a administração municipal, empresas de transporte coletivo e os próprios motoristas de ônibus.

De acordo com informações do secretário de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), coronel Paulo Cézar Santos, responsável pela coordenação do plano, a média de ocorrências no início de 2019 era de 16 por mês, chegando a ter 21 crimes no mês de maio.

Desde a criação do plano, a Policia Militar vem realizando ações e operações diariamente nas linhas de ônibus e nos terminais de integração, com abordagens a coletivos e pontos de ônibus. Nesse período, 11 pessoas foram presas em flagrante e cinco armas de fogo foram apreendidas.

“Temos consciência de que temos um grande desafio ainda pela frente, pois estes delitos ainda causam prejuízos aos usuários, mas nosso objetivo é dificultar cada vez as ações criminosas. Todo o esforço conjunto dos órgãos do Sisp, do Policiamento Ostensivo e Preventivo está sendo feito, mas dependemos também da colaboração da população e de todos os demais setores da sociedade”, afirmou o secretário.

gráfico-1.jpg

Segundo a Prefeitura, o gráfico acima demonstra que as ações foram exitosas, mas ainda não foram suficientes para impedir o ímpeto daqueles que optaram em cometer crimes. Houve uma diminuição de 43,75% dos casos de roubos a coletivos.

“A Polícia Militar realiza ações e operações de abordagem diárias no Terminal Urbano, no centro e nos bairros da capital, atuando preventivamente e repressivamente, quando necessário”, informou a Prefeitura, em nota.

De acordo com o diretor operacional da Sejusp, coronel Luciano Fonseca, a partir deste mês de novembro, a Polícia Militar dará início a Operação Papai Noel, com isso intensificando também a segurança aos coletivos e usuários.

“O policiamento ostensivo terá o reforço de 100 policiais por dia, atuando ostensivamente em todos os terminais de integração, nas linhas de ônibus e áreas comerciais de Rio Branco, bem como policiais à paisana atuarão dentro dos coletivos, nos terminais e nos pontos, aumentando o risco de prisão para aqueles que insistirem em cometer crimes”, disse.

Jessica Marques para o Diário do Transporte

 

Compartilhe a reportagem nas redes sociais:
Comentários

Deixe uma resposta