Uma recordação sobre os monoblocos da Padroeira, de Santo André

Publicado em: 2 de novembro de 2019

Alguns podem não se recordar, mas no fim dos anos 1980 e início dos anos 1990, a Viação Padroeira do Brasil teve dois monoblocos O-364, que operavam na linha intermunicipal Santo André – Bairro Paraíso/São Paulo – Fábrica Trol, via Vila Assunção, Estação de Santo André e Rudge Ramos. Adoraria ver fotos deles, mas nunca vi registro fotográfico. Para recordar, com base na memória mesmo (que pode me enganar em alguns detalhes), adapto este desenho. O ônibus sofria para superar o “subidão” da Avenida Atlântica, em Santo André (aparentemente os OF 1113 Caio Gabriela – com caída na parte dianteira do teto –  e Marcopolo San Remo, também com a caída na parte dianteira do teto se davam melhor), mas o conforto maior era indiscutível, com seu motor traseiro e banco estofado, na cor azul clara.

San Remo tinha “banco duro” de fibra, mas se saía melhor nas subidas

Tempos saudosos.

Adamo Bazani

(Diário do Transporte – www.diariodotransporte.com.br)

Comentários

  1. Paulo Gil disse:

    Amigos, bom dia.

    Eu nunca tinha visto um O 364 de Padroeira, nem em desenho.

    Adamo, como sempre, valeu a matéria, específica do buzão sem questões de operação e política, especial para ser linda num domingão lindo e ensolarado como hoje.

    PARABÉNS e muito obrigado !

    Att,

    Paulo Gil

  2. Esse Modelo me remete ao tempos dificeis que vivi, pois era com esse monobloco, vermelhão descia o Shangrilá(final da Candídio-zona Oeste), pela Raimundo Pereira Magalhães todos os dias até a Lapa, em 1992/93 com final na Isabel, ali nos Campos Elíseos,,

  3. Marcos David disse:

    Legal!
    Sou desenhista e nos queridos anos 80, quando era adolescente, ficava sentado em frente aos ônibus da linha 27 Condomínio Maracanã da empresa Humaitá. Desenhava varios deles com todos os detalhes.
    Infelizmente nenhum dos desenhos sobreviveu ao tempo. Só as lembranças.

  4. Salvatore di stefano disse:

    Sou salvatore di Stefano trabalhei com o monobloco da viação padroeira número 341 e tinha o 339 na linha 151 bairro paraíso fábrica trol era mais o menos nós ano 90 tenho muita vontade de ter uma lembrança deste veículo..

    1. Josias Marques disse:

      O meu amigo me lembro bem de vc tenho muinta saudades daquele tempo um abraço meu amigo

  5. Marco Antonio Paes disse:

    Parabéns Adamo! Você sempre nos trazendo “novidades” do mundo dos transportes e dos ônibus antigos, “novidades essas que nos servem como referências dos bons tempos vividos em nossas infância, juventude a até mesmo do início de nossa idade adulta.

  6. Rodolfo disse:

    Lembranças da infância na parada da Rua Pirapitingui, Vila Vivaldi, sentido Rudge ou Santo André.

  7. Silas Martins de Souza disse:

    Gostaria que publicassem fotos dos ônibus da expresso santa Rita,de santo André anos ,70/80/90.

  8. luiz sergio zacharias disse:

    lembro bem dos monoblocos lembrei dos da cmtc que faziam a linha 374j atual574j subiam bem rapido a rua dom vilares bons tempos aqueles

Deixe uma resposta